Blog corporativo: o que é e por que criar um para sua empresa?

por Americanas

25 de janeiro de 2024

Um blog corporativo pode ajudar sua empresa a ampliar a audiência via tráfego e até mesmo contribuir para leads e conversões 

Ter um blog corporativo, vinculado ao seu website, pode ser uma excelente estratégia de posicionamento de marca, relacionamento com o seu cliente e também na geração de resultados para o negócio.  

O blog de uma empresa é o espaço onde ela pode se comunicar com o público, trazendo conteúdos de maior densidade que o de uma rede social. Além disso, com uma boa estratégia, esse conteúdo pode ser planejado para também ter boa indexação no Google, trazendo mais visitas, leads e conversões de clientes. 

Os resultados podem começar a vir rapidamente, com ganho de visitas para o site. Mas, uma estratégia como essa tende a se solidificar com o passar do tempo. É preciso nutrir esse canal e seu público pouco a pouco para se tornar uma autoridade em seu segmento, para que as visitas cresçam de forma significativa e as pessoas se sintam encorajadas a interagir com seu blog corporativo e converter resultados em sua empresa. 

A seguir, explicamos mais sobre essa estratégia que pode beneficiar sua empresa! 

O que é blog corporativo? 

O blog corporativo é o blog de uma empresa, geralmente vinculado ao website principal desse CNPJ. E se você não conhece o termo “blog”, saiba que assim são chamados os sites ou partes de sites dedicados à publicação de conteúdos em forma de artigos. O termo é uma contração de “web log” que significa algo como um registro feito na web.  

Se você acessa conteúdos com frequência na internet, provavelmente deve ter passado por alguns blogs, como este aqui, mesmo sem se dar conta disso. Eles estão recheados de notícias e artigos especializados, muitos deles com espaço para você se cadastrar e receber conteúdo e até materiais ricos, como vídeos, infográficos e e-books. 

O blog corporativo tem um objetivo específico de que todo conteúdo construído ali esteja alinhado com a estratégia da empresa a qual ele está vinculado. Com isso, a empresa vai trabalhando textos que a posicionem em tópicos de interesse que ela domina e para os quais deseja se aproximar do público. Ela também pode trabalhar esses conteúdos com foco em atrair tráfego qualificado e até gerar resultados em conversão de leads e negócios. 

O público mais engajado pode se cadastrar para receber conteúdos e fornecer e-mails para manter uma relação mais estreita com seu negócio, por exemplo. Outros ainda podem ser impactados pelo produto ou serviço que você oferece e clicarem em um banner ou botão para fechar um negócio com você. A autoridade que você ganha pode estreitar relações e aproximar novos clientes do seu negócio. 

Por que vale a pena criar um? 

Como dissemos, uma empresa pode ter inúmeros ganhos ao contar com um blog corporativo, que vão desde o conhecimento sobre a marca e como ela é vista digitalmente, até a geração direta de resultados. Aqui separamos algumas razões que mostram porque vale a pena criar um blog para sua empresa: 

1) Aumento de tráfego e conhecimento da marca e produto 

Uma das grandes vantagens do blog corporativo é que uma empresa pode definir temas de seu interesse com foco no perfil do negócio. Ela pode escolher pautas relacionadas ao seu segmento, produtos e serviços oferecidos ou mesmo de interesse do público que deseja atrair. Esses termos podem ser cruzados com análises de interesse em busca. Isso é: quantas pessoas buscam por aquele tema mensalmente? Elas buscam desta ou daquela forma? 

Com uma análise bem-feita em ferramentas especializadas como Keyword Planner, SEMRush, AHRefs e Ubersuggest, é possível identificar os melhores termos e tópicos para utilizar em seus conteúdos. Com isso, seu conteúdo pode aparecer destacado em ótimas posições na busca do Google, trazendo mais visitantes que podem conhecer sua marca e produtos. 

2) Posicionar sua marca como autoridade no segmento 

Imagine que você faça algumas pesquisas sobre marketing digital, por exemplo, e frequentemente veja resultados que direcionam para um determinado site. Você digita um termo de busca no Google em um dia, depois outro termo em outro dia, e sempre é impactado por aquele site. Se ao ler o conteúdo, você tenha acesso a boas informações que te satisfaçam em suas dúvidas sobre o tema, é natural que comece a associar aquele site ao universo do marketing digital. Você aos poucos passará a enxergá-lo como uma autoridade naquele assunto. 

Da mesma forma, se você explora diversos tópicos relacionados diretamente ao universo do seu produto, isso também pode te beneficiar. Com um conteúdo bem escrito, completo sobre um tema e preparado para SEO, ou seja, otimizado para ser compreendido e performar bem no Google, você pode ser a principal autoridade do seu setor. 

3) Mostrar como sua empresa resolve uma “dor” do cliente 

Todo cliente compra algo para solucionar uma “dor”. Quando entendemos isso, podemos criar conteúdo melhores que falem menos da empresa e mais sobre a dor do cliente e como o tipo de produto que você oferece pode ajudá-lo a superar essa dificuldade.  

Alguém que compra um celular pode buscar uma solução de médio custo para se manter em contato com familiares e amigos. Também pode estar em busca de um minicomputador onde possa fazer tudo que precisa, com boa performance e experiência. Todo produto interage com uma “dor”, mesmo que seja a busca de maior conforto ou mais status. Ao entender seu cliente e produtos, fica mais fácil usar o espaço de seu blog corporativo para criar conteúdos envolventes, que mostrem porque esse item que você oferece pode facilitar a vida do cliente. 

4) Atração de potenciais clientes para sua base de leads 

Com um blog corporativo, as empresas podem trabalhar o conteúdo associado a campos de preenchimento para inscrição em uma newsletter ou para receber um material exclusivo. Se você sempre tiver artigos relevantes ou oferecer livros digitais ou ferramentas úteis para seu público é bem natural que eles se interessem de acessá-los. 

Com isso, ao pedir o nome, e-mail e outras informações do público, você pode ter bastante sucesso. Esses dados serão uma boa base de leads para sua empresa trabalhar novos conteúdos que auxiliem esse potencial cliente a dar o próximo passo, entendendo mais seu produto, como ele pode ajudá-lo e, enfim, caminhar até uma etapa de conversão.  

5) Geração de clientes qualificados para seu negócio 

Seja através da nutrição da base de leads conquistada com seu blog corporativo ou mesmo diretamente, ao interagir com um banner, por exemplo, é possível gerar conversões através de conteúdo. Um bom conteúdo pode mostrar sua autoridade, relevância, qualidade de seu produto, diferenciais da sua empresa sobre os concorrentes e apontar a solução para a dor do cliente. São pontos que vão construindo e solidificando uma relação de vendas. Em alguns casos mais rapidamente, em outros mais lentamente, conforme a necessidade de informação de cada cliente. 

O fato é que a estratégia de um blog corporativo, se bem construída, pode aumentar suas vendas significativamente. Ele forma relações, as constrói e cria laços duradouros por meio de artigos que falam tudo aquilo que você precisa dizer, mas que o cliente pode ler conforme sua necessidade e interesse pelo tema. Esse cliente já chega mais maduro na hora da conversão, tendo maior conhecimento sobre sua marca e produtos. Em geral, costumam ser clientes bem-informados e qualificados, que agregam muito aos negócios. 

6) Impactar o cliente de forma consultiva e não agressiva 

Uma grande vantagem do blog corporativo é que sua abordagem é totalmente focada em respeitar o tempo e necessidade do cliente. É colocá-lo, de fato, no centro. É lembrá-lo do valor do tempo e importância da acurácia de informações ao oferecê-lo um software que automatiza tarefas manuais. É oferecer a ele conforto e disposição para trabalhar, estudar e se distrair em casa ao mostrar como um ar-condicionado que sua loja tenha pode refrigerar e aquecer um ambiente ao seu gosto. 

Os conteúdos em geral não devem ser publicitários e repetitivos, mas sim focados em trazer mais contexto e informações para o cliente. Artigos devem aproximar a relação entre vocês, esclarecer dúvidas, tirar doses de desconfiança e criar o espaço adequado para o cliente se convencer da compra. Esse processo deve ocorrer como se ele fizesse quase tudo sozinho – e em partes, é assim mesmo. Você só fornece as informações e cria fluxos coesos para ele conhecer mais sobre o tema e tomar uma decisão por si mesmo.  

blog corporativo - interna

7) Contar com o tempo como um aliado 

Em geral, os conteúdos mais indicados para uma estratégia de blog corporativo são aqueles perenes, ou seja, que sobrevivem com o tempo. Uma notícia sobre uma região e um grupo de pessoas abalado por uma pandemia é algo que pode envelhecer rapidamente. Mas um artigo sobre pandemias, que explique o conceito delas, traga uma lista das principais e informações sobre protocolos adequados irá sobreviver ao tempo. Sempre que alguém buscar sobre o tema, esse conteúdo poderá fazer sentido. 

O passar do tempo, aliás, poderá auxiliar na melhor indexação de um conteúdo, já que pode levar alguns dias ou meses para os algoritmos dos buscadores identificá-los. Você pode atualizar dados de pesquisas citadas no conteúdo, se houver, e aproveitar a atemporalidade do texto a seu favor. Ele sempre estará no ar gerando um novo tráfego, além de leads e conversões em potencial. 

8) O conteúdo é seu e estará em uma plataforma sua 

Se há uma instabilidade em uma rede social, sua marca precisa esperar até que elas retornem para se comunicar com os clientes. Se há uma febre por algum canal e depois isso muda para outro, sua empresa precisa fazer um esforço para se reposicionar, criando uma conta nesse espaço e fazendo novas publicações – às vezes até resgatando velhos assuntos e recriando-os na nova rede, com uma linguagem adequada. Se uma rede social vai à falência ou é descontinuada, todo o conteúdo da sua empresa vai embora junto com ela. Se uma delas decide dar visibilidade apenas a conteúdos patrocinados, você terá que desembolsar um bom dinheiro para ser visto ali. 

O conteúdo de uma rede social não é totalmente seu. Ele sempre está sujeito às mudanças das plataformas – e que podem ser muitas. Como as grandes plataformas costumam abrir capital na bolsa, elas acabam sujeitas as ambições de seus investidores, e gerar resultado, muitas vezes, rápido, se torna uma urgência. Com isso, além de instabilidades de sistema, elas podem mudar toda a dinâmica das publicações para incentivar não necessariamente os melhores conteúdos, mas aqueles que geram maior volume financeiro para elas. Por isso, apostar em um conteúdo em seu site próprio é garantir um conteúdo que dura para sempre e é realmente seu. Você pode utilizar as redes para distribuí-lo, mas sem depender delas para hospedar a informação principal. 

9) Economizar dinheiro com mídia paga 

Por fim, a razão principal para muitas empresas apostarem em um blog corporativo é que ele pode gerar tráfego, leads e clientes a um custo muito baixo. Uma estratégia de blog é muito mais barata que a criação de anúncios em mídia paga para manter sua marca aparecendo. Enquanto o leilão de mídia paga nos buscadores leva em conta qualidade do conteúdo, anúncio e o lance oferecido por cada anunciante, o conteúdo orgânico (não pago) envolve exclusivamente a qualidade do conteúdo criado. 

Por conta disso, mesmo uma empresa bem pequena pode acabar superando uma grande empresa se apostar em conteúdos qualificados e que superem as informações das outras. No curto prazo, os resultados não são tão imediatos como os da mídia paga, mas com o tempo eles aparecem e podem ajudar a baratear suas campanhas patrocinadas, pausando anúncios para conteúdos que você já indexa de forma gratuita. Você investe menos, mas pode gerar muito resultado e que aparece de forma recorrente, mesmo quando você atravessar uma crise e tiver pouco ou nenhum dinheiro para investir nos anúncios pagos. 

Como criar um blog corporativo? 

Como mostramos, há várias razões para você criar um blog corporativo para seu negócio. E isso é especialmente relevante se você trabalha com um produto de alto custo, que exige maior ponderação do cliente, ou um produto novo, que precisa ser apresentado e mais bem explicado. 

 Mesmo quem vende itens de compra por impulso pode se beneficiar ao criar conteúdo que os coloque como autoridades do segmento. Dicas de moda para atrair clientes de roupas, receitas para vendas de supermercado: se bem explorados seus artigos podem se destacar para o cliente e te elevar ao posto de autoridade no tema. 

E se você está pensando em criar um blog para sua empresa, aqui vão algumas dicas: 

Escolha bem a plataforma 

Algumas plataformas de blog podem ser visualmente bonitas, mas codificadas de forma muito confusa para a indexação. Com isso, buscadores terão dificuldade de ler seu conteúdo e ele poderá simplesmente não aparecer nos resultados de busca. Se isso acontecer, não haverá muito tráfego, leads, conversões ou relevância e sua estratégia pode ir pelo ralo. Por isso, crie seu site e blog em plataformas amigáveis para uma estratégia de SEO. 

Cuide do layout e desempenho 

Seu blog precisa ser fácil de navegar, interativo e muito intuitivo para o público. Além disso, é fundamental investir em uma estrutura moderna, com bom desempenho técnico. Isso irá envolver responsividade para diferentes telas (desktop, tablet, mobile); boa velocidade de carregamento e em mídias utilizadas; entre outros aspectos. Aqui é fundamental reunir o melhor cenário para a navegação dos usuários e facilidade de leitura e carregamento pelos algoritmos.  

Escreva pautas que as pessoas queiram ler 

Não planeje pautas a partir do seu produto e do seu ponto de vista. Pesquise o que as pessoas estão buscando e que tenha relação com sua categoria de vendas e seus produtos. Quando um assessor de investimentos sabe que todos os meses cerca de 10.000 pessoas buscam sobre como “investir em ações” aqui no Brasil, ele pode simplesmente criar um conteúdo sobre isso e atribuir relevância ao seu serviço. Esse é foco: saiba o que as pessoas querem saber dentro do universo em que você atua. Depois escreva sobre esse tema. As técnicas de otimização para a busca, o famoso SEO, começam desde essa etapa de pesquisa de pauta! 

Utilize SEO na construção das pautas 

Ah, além do SEO na definição do assunto, sempre, sempre, faça seus conteúdos utilizando estas técnicas, desde a criação até a publicação do conteúdo. Assim você garante coesão em toda a estratégia. Você vai escrever assuntos relevantes, que as pessoas já estão buscando, e que você otimizou de forma que eles terão boas chances de aparecer bem posicionados quando pesquisarem pelo tema. Você será visto, lido e provavelmente lembrado pelo leitor. 

Gostou? Então que tal começar a investir no seu blog corporativo agora mesmo? Boa sorte e boas vendas! 

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