Entenda o que é buy box e como você pode encontrá-lo nas páginas de produtos da Americanas Marketplace
Você já ouviu falar em buy box? O termo em inglês significa “caixa de compra” e se refere a um espaço de destaque de destaque de uma oferta no marketplace.
Por ser um espaço privilegiado dentro das plataformas de marketplaces, a oferta que aparece no buy box acaba ganhando mais visibilidade e, consequentemente, mais conversões de vendas.
Sendo assim, ter a sua oferta aparecendo no buy box pode impulsionar ainda mais as suas vendas. Continue lendo e confira tudo que você precisa saber para conquistar essa vitrine patrocinada.
O que é buy box?
No modelo de vendas oferecido nos marketplaces, lojistas de todos os tamanhos e segmentos podem anunciar seus produtos dentro da plataforma. Logo, pode acontecer de dois ou mais lojistas venderem um item idêntico, não é mesmo?
Assim, para evitar que os clientes vejam diversas ofertas de um mesmo item, em várias páginas diferentes, e acabem se perdendo entre elas, algumas plataformas fazem um agrupamento das ofertas. Desta forma, um item fica com um único cadastro no site e uma só página, exclusiva para ele, e todos os lojistas que vendem este mesmo produto, com as mesmas especificações técnicas, podem participar da oferta nesta página.
No exemplo abaixo, podemos notar que o mesmo produto é ofertado por diferentes lojas dentro do site da Americanas, tendo além da loja destacada, mais 14 ofertas para o mesmo item.
A primeira oferta, que já vem selecionada e acompanha o botão “comprar”, é o que chamamos de buy box. Por ser uma posição de destaque, que aparece em primeiro lugar na página, ela acaba sendo muito desejada pelos lojistas que vendem no marketplace, pois se trata de uma oferta mais atraente para o cliente, em visibilidade, e, por isso mesmo, com alto poder de conversão em vendas.
Essa escolha se dá com base em vários critérios que pesam na avaliação do cliente na hora de fechar uma compra, como o preço, por exemplo. Mas, claro, não é somente esse fator que é avaliado.
A oferta que aparece no buy box, na imagem acima, é um exemplo disso. Ela não é a mais barata entre todas as listadas – embora seja a segunda mais em conta em preço. Isso acontece porque o marketplace analisa diversos fatores para encontrar e entregar a melhor oferta para o cliente, como preço de frete, prazo de entrega, avaliação da loja e outros. São fatores que juntos geraram uma nota maior para a loja destacada em relação às demais.
Continue lendo para entender os critérios de avaliação desse espaço de destaque.
Por que conquistar o buy box?
Como já vimos, o buy box facilita a experiência de compra do consumidor final dentro do marketplace, uma vez que, as melhores ofertas aparecem em um local de destaque na página do produto.
E é exatamente por conta desse local customizado que o buy box se torna tão importante para os lojistas. A oferta que aparece ali ganha mais visibilidade do que as concorrentes e se destaca como a melhor oferta disponível no momento da busca.
Tudo isso faz com que muitos clientes – não todos, claro – optem justamente por essa oferta na hora das compras. Assim, o buy box aumenta as chances de conversão em vendas dos lojistas.
Como a Americanas Marketplace elege a oferta que vai para o buy box?
A melhor oferta vai muito além de oferecer o melhor preço, afinal, quando consideramos as vendas online, outros fatores acabam impactando a decisão de compra dos clientes. Um exemplo é o valor do frete para uma determinada região.
Um frete muito alto pode tornar uma oferta pouco relevante para um cliente, já que esse valor irá compor o custo total do produto para ele. Neste caso, ele pode optar por pagar mais caro por um item vendido mais próximo de sua região e com a entrega mais barata.
É por isso que na Americanas Marketplace, o buy box é definido com base em seis critérios que analisam e definem qual é a melhor oferta para o cliente final. Entre os fatores que são levados em conta nessa análise, estão:
Preço do produto
O preço é um dos fatores mais importantes para a decisão de compra do cliente. Segundo o Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, realizado pela Bornlogic e Opinion Box, os principais motivos que levam os brasileiros a comprar online estão relacionados ao valor dos produtos.
Na pesquisa, os motivadores destacados pelos consumidores foram: preços mais baixos do que nas lojas físicas (61%), promoções exclusivas da internet (58%), facilidade para comparar preços (44%) e as promoções sazonais (24%).
Por isso, a plataforma valoriza as ofertas mais atraentes para os clientes. No entanto, como falamos sobre a imagem acima, outro lojista possui um preço mais atrativo e mesmo assim uma oferta mais cara ganhou o buy box. Isso acontece porque o valor do produto é apenas um dos critérios, e cada um possui um peso para a definição do buy box e, na conta geral, a loja escolhida é a que obteve o melhor somatório de todos os fatores.
Valor do frete
O valor do frete pode acabar encarecendo ou barateando o valor final de uma oferta em comparação com a de um concorrente.
Além disso, o frete é algo que também influencia bastante a decisão de compra, afinal, os clientes tendem a analisar o combo “preço + frete” antes de fechar uma compra. De acordo com a pesquisa da Bornlogic e Opinion Box, 94% dos consumidores já desistiram de uma compra online porque o valor do frete não atendia suas expectativas.
Por essa razão, também analisamos o valor do frete oferecido em cada oferta para a definição do buy box, dando preferência para aquelas com opções de frete mais baratas.
Mas, da mesma forma que o preço, o frete é um dos critérios que gera um peso para a definição do buy box, mas não é o único fator.
Prazo de entrega
Os clientes podem ter alguma urgência em receber o produto e, mesmo que não tenham, costumam ficar mais satisfeitos quando os itens são entregues o mais rápido possível.
Segundo o Market Review, da Bornlogic em parceria com a Opinion Box, 78% dos consumidores já deixaram de comprar algo online por conta do longo prazo de entrega. Entendeu a necessidade de realizar entregas mais rápidas?
Por esse motivo, o buy box leva em conta o tempo de entrega do produto até o cliente. Quanto mais rápido, melhor. Mas veja que também é possível ganhar esse destaque mesmo com um tempo de entrega superior aos concorrentes se você se destacar deles no conjunto de todos os fatores.
Avaliação do lojista
Outro fator que é considerado na avaliação para o buy box é a avaliação do lojista na nossa plataforma. Afinal, esse é um requisito muito importante para garantir que o cliente tenha uma boa experiência de compra no marketplace. Lojistas que costumam atender melhor seus clientes, gerando satisfação e fidelização costumam ser melhor avaliados. E, provavelmente, não irão decepcionar novos clientes, já que prezam pela qualidade do serviço que fazem.
A avaliação do lojista é feita pelos clientes sempre após a compra de seus produtos. Assim, para obter boas notas, procure zelar por sua operação logística, entrega e atendimento em todas as vendas. Dessa forma, você se destaca na plataforma e aumenta as suas chances de conquistar o buy box.
Valor das parcelas
A forma de pagamento é outro fator que impacta diretamente a decisão de compra de muitos clientes. Afinal, eles possuem diferentes necessidades , principalmente quando consideramos a compra de produtos com valores mais altos.
Por esse motivo, se você puder diluir o valor da parcela em mais prestações, isso poderá atrair mais clientes para a sua loja, que veem isso como uma grande oportunidade de compra. Isso vale, claro, especialmente para aqueles itens mais caros, como eletrodomésticos, smartphones, móveis, etc. E, ao fazer isso, suas chances de se qualificar para o buy box aumentam.
Quantidade de estoque
Como vimos anteriormente, a posição do buy box funciona como um anúncio otimizado de oferta. Por isso, é estratégico que você tenha alguns itens em estoque já que o cliente estará mais propenso a comprar dessa vitrine em destaque.
Assim, um outro fator analisado pela Americanas Marketplace na hora de definir o buy box é a disponibilidade de estoque para o produto. Dessa forma, garantimos que a oferta em destaque está preparada para atender o volume solicitado pelo cliente.
Mantenha a sua oferta sempre atualizada
Agora que você já conhece todos os critérios de classificação para o buy box, você pode aprimorar sua operação e investir nesses quesitos que podem impulsionar suas ofertas e fazer com que elas apareçam no buy box.
Porém, é importante lembrar que todo esse processo de análise e seleção para o buy box é bastante dinâmico e, no final, a oferta que aparece em destaque é a melhor naquele determinado momento.
Assim como você pode sempre mudar as suas estratégias e definições de produtos para ter maiores chances de ser eleito pro buy box, os seus concorrentes também podem mudar preços, melhorar reputação e acabarem passando na sua frente na disputa pelo buy box.
Por isso, busque acompanhar sempre os seus anúncios, atualizando o estoque, o preço e mantendo a entrega ágil. Isso fará com que as suas ofertas estejam sempre atualizadas, em destaque para os consumidores e concorrendo pelo buy box de forma bastante competitiva.
Entendeu como o marketplace garante que as ofertas mais qualificadas aparecem no buy box? Quanto mais você conseguir se destacar em todos esses fatores, maiores serão as suas chances de ter uma oferta eleita para o buy box e de você conseguir impulsionar os seus resultados!
4 dicas para se destacar no buy box da Americanas
A seguir, fornecemos algumas dicas para quem deseja destacar o máximo de produtos no buy box da Americanas Marketplace:
1) Acompanhe seus produtos e categorias no buy box
O primeiro passo é monitorar, no Portal Parceiro, as suas ofertas que estão dentro e fora do buy box da Americanas Marketplace.
Você pode fazer análises segmentadas por categoria ou geral, de todos os itens vendidos, e otimizar suas ofertas conforme sua estratégia. Além de saber quantos e quais de seus produtos estão fora do buy box, será possível saber quando você está perdendo a classificação por fatores relacionados ao preço. Com isso, será possível tornar suas ofertas mais competitivas, se essa for sua estratégia ou otimizar outros fatores, além do preço, que estejam interferindo na sua classificação.
2) Pratique preços competitivos
Se o produto está perdendo por preço, será possível revisar sua margem e estratégias de precificação. Para isso, é importante conhecer sua margem mínima, ou seja, até quanto você consegue baixar o valor da oferta sem comprometer a sustentabilidade do negócio.
Depois, é possível ajustar seus preços para valores próximos aos dos concorrentes para se tornar mais competitivo. Esse ajuste pode ser feito com base no simulador de preço, disponibilizado nas principais soluções de monitoramento de marketplace. Essa ferramenta permite que você teste as suas chances de ganhar o buy box da Americanas Marketplace após reajustar seu preço.
3) Utilize a Americanas Entrega
O cliente sempre tende a avaliar não apenas o valor do produto, mas o custo da compra, como um todo. Por isso, o frete pesa bastante nessa decisão, já que um item barato, mas com custo de entrega muito alto, pode inviabilizar a aquisição. Tendo isso em vista, a competitividade por esse critério também é importante para a seleção do buy box.
A Americanas Entrega é uma plataforma de gestão de entregas para os lojistas parceiros da Americanas Marketplace e que pode ser ativada sem custo. O sistema oferece muitas vantagens para quem o utiliza, incluindo valores de frete bastante competitivos. Com isso, entre diversos ganhos em performance logística, aderir a ele também pode ajudá-lo a melhorar suas condições de entrega, aumentando as chances de conquistar o buy box.
4) Melhore sua operação e avaliação
A avaliação do lojista pelo cliente é um indicador sobre o grau de satisfação de outros consumidores ao comprar ali. É uma forma de entender a experiência que tiveram ao comprar o produto e se estão contentes com as condições e prazos de recebimento do produto.
Você pode acompanhar a avaliação geral de sua operação no Portal Parceiro para entender quais aspectos estão favorecendo ou prejudicando sua performance. Com isso, procure melhorar os fatores mais sensíveis para aumentar a satisfação dos clientes e, consequentemente, avaliação de sua loja. Certamente isso terá um impacto positivo e ajudará a te destacar no box box.
Leia também:
O que é seller e quais as responsabilidades dele no marketplace?
O que é marketplace e como ele facilita a venda de seus produtos?
Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?