9 dicas de cibersegurança para e-commerces

por Americanas

28 de setembro de 2023

Garantir que os dados e informações do seu negócio estejam seguros na internet é fundamental e ainda desperta confiança nos seus clientes 

Com o avanço da tecnologia e o uso da internet, o compartilhamento de dados e até mesmo transações financeiras digitais se tornaram cada vez mais comuns na rotina diária. Com isso, nasce uma área importante com o objetivo de proteger e garantir a confidencialidade e a integridade das informações compartilhadas: a cibersegurança.  

A cibersegurança nada mais é do que uma prática para proteger sistemas, redes e dados contra possíveis ataques, como invasões de hackers, por exemplo. É possível monitorar dispositivos e servidores para garantir essa segurança, além de, é claro, prevenir esse tipo de situação com boas práticas de conduta virtual. 

Quer saber como inserir a cibersegurança no seu e-commerce e garantir que seus dados estejam seguros? Neste texto, vamos te passar as principais dicas para você se proteger e cuidar do seu negócio! 

O que é cibersegurança? 

A cibersegurança é uma área da tecnologia da informação que se concentra na proteção de sistemas de computador, redes, dados e informações contra ameaças cibernéticas, hackers, malware, phishing e uma variedade de outros tipos de atividades maliciosas que visam comprometer e se apropriar de dados e informações sigilosas.  

Essa prática desempenha um papel crucial na proteção de informações sensíveis, como dados pessoais, informações financeiras e de propriedade intelectual, tanto para indivíduos como para organizações e empresas. Por isso, cada vez mais se faz necessário ter responsabilidade e garantir uma proteção adequada. Acredite: isso faz toda a diferença para o futuro do seu negócio! 

Cibersegurança x E-commerce 

Quem vende em e-commerce sabe que segurança é um dos fatores mais importantes na hora de fechar uma venda online, seja para o cliente ou para a própria loja. A tecnologia e a internet permitem que conexões sejam feitas com mais facilidade, além de possibilitar o compartilhamento de dados e transações financeiras em poucos minutos. 

Isso mostra que a cibersegurança não é uma opção, mas sim uma necessidade. Proteger a si mesmo, seus clientes e sua reputação é uma prioridade para quem vende online. Com isso, investir em medidas de segurança cibernética robustas não apenas protege seu negócio contra ameaças, mas também constrói confiança com seus clientes, tornando-os mais propensos a fazer compras em seu e-commerce. 

E lembre-se: a segurança deve ser contínua e estar sempre atualizada. Assim como a tecnologia avança e novas ferramentas são lançadas, novas ameaças e tipos de golpes vão aparecendo. 

Pessoas mal-intencionadas estão sempre buscando vulnerabilidades em sistemas de e-commerce para roubar dados de clientes, informações financeiras e até mesmo causar interrupções nos negócios. O impacto de uma violação de segurança pode ser devastador, resultando em perda de confiança dos clientes, danos à reputação e prejuízos financeiros significativos. 

Quais medidas tomar para proteger o seu e-commerce? 

A segurança cibernética é uma jornada contínua, não um destino final. Ao implementar essas medidas de segurança em seu e-commerce, você está garantindo que todos os dados e informações serão preservados. 

Pensando nisso, separamos algumas boas práticas para a sua empresa investir em cibersegurança e se proteger de ataques e roubos virtuais: 

1 – Certificado SSL (Secure Sockets Layer) 

Implementar um certificado SSL é o primeiro passo para proteger os dados dos seus clientes. Esse certificado criptografa as informações transmitidas entre o navegador do cliente e o servidor, tornando-as inacessíveis para terceiros. Além disso, um site com SSL também inspira confiança nos visitantes, o que pode aumentar as conversões. 

É comum, principalmente, em quem compra em e-commerces próprios, a busca por esse certificado antes de finalizar o carrinho. Afinal, sem o SSL não há proteção de dados e você pode ter suas informações expostas. 

2 – Atualizações regulares 

Manter todas as suas plataformas, plugins e sistemas operacionais atualizados é crucial. As atualizações geralmente contêm correções de segurança que abordam vulnerabilidades conhecidas. Ignorar essas atualizações poderá deixar seu e-commerce suscetível a ataques, então preste atenção nisso. 

3 – Senhas complexas e autenticação de dois fatores  

Incentive seus funcionários a criarem senhas fortes e complexas, além de implementar a autenticação de dois fatores sempre que possível. Essa medida dificulta a entrada de hackers. 

Isso adiciona uma espécie de camada extra de proteção, exigindo que os usuários forneçam uma segunda forma de verificação, como um código enviado para o celular, antes de acessar o sistema, ou até mesmo com o uso de um aplicativo autenticador. 

4 – Monitoramento de atividades suspeitas 

Utilize ferramentas de monitoramento de segurança para rastrear atividades incomuns no seu site, como tentativas de login fracassadas ou acessos de endereços IP suspeitos. Isso pode ajudar a identificar possíveis ameaças antes que causem danos significativos. 

Alguns sistemas já detectam isso de forma natural e você recebe apenas uma notificação para poder visualizar o problema. Quando isso ocorrer, não ignore. É a hora de reforçar a segurança e fugir de possíveis golpes. 

cibersegurança - interna

5 – Firewall e software antivírus 

Implemente um firewall de aplicativos da web para proteger seu site contra ataques direcionados, isso aumenta a segurança e também impede que o site caia por causa da tentativa de invasão. Além disso, mantenha um software antivírus atualizado em todos os dispositivos usados para gerenciar seu e-commerce. 

6 – Educação e treinamento 

Não subestime o fator humano na segurança. Falar em cibersegurança é importante para todas as camadas de um negócio, afinal, dados e informações estão espalhados por todos os setores. 

Fornecer treinamento regular para sua equipe sobre práticas seguras na internet é um caminho interessante porque além de educar sobre as melhores práticas de segurança virtual, faz com que todo o time esteja responsável pela preservação e segurança do negócio. 

Por exemplo, é importante conscientizar os funcionários que não devem clicar em links suspeitos ou baixar anexos de fontes desconhecidas. Conscientizar os funcionários sobre ameaças potenciais pode evitar problemas sérios. 

7 – Backup de dados 

Faça backups regulares dos dados do seu e-commerce e armazene-os em locais seguros e separados. Isso garantirá que você possa recuperar seus dados em caso de ataque ou falha do sistema. 

8 – Política de privacidade e conformidade 

Certifique-se de cumprir todas as regulamentações de privacidade, como a LGPD, por exemplo. Entender os principais aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados, Lei 13.709/2018 é necessário, afinal, é ela que regulamenta o tratamento de dados pessoais por parte das empresas, com o intuito de proteger os dados e a privacidade. 

Uma política de privacidade transparente e uma abordagem ética em relação aos dados dos clientes são fatores essenciais para ganhar e manter a confiança deles, afinal a cibersegurança é de interesse de todos os lados. 

9 – Auditoria de segurança 

A única forma de corrigir possíveis erros e identificar vulnerabilidades no seu e-commerce é fazendo auditorias de segurança com uma certa frequência. Isso é importante porque, dessa forma, é possível perceber se algo precisa ter sua segurança reforçada, se existem ameaças ou se algo precisa ser atualizado, por exemplo. 

Por que é importante investir em segurança? 

Os e-commerces lidam com informações sensíveis dos clientes, como detalhes de pagamento, endereços e informações de contato. A cibersegurança é necessária para proteger esses dados contra acessos não autorizados, roubo e uso indevido de informações. Um ataque cibernético bem-sucedido pode resultar na interrupção do funcionamento do site, além de causar prejuízos financeiros significativos.  

A cibersegurança ajuda a garantir que o site esteja sempre disponível e funcione corretamente e, ainda, afasta possíveis fraudes como transações fraudulentas com cartão de crédito e falsificações de identidade. A cibersegurança também inclui medidas para detectar e prevenir essas fraudes. 

Além disso, o e-commerce processa transações financeiras online. A segurança é vital para garantir que as transações sejam seguras, evitando o vazamento de dados financeiros, como cartões de crédito, e garantindo uma boa reputação para a empresa. 

À medida que um e-commerce cresce, a segurança deve ser escalável para lidar com uma quantidade crescente de dados e transações. A cibersegurança sustentável é fundamental para o crescimento contínuo do negócio. 

De forma resumida, a cibersegurança é vital para proteger os dados dos clientes, cumprir as regulamentações, manter a confiança na empresa, evitar perdas financeiras e garantir o funcionamento adequado de um e-commerce. 

Agora que você já sabe o que é cibersegurança, sua importância e porque ela faz toda a diferença para quem vende no e-commerce, que tal verificar se os seus dados digitais estão seguros? Invista um tempo e planeje a sua estratégia de cibersegurança, isso fará toda a diferença! 

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