Um combo de produtos pode impulsionar vendas de itens estratégicos, melhorando o giro de estoque e seu ticket médio. Veja como criá-lo
riar combo de produtos é uma ótima estratégia para aumentar as vendas e o giro de estoque, além de ser uma opção para datas comemorativas em que os consumidores buscam por opções de presentes.
Tanto para o varejo físico como para e-commerce e marketplaces, trabalhar com combo de produtos pode ser excelente, mas é necessário saber como utilizar essa estratégia – e é esse assunto que abordaremos neste post!
O que é um combo de produtos?
Um combo de produtos pode ser formado por itens diferentes que sejam complementares no uso, como um kit de cosméticos da mesma linha; ou pode ser um combo formado pelo mesmo produto, mas com maior quantidade, como um kit de meias ou fraldas, por exemplo.
Todos os combos costumam receber um desconto ou outro tipo de vantagem para tornar a venda mais atrativa e vantajosa, pois para o consumidor será mais econômico adquirir o combo do que comprar os itens separadamente.
Por exemplo, um fast food vende o sanduíche em um combo com batata e coca, certo? O combo não é nada mais que um kit! O segredo é simples, vamos estimar quanto custa para produzir um combo desses.
Preço de custo:
- Sanduíche: R$ 10
- Batata: R$ 0,80
- Refrigerante: R$ 1,20
- Custo total: R$ 12
Preço de venda:
- Porção da batata: R$ 8
- Copo de refrigerante: R$ 9
- Sanduíche: R$ 12
- Combo: R$ 24
Esse é o segredo da maioria das redes de fast food, eles trabalham com uma margem muito pequena do sanduíche, e ganham a maior parte do lucro com refrigerante e batata, produtos super baratos de produzir.
Se os clientes dessa lanchonete comprassem somente o sanduíche, o ticket médio seria somente de R$ 12, mas com a batata e a coca esse ticket médio sobe para R$24, tudo isso sem aumentar muito os custos!
A lógica aqui também pode ser aplicada para a sua empresa. A ideia é que o comprador sinta que está em vantagem ao comprar seus produtos.
5 estratégias para criar combo de produtos
Para que a venda de um combo de produto também seja lucrativa para o vendedor, é necessário utilizar bons critérios na escolha dos itens e calcular o valor de venda corretamente.
1- Compre um, leve dois
Uma parte importante de criar combo de produtos, é a forma que você os anuncia!
“Compre um, leve dois” é uma promoção clássica, e é uma maneira de vender kits! E você pode adaptar essa promoção para o seu tipo de venda, tipo compre duas camisetas e a terceira é de graça.
2 – Pense em combos que podem ser presentes para datas comemorativas
Confira quais são as ocasiões especiais e datas comemorativas do varejo que são importantes para o seu público-alvo, então tente montar kits como opção de presentes para aproveitar essas oportunidades.
Se possível, acrescente embalagem de presentes ou venda kits por tempo limitado para adicionar o senso de urgência na promoção, como presentes de Natal ou kits especiais da Black Friday, por exemplo.
3 – Monte um kit com seu produto mais vendido e seus complementares
O produto mais desejado e vendido da sua loja pode ser usado para atrair os olhares dos consumidores para outros itens. Portanto, confira qual o item mais amado pelos seus clientes e pense nos combos que pode montar com ele.
Lembre-se de manter uma margem de lucro boa! Não faz sentido dar um desconto muito grande em um produto que já tem uma saída alta! Então, se você vai montar um kit com esse tipo de venda, o preço precisa valer a pena.
4 – Venda combo de produtos que possuem recorrência na compra
Estude o histórico de vendas e seu público-alvo para descobrir quais itens os clientes costumam comprar em maior quantidade. Por exemplo, os consumidores compram mais de uma unidade de taça de vinho, par de meias, creme dental, potes, entre muitos outros tipos de produtos.
Os produtos comprados em maior quantidade ou recorrência são excelentes para criar combo de produtos, pois o cliente adianta compras futuras. Porém, nessa modalidade é importante se atentar às quantidades dos itens para que o vendedor não saia em desvantagem.
Por exemplo, se o padrão de consumo dos clientes é adquirir quatro pares de meias separadamente, crie um kit com cinco ou mais pares. Assim você incentiva o cliente a levar mais itens que ele não compraria normalmente.
Caso você faça um kit com a quantidade exata de produtos que o público costuma comprar, você apenas estará dando um desconto para uma venda que já aconteceria sem kit ou promoção.
5 – Pense em itens que tenham um custo de compra baixo
O segredo de fazer combo de produtos é manter custos baixos, mantendo uma entrega vantajosa para o comprador. Portanto, tente achar produtos que você pode adquirir com um custo baixo! A sua “batata-frita e refrigerante”. Pense em algo que o seu perfil de comprador gosta, e que podem agregar na compra.
Vantagens em trabalhar com combo de produtos
Entre os benefícios de usar a estratégia de kit de produtos, estão:
- Aumentar o ticket médio das vendas;
- Acelerar o giro do estoque e a saída de produtos encalhados;
- Aproveitar as datas comemorativas;
- Criar promoções sem necessariamente oferecer descontos altos nos produtos.
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