Entender como aumentar as vendas no marketplace é uma das principais “dores” de quem vende online. Por isso preparamos este material cheio de insights sobre isso
O marketplace é um dos principais canais de divulgação do comércio online. Tal modalidade já ocupa 78% de participação do comércio eletrônico B2C (Business-to-Consumer), segundo o Ebit|Nielsen.
Os sites Americanas, Shoptime e Submarino, da americanas s.a., são especializados no varejo digital e também operam na modalidade de marketplace, ou seja, funcionam como grandes vitrines para quem deseja ampliar o alcance de suas marcas e produtos e, consequentemente, aumentar as vendas.
A concorrência nesses espaços é muito grande, assim como o sortimento de produtos, mas, ainda assim, existem formas de ganhar mais destaque dentro desses sites. E criamos este artigo para te mostrar como isso é possível.
Mas antes, vamos te mostrar alguns benefícios que o marketplace pode gerar para o seu negócio.
Benefícios de trabalhar com o marketplace
Um passo de cada vez, certo?
Para você entender como aumentar as vendas no marketplace, é necessário conhecer antes os benefícios de trabalhar com esta modalidade. Algumas destas vantagens são:
Maior visibilidade dos produtos
Como dissemos anteriormente, os marketplaces vêm sendo frequentemente relacionados como uma espécie de shopping center virtual, já que o volume de visitas nessas plataformas todos os dias é muito grande.
Agregar o seu e-commerce a um marketplace amplia a oportunidade de seus produtos serem acessados por mais pessoas de forma orgânica ou com anúncios, mas vamos falar dos anúncios mais à frente.
O modelo é simples: quanto mais usuários visitarem os marketplaces, maior será a probabilidade de vendas serem efetuadas.
Destaque nos mecanismos de busca
Uma das formas de se aproximar de potenciais clientes em qualquer comércio digital é ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Isso porque o comportamento dos consumidores está cada vez mais voltado para consultas antes da tomada de decisão de compra.
Os marketplaces têm uma boa otimização do SEO, que é um composto de métodos que aprimoram a plataforma para os mecanismos de busca. Sendo assim, mais uma vez toda a atenção de deixar sua loja aperfeiçoada para atrair clientes será menor. Mas vale ressaltar que uma boa definição com palavras-chave também é essencial
Além destes dois benefícios, podemos citar aqui também o menor investimento inicial que é feito ao se trabalhar com marketplace, pois manter uma plataforma de comércio eletrônico funcionando plenamente e gerando performance pode ter um gasto bem alto com os gastos com um bom serviço de hospedagem e outros custos de manutenção.
Como aumentar as vendas no marketplace, afinal?
Muito se fala em 4 pilares para aumentar as vendas no marketplace, mas vamos te dar 5 dicas muito úteis para expandir seus números.
Estes pilares passam por pontos que você já conhece e que os consumidores já avaliam logo de cara quando procuram um produto na internet, tais como:
- Preço
- Frete
- Qualidade
- Tempo de entrega
Mas vamos às dicas porque você quer mesmo é aumentar suas vendas, né?
Faça a categorização dos itens
Sabe aquela função de filtros nos sites de compras?
Pois bem, os consumidores utilizam muito essa função pois isso facilita o processo de pesquisa. Para que os seus produtos sejam facilmente encontrados por esses filtros, é necessário fazer a categorização deles dentro do marketplace.
Sem isso, o cliente não irá encontrar seus produtos ao utilizar filtros de busca, o que faz com que a sua empresa saia atrás dos concorrentes, perdendo oportunidades. Portanto, garanta uma atenção especial a esse processo.
Trabalhe com preços justos e competitivos
Contar com preços competitivos é essencial para atrair clientes e fechar novos negócios. É preciso monitorar a concorrência e saber como eles estão precificando seus produtos. Mas não é pra copiar, hein!
Essas informações servem para orientar a precificação de seus itens de forma que possam ficar competitivos no mercado, mas isso sem prejudicar seus resultados. Conheça seus custos e margens mínimas para o negócio valer a pena!
Atenção na apresentação dos produtos
O marketplace é um catálogo virtual que possui um grande sortimento de produtos e diversidade de fornecedores, fazendo que a concorrência seja acirrada neste ambiente.
Portanto, capriche nas fotos dos produtos, procurando mostrar todos os atributos com imagens de qualidade. E aproveite para elaborar boas descrições, apresentando a mercadoria e inserindo todas as informações técnicas. Os clientes estão cada vez mais exigentes e observam todos os aspectos dos itens de seu interesse.
Precifique bem o frete
No momento de decisão o cliente não pode hesitar. De acordo com um levantamento feito este ano pelo Facebook IQ, sobre a Black Friday, o frete é o principal motivador para a decisão de compras e também o principal fator de desistência de determinada compra.
É neste momento que ele avalia o valor do frete e o prazo de entrega. As altas tarifas ou um longo tempo de entrega faz com que você perca clientes. Por isso, é importante criar um sistema funcional e competitivo.
Faça um bom trabalho de benchmark e planilhe os prazos e tarifas praticados pelos seus concorrentes. Com essas informações tabeladas, você terá mais ferramentas para ser mais competitivo e chamar a atenção dos clientes.
Agora foque na logística! Cumpra seus prazos de entrega e encante seus clientes.
Conquiste elogios e boas avaliações
Outro fator de muita relevância e que tem um grande impacto para você aumentar as vendas no marketplace são as avaliações
Com o produto facilmente encontrado, o preço ajustado, frete justo e bom prazo de entrega, os consumidores vão olhar a opinião de outras pessoas para saber a experiência delas tanto no ato da compra quanto com o uso do produto. O famoso marketing boca a boca, só que digital!
Os elogios significam melhora da reputação do seu negócio e também aumento de vendas no marketplace. Os algoritmos consideram o rating dos produtos na hora de mostrá-los na busca.
Por isso você deve estimular o relacionamento com seus clientes e executar esses pontos para promover o encantamento e torná-los propagadores orgânicos da sua marca e produtos. E isso pode ser feito através de um marketplace, como você acabou de ver.
Agora que você já sabe o que fazer para aumentar suas vendas no marketplace, que tal conhecer algumas uma plataforma que ajuda a melhorar a performance do seu negócio através de publicidade multicanais? Acesse o site da Americanas Advertising e conheça!
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