Como definir sua estratégia de conteúdo para e-commerce em 2021

por Conteúdo | Americanas s.a

30 de dezembro de 2020

Veja algumas dicas para definir sua estratégia de conteúdo para e-commerce em 2021. Saiba como sua loja pode se destacar!

Embora estejamos passando por um cenário de incertezas e dificuldades econômicas, 2020 trouxe o crescimento do comércio eletrônico e o verdadeiro significado de se reinventar.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), foram mais de 135 mil lojas criadas no e-commerce desde o início da pandemia. O mundo on-line sem dúvidas auxiliou os negócios a sobreviverem, mas agora vem um novo desafio: o de descobrir seu público, destacar-se entre toda essa concorrência e continuar vendendo. Para isso, o caminho é um só: planejamento.

Então nesse artigo vamos mostrar a você alguns passos para começar a planejar seu negócio com antecedência, desenvolvendo uma estratégia de conteúdo que fechará mais vendas para sua loja on-line de e-commerce ou marketplace. Vamos lá?

Conte sua história e porquê está aqui

O primeiro e talvez mais importante dos passos é falar sobre a sua marca. Não importa qual plataforma e recursos está utilizando – e-commerce, marketplace, redes sociais, etc. É importante dizer quem você é, porque está on-line, etc. Uma história bem contada é capaz de conquistar, fidelizando clientes e transmitindo confiança.

Você pode até achar papo furado, mas pare e reflita: de quais marcas você compra? Por que? Desde quando?

Em algum momento você decidiu comprar de um desconhecido, que depois se tornou uma marca referência, seja de uma loja, um alimento, restaurante ou prestador de serviço. Algo lhe transmitiu confiança e você deu uma chance.

O “Quem é você” ou “Fale sobre a sua marca” é um campo ainda muito evitado na hora do cadastro, mas pode ser o que faz a diferença na hora de fechar aquela venda. Diga como e quando seu negócio começou, onde fica, se apresente e conquiste.

Pesquise e defina seu calendário macro

Outro passo importante é saber mapear as datas mais importantes para suas vendas. E isso não significa seguir à risca o calendário padrão do varejo, mas o que faz sentido para o seu negócio.

estratégia de conteúdo - interna

Reflita sobre seu sortimento, quando ele pode ser mais buscado ou vendido. Se você está há pelo menos um ano no e-commerce, é interessante fazer uma análise do último ano para identificar quais produtos e em quais momentos você mais vendeu, isso lhe trará informações relevantes sobre o seu negócio.

Outra forma é utilizar ferramentas, como o Google Trends, para saber em qual período o público mais busca pelo seu produto. Analise períodos longos, de 2 a 5 anos para identificar a sazonalidade.

Defina sua estratégia e apostas

Identificada sua história e seus picos de venda, é importante saber em quais itens apostar para o ano e datas elencadas. Busque lançamentos com fornecedores, analise estoque crítico e demais informações que tenha em mãos para saber onde investir.

Defina ao menos 30 produtos, assim você poderá testar variedade e a resposta do seu público.

Planeje suas campanhas

Com calendário e produtos na ponta do lápis, é hora de planejar suas campanhas data a data para o ano. Claro que o plano pode mudar no meio do caminho, mas a antecedência faz a diferença na hora de atingir resultados.

Pense em quais meses você quer vender mais, em quais datas faz sentido aplicar uma promoção e defina se fará investimentos de mídia ou conteúdo, como uma página especial, em algum produto ou linha. Isso dará as direções para quais seguir ao longo de todo o ano.

Esses são passos simples, mas que farão diferença na forma de gerir seu negócio, melhorando sua estratégia e conteúdo e vendas. E na dúvida, fale com a BCreative Content, agência de conteúdo para e-commerce da B2W Digital.

Leia também:

Como analisar a concorrência para criar seu conteúdo para e-commerce

BCreative Content: agência de conteúdo para e-commerce da B2W

Qual a importância de UX e UI no e-commerce?

Conteúdo | Americanas s.a

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