As compras com cartão somaram R$ 2,6 trilhões ao longo do ano e devem crescer ainda mais
O crescimento das vendas online acabou impactando diversos aspectos da jornada de compra dos consumidores, inclusive os meios de pagamento utilizados nesse processo. Diante desse cenário, as compras com cartão de crédito, débito e pré-pagos cresceram mais de 33% em 2021.
O balanço, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), mostrou ainda que as compras com cartão chegaram a movimentar R$ 2,6 trilhões.
As compras no crédito foram as que apresentaram o maior crescimento, com uma alta de 36,6% em comparação com o ano anterior. Enquanto isso, as compras no débito somaram um crescimento de 20% em 2021.
As compras com cartão no futuro
Com as compras online mais presentes no dia a dia dos consumidores, o uso de meios de pagamento digitais deve seguir crescendo.
De acordo com a Abecs, os brasileiros estão realizando cada vez mais compras com cartão na internet, em aplicativos e outros meios online, tanto que essa categoria movimentou cerca de R$ 570 milhões em 2021, resultando em um crescimento de 31%. Agora, a expectativa da Associação para 2022 é que as compras com o uso de cartão ultrapassem a marca dos R$ 3 trilhões.
Compras por aproximação
Nos últimos anos, a digitalização dos meios de pagamento foi além do universo online e acabou influenciando também as compras presenciais. Segundo a Abecs, hoje, a cada quatro compras com cartão de crédito presenciais, uma é feita por aproximação.
Em 2021, as compras com cartão por aproximação cresceram 384% e a estimativa da Abecs é que, até o fim de 2022, metade das compras com cartão feitas presencialmente sejam realizadas dessa forma.
Leia também:
Planejamento financeiro: 7 dicas para sua empresa
5 dicas para fazer seu controle de caixa
O que é marketplace e como ele facilita a venda online