Conheça as tendências em decoração para conseguir aumentar as vendas do seu empreendimento!
Você sabe como aproveitar as tendências em decoração para aumentar suas vendas? Descobrir o que está em alta, para investir tempo nos produtos que trazem melhores resultados para o seu empreendimento, é algo essencial.
Contudo, nem todos conseguem acompanhar as tendências e fazer com que as suas vendas aumentem. Por esse motivo, preparamos este artigo, falando um pouco mais sobre como conseguir vender mais dentro do ramo de decoração. Venha conferir!
Decoração: quais são as tendências para aumentar suas vendas?
Conseguir aproveitar as tendências é essencial para uma loja de itens de decoração que queira se manter relevante no mercado. Contudo, nem sempre é uma tarefa simples, pois, como sabemos, as tendências mudam com uma velocidade grande atualmente.
Porém, é possível continuar se destacando se você souber o que está em alta no momento atual. Por isso, separamos algumas das tendências do mercado de decoração para te ajudar a aumentar suas vendas. Confira!
Materiais sustentáveis
Atualmente, os materiais sustentáveis também estão em alta quando falamos sobre tendências em decoração. Isso porque, a preocupação com o meio ambiente cresce a cada ano, por conta da crise climática que todo o planeta enfrenta.
Dessa forma, materiais naturais e sustentáveis acabam chamando mais atenção do que outros no mercado. Além disso, quem investe na venda desses produtos acaba ficando com uma reputação mais positiva perante os consumidores.
Em todo caso, madeira, pedras naturais, entre móveis feitos com materiais recicláveis, são boas apostas para a decoração. Hoje, boa parte das pessoas pensam também na sua forma de consumo ao comprar algo, e isso também acontece na decoração.
Itens de metal
Além dos materiais sustentáveis, outro tipo de material que também está se destacando atualmente é o metal. Seja com portas, cadeiras, móveis, entre outros tipos de mercadorias, os produtos de metal vem chamando bastante atenção no mercado.
Se você quer apostar em mercadorias que devem trazer boas vendas, é uma boa opção apostar em produtos de metal. A tendência atual é forte e, provavelmente, as lojas de decoração irão conseguir bons resultados de vendas.
Japandi
O estilo de decoração Japandi, é uma das tendências de decoração que mais vêm se destacando no cenário atual. Aqui, a simplicidade dos japoneses é combinada com o estilo único dos móveis escandinavos.
O resultado é uma organização japonesa utilizando itens escandinavos, o que ajuda a deixar o ambiente mais aconchegante. Os empreendedores podem se aproveitar dessa tendência para vender móveis que contem com essa aparência.
Além disso, para garantir que seja bem entendido, postar dicas de decoração, ajudando a aplicar o Japandi, também é interessante. Em todo caso, o rústico escandinavo, com o minimalismo japonês, cria uma excelente combinação.
Cores vivas
O estilo Japandi não conta com cores vivas, porém, isso não significa que elas também não estejam em alta.Tons alaranjados, por exemplo, estão conseguindo ganhar cada vez mais espaço nas casas dos brasileiros.
Além disso, o estilo chamado maximalismo, que celebra cores chamativas e exuberâncias também está em alta. Aqui não existe o “menos é mais’, pois quanto mais única for a peça, melhor será para o ambiente.
Em todo caso, esse estilo de decoração vem chamando bastante atenção e, por isso, empreendedores devem estar atentos. Seja com almofadas, tapetes, mesas, entre outros móveis e acessórios, os tons fortes estão ganhando espaço.
Móveis modulados
O espaço que muitos apartamentos e casas têm é muito menor e, por isso, é preciso aproveitá-lo bem. Com os espaços compactos, móveis que se adaptam facilmente a diferentes ambientes, e que permitem a ampliação de espaços, estão em alta no mercado.
Por isso, móveis modulados, como armários e sofás, acabam se destacando mais do que outros móveis atualmente. Hoje em dia, a decoração de muitas casas já é pensada levando em consideração a possibilidade de adicionar itens do tipo.
Em todo caso, os móveis modulados possibilitam que seu uso seja feito de diferentes formas e, por isso, são alguns dos favoritos atuais. Oferecê-los em sua loja pode ajudar a alavancar as vendas da sua loja de decoração.
Esteja atento às datas comemorativas
Um dos pontos para conseguir aproveitar as tendências para empreendimentos de decoração é estar atento às datas comemorativas. Isso porque são elas que, em muitos casos, determinam aquilo que estará em alta dentro do mercado atual.
Durante as festas juninas, por exemplo, a tendência é que os itens deste nicho tenham um aumento de procura. Por esse motivo, ter produtos ligados a essa e outras datas comemorativas é uma estratégia interessante para adotar em seu empreendimento.
Durante o Natal de 2023, foi estimada uma movimentação de cerca de R$ 69 bilhões em nosso país. Isso demonstra o quanto as datas festivas podem ser de grande ajuda para aumentar o faturamento de lojas de diferentes ramos.
De toda forma, em datas comemorativas, surgem oportunidades recorrentes, como a venda de árvores de Natal no fim do ano. Além disso, produtos temáticos, em feriados como Natal e Páscoa, também são interessantes de se ter em sua loja.
Onde vender itens de decoração na internet?
Como vimos, é possível aproveitar as tendências em decoração seguindo algumas estratégias básicas. Estar preparado para conseguir se destacar no mercado é essencial para garantir que a concorrência não se destaque contra o seu empreendimento.
Porém, é sempre interessante que você também esteja preparado para disponibilizar uma boa experiência de compra ao cliente. Formas de pagamento facilitadas, possibilidade de ter um carrinho online, estoque disponível, entre outros pontos, não podem ser deixados de lado.
Para isso, os marketplaces são excelentes plataformas, pois possibilitam que você tenha acesso a isso de maneira prática. Nesses canais, você precisa apenas cadastrar sua loja e seus produtos e já pode realizar as vendas sem maiores problemas.
O marketplace da Americanas, por exemplo, conta com tudo isso e torna possível que você se torne mais competitivo no mercado. Os seus produtos irão sempre aparecer, o que facilita com que a sua loja seja vista pelo público.
Em todo caso, não deixe de investir também em praticidade e conforto para tornar o processo de compra do seu cliente mais positivo. Quanto melhor for a experiência, maiores são as chances dele voltar a fazer negócios com o seu empreendimento.
Leia também:
Como vender móveis na internet: 4 dicas para começar
Vender na Americanas: guia completo e estratégias
Chatbots: o que são e como usá-los no atendimento ao cliente?