O desconto progressivo pode incentivar o cliente a comprar mais por menos. Veja como usá-lo em sua estratégia!
O desconto progressivo é uma estratégia criativa e diferenciada de chamar a atenção do usuário e tornar as suas ofertas mais atrativas. A ideia é estimular o consumidor a comprar cada vez mais, acumulando descontos.
Essa ação impacta os resultados de curto e médio prazo, tornando a loja mais competitiva. No contexto da internet, essa é uma vantagem importante, considerando a grande diversidade de opções que os consumidores podem encontrar.
Antes de começar a aplicar o desconto progressivo nos seus itens, é importante saber como funciona, quais são os cuidados e quais são os melhores momentos de usar.
Como funciona o desconto progressivo?
Você já viu aquele tipo de promoção que oferece desconto na compra de um terceiro item? Essa é uma das formas de aplicar o desconto progressivo. Esse método de venda estimula o aumento da quantidade de produtos por venda e ajuda a aumentar o ticket médio.
De forma simples, podemos dizer que quanto mais o cliente comprar, maior vai ser o desconto no valor final. São muitas as formas de usar essa estratégia e, ao invés de copiar a concorrência, é importante que você analise qual será a mais vantajosa para o seu negócio.
Desconto na compra de um mesmo produto
O primeiro tipo de desconto progressivo que vamos abordar é na compra de um mesmo produto. Nesse caso, a redução de valor será realizada por unidade, por exemplo:
- 1 unidade custa R$100
- A segunda unidade custará R$85
- A terceira unidade R$75
Os descontos podem ser crescentes por quantas unidades fizerem sentido para o seu negócio. É importante que os descontos sejam muito bem planejados e proporcionais à quantidade de produtos.
Para que essa estratégia dê certo e os clientes realmente vejam vantagem na oferta, é importante que os produtos participantes sejam selecionados de acordo com a demanda e interesse do seu público.
Desconto na compra de produtos de categorias diferentes
Essa é uma opção mais abrangente e pode ajudar a atrair clientes interessados em produtos diversos. Um exemplo de como o cálculo pode ser feito:
- Na compra de 3 produtos: 5% de desconto
- Na compra de 4 produtos: 10% de desconto
- Na compra de 5 produtos: 15% de desconto
Essa opção pode ser uma excelente escolha para conseguir vender aqueles produtos presos no estoque e promoções que têm o objetivo de abrir espaço para novos produtos.
Quando usar o desconto progressivo?
Essa é uma estratégia muito atrativa, mas como qualquer decisão e ação, precisa ser bem planejada, de acordo com a realidade do seu negócio. Antes de estabelecer o formato e escolher os itens que entrarão em promoção, é necessário fazer uma pesquisa com o público-alvo, entender suas dores e necessidades. Dessa forma, as ações poderão ser planejadas de acordo com essas oportunidades.
É importante que, com base na pesquisa de mercado, as promoções beneficiem tanto à loja quanto ao consumidor e essa vantagem precisa ficar clara, para que não gere insatisfação ou até uma migração para a concorrência.
Para aumentar as chances de sucesso, uma boa estratégia é mapear a jornada de compras dos usuários e analisar os melhores períodos, produtos e até os melhores argumentos para a comunicação.
Além disso, para definir as porcentagens e descontos, é fundamental colocar no papel os custos, despesas variáveis e margem de lucro, para não gerar prejuízos ou resultados ineficientes.
Conhecer o público-alvo
Esse passo é fundamental para qualquer ação, lançamento e comunicação que uma marca planeje realizar. Deve sempre ser o primeiro passo. Especialmente no contexto da internet, não conhecer o seu público implica em não saber como vender o seu produto ou serviço, como criar ações de comunicação e, principalmente, como atingir as pessoas mais propensas a consumir na sua loja.
Determinar objetivos claros
A melhor forma de avaliar os resultados de uma ação ou campanha é ter métricas de sucesso estabelecidas desde o início. Para estabelecer essas métricas é importante avaliar o histórico do negócio, as tendências de mercado, a sazonalidade e outros fatores que podem interferir no processo. Alguns exemplos de resultados chave são:
- Aumento de X% no número de itens vendidos no comparativo com o mesmo período no ano anterior
- Aumento de X% no ticket médio no comparativo com o mesmo período no ano anterior
- Levar X novos clientes a fazerem a primeira compra
- Resgatar X clientes que já não realizavam compra há determinado tempo
Definir os produtos que farão parte da promoção
Depois de conhecer o público, fica muito mais fácil entender os produtos mais buscados, desejados e também aqueles que não têm um grande apelo. Depois, será necessário definir a sua estratégia. O objetivo é limpar o estoque? Estimular o consumo de algum item ou categoria específica? Vender produtos empacados? Esse passo é importante inclusive para definir em quanto tempo você precisa alcançar os resultados desejados e o preço que vai te ajudar a chegar lá.
Criar a sua própria tabela de preços e prazos
Essa tabela será o guia base dessa ação. Com ela você também poderá determinar o período da promoção: ela terá uma data de fim ou será enquanto durarem os estoques? Essa informação precisa ser comunicada para o público de forma clara e pode até ser usada como argumento de marketing.
Quais são as principais vantagens de aplicar o desconto progressivo?
O desconto progressivo é aquele tipo de estratégia que oferece vantagens para os clientes mas também gera uma série de benefícios para o seu negócio. Alguns deles são:
Aumento do ticket médio
O ticket médio aumenta como uma consequência direta do aumento de itens por compra de cada cliente. Se eles percebem que há uma oportunidade que realmente vale a pena de comprar mais produtos pagando menos, eles provavelmente se sentirão mais confortáveis para gastar mais do que o valor inicialmente planejado.
Aumentar o ticket médio vai gerar um impacto positivo no seu faturamento e poderá facilitar investimentos, como publicidade, logística e também ampliar seu poder de negociação com o fornecedor, ou seja,você poderá investir em fatores que vão ajudar a manter os resultados mais altos.
Captação e fidelização de clientes
A adoção dessa estratégia, além aumentar o apelo dos seus produtos, gera no consumidor uma sensação de oportunidade única, o que pode ampliar a afinidade e preferência dele pela sua loja.
Outra consequência que pode ajudar na fidelização dos clientes é a percepção de que a sua loja oferece os melhores preços e condições. Dessa forma, ao procurar por um produto, se tornará natural que eles busquem diretamente no seu catálogo.
Vantagem competitiva e destaque da concorrência
Observar os movimentos da concorrência e ficar de olho nas mudanças e tendências de mercado é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Mas sair na frente e oferecer as melhores condições para os seus clientes antes das outras marcas é ainda melhor!
Descontos planejados e bem aplicados são incentivos especiais e ainda têm o poder de melhorar seu relacionamento com os consumidores atuais e potenciais.
Aumento da presença digital
Com o passar dos anos, a presença digital se tornou cada vez mais uma característica indispensável para qualquer negócio. Estar bem posicionado na internet é a melhor forma de ser visto e atrair o público certo.
O desconto progressivo é uma forma de aumentar a participação do canal digital nos seus resultados e promover a sua marca nesse mercado, aumentando o engajamento e o retorno sobre as suas ações. Tudo isso se traduz diretamente na potencialização do seu faturamento.
Fique atento aos cuidados importantes na hora de aplicar o desconto progressivo
Apesar de ser uma estratégia que pode gerar grandes resultados pro seu negócio, é importante que ela seja bem organizada e cuidadosa, para evitar qualquer tipo de problema. Alguns cuidados indispensáveis são:
Considere o perfil dos clientes
Não adianta oferecer os melhores valores e condições imperdíveis em produtos ou serviços que o seu cliente não tem interesse. Por isso, é importante fazer um mapeamento dos itens com maior percentual de consumo nos últimos meses e no mesmo período do ano anterior.
Outra possibilidade é avaliar as novidades e tendências desse público para trazer novidades e aumentar o grau de interesse na sua promoção.
Tenha uma comunicação clara e verdadeira
Na hora de divulgar uma promoção e tentar chamar atenção para os valores e vantagens da compra, é comum que algumas lojas acabem exagerando ou não sendo transparentes sobre os reais benefícios para os clientes.
Esse erro pode atingir diretamente a confiança que o consumidor tem na loja e gerar grande insatisfação, podendo causar crises com marketing negativo e até compartilhamentos nas redes sociais, prejudicando a imagem da marca.
É fundamental que, apesar de usar uma linguagem atrativa e comercial, todas as informações sejam verdadeiras, claras e diretas.
Fique atento aos cálculos e evite prejuízos
Toda promoção, ação de marketing e campanha de divulgação tem o mesmo objetivo final: ajudar no crescimento e aumento do lucro do negócio. É importante ter em mente que apesar de querer causar impacto com grandes promoções, argumentos e valores de impacto, o negócio não pode ser prejudicado.
Preste muita atenção no momento de calcular as promoções e definir as margens de lucro.
Mensure os resultados
Com os objetivos traçados desde o início, a etapa de mensuração é muito mais simples e rápida, mas tome cuidado com as métricas de vaidade e com resultados que não se traduzem em lucros e benefício direto para a sua empresa.
Por isso, foque em resultados mais concretos, que podem ser diretamente relacionados a aumento no faturamento, conquista de novos clientes e aumento da base de leads.
Desconto progressivo: um aliado do seu negócio
Agora que você já sabe o que é desconto progressivo e já entendeu como usar, quando aplicar e quais são os principais cuidados, chegou a hora de colocar em prática no seu negócio, atrair novos clientes e impulsionar o seu faturamento.
Não se esqueça que essa é uma das estratégias possíveis para se diferenciar da concorrência e quando somada a outras ações, como publicidade, sortimento variado, variedade de opções e boas condições de pagamento, ela pode gerar resultados ainda melhores.
Confira cada detalhe, defina objetivos que façam sentido para o crescimento da sua loja, entenda as maiores necessidades dos seus clientes, pesquise sobre tendências e sazonalidade e invista no futuro do seu negócio.
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