O texto da descrição de produtos deve trazer detalhes do item ofertado, mas em texto corrido com início, meio e fim
A descrição de produtos traz informações relevantes para o consumidor conhecer mais profundamente o item que irá comprar. Estes dados podem ajudá-lo a entender melhor os materiais de confecção, ficha técnica, aplicação do item e outros dados importantes para que, mesmo virtualmente, ele consiga entender exatamente o que está comprando.
Por causa disso, é importante se atentar ao preenchimento desse campo na hora de cadastrar os produtos que você vende. Existem fatores que podem interferir na experiência de leitura/compra pelo cliente e, por isso, são motivos de reprovação de cadastro.
Fique atento para escrever todos os detalhes que o cliente precisa conhecer, fornecendo a melhor experiência de leitura, com informações relevantes para ele!
Qual o tamanho ideal da descrição de produtos?
Não existe uma regra, mas o campo de descrição de produtos da Americanas, por exemplo, é limitado a 4.000 caracteres. Esse é um tamanho que consideramos o suficiente para descrever os detalhes de seu produto, fornecendo informações relevantes ao consumidor, mas sem tomar um tempo desnecessário de leitura.
Caso seu produto não tenha tantos detalhes, não há nenhum problema em escrever uma descrição menor que o limite.
O único ponto de atenção aqui é destacar todos os dados relevantes do produto, que podem interferir na decisão de compra pelo cliente, e sem extrapolar a limitação de caracteres.
Posso usar tags para destacar trechos do texto descritivo?
Sim. Algumas tags como negrito e itálico são permitidas na descrição de produtos. Se a tag desejada for uma das que estão na lista a seguir você poderá usá-la sem correr risco de ter o cadastro reprovado:
- <p> – um simples parágrafo
- <ol> – uma lista ordenada
- <ul> – uma lista não ordenada
- <li> – um item da lista
- <strong> – maior ênfase em negrito
- <b> – texto em negrito
- <i> – texto em itálico
- <br> – uma quebra de linha
Se a tag desejada não está nesta lista, então isso significa que ela não é permitida e seu uso poderá gerar uma reprovação do cadastro.
Após a inserção, certifique-se de fechar todas as tags utilizadas. Caso contrário, elas saíram como texto sem sentido na descrição e o cadastro será reprovado como “informação ilegível”.
Posso usar caracteres e símbolos especiais?
Aqui na Americanas não. O nosso sistema fará uma reprovação automática de textos descritivos que contenham caracteres como %, $ e @, por exemplo.
Além disso, estruturas que se diferenciam do restante do texto – ex: Cop, nbsp, quot e Ndash – também serão interpretadas como um caractere especial e, portanto, reprovadas.
Dicas para escrever uma descrição de produtos vendedora:
- Forneça todos os detalhes importantes sobre o produto;
- Use espaçamento, dividindo o texto entre parágrafos e facilitando a leitura;
- Revise o português: ortografia errada também pode gerar reprovação – isso inclui falta de acentuação, falta de espaço e palavras e textos escritos inteiramente em caixa alta;
- Não use a descrição para colocar informações sobre sua loja, condições de frete, prazo de entrega, estoque, política de venda e/ou links. A descrição deve se ater ao produto;
- Utilize apenas tags HTML permitidas;
- Não use caracteres especiais;
- Seja claro e redija textos com uma linha de raciocínio de começo, meio e fim;
- Não faça menção a itens sortidos: o produto vendido deve ser exatamente como o da imagem cadastrada;
- Não faça menção a itens isolados e brindes: é proibido condicionar a venda do item a um brinde;
- Não faça menção à promoção, pré-vendas, lançamentos e datas de vencimentos
- Tenha a certeza que o texto está coerente com a imagem utilizada – nosso sistema irá checar a compatibilidade entre texto e imagem e, se não estiverem de acordo, o anúncio será reprovado e voltará para correção.
3 passos de como fazer descrição de um produto
Uma boa descrição deve indicar os principais atributos, vantagens e especificações do produto, além de fornecer orientações básicas de uso e conservação. Além disso, deve representar a voz da marca, gerar interesse e aprimorar a experiência de compra do cliente.
Ao descrever o produto, o redator deve ter em mente que ela deverá conter as características essenciais do produto, mas também os benefícios que ele traz para quem adquirir. Em poucas palavras, a descrição deve seduzir o cliente à compra. Confira como iniciar esse processo.
1 – Tenha o produto em mãos
Antes de iniciar o processo de escrita é importante que você tenha o produto em mãos para verificar todas as características adicionais. Note como ele poderá ser um item útil para você no dia a dia.
Pense como a pessoa que irá comprar esse produto, porque ela gostaria de tê-lo em casa e, principalmente, escreva de forma que ele seja adicionado no carrinho de compras do seu site.
2 – Busque palavras-chave
Como mencionamos um pouco acima, entender as técnicas de SEO é muito importante para que o seu produto seja encontrado de forma rápida por quem está realizando pesquisas no Google e não precisa ser expert.
A palavra-chave de sua escolha deve estar tanto no texto corrido como também no título, mas de forma natural e sem deixar a descrição de produto robotizada. Empregar essas técnicas é essencial para que os mecanismos de busca indexem a página.
Para facilitar a sua pesquisa por palavras-chave, a nossa dica é utilizar sites gratuitos como o Ubersuggest ou o Google Keyword Planner que, ao digitar um termo, indicam o número de buscas e até mesmo potenciais palavras-chaves similares que poderão ser utilizadas por você. Mescle no descritivo termos com maior volume de pesquisa e também aqueles com menor número de buscas.
3 – Venda experiências
Isso significa listar as principais características e benefícios do produto em um único texto. Quando um cliente entra na página de um produto, ele quer saber informações como medidas, quantidade de memória (no caso de celulares ou computadores), do que é feito ou durabilidade.
Mas é importante também ressaltar informações de como esse produto poderá melhorar algum aspecto na vida desse potencial cliente. Descreva se ele pode deixar o espaço mais elegante, transmitir algum status, ser levado em viagens ou combina com um tipo de decoração, etc.
Lembre-se: ao comprar um produto, o cliente sempre irá buscar formas de melhorar o seu dia a dia ou de se se sentir melhor. Confira um exemplo de descrição de um produto utilizando essas técnicas:
“Com a Tela Max Vision Full HD+ do (nome da marca), você tem uma imagem ampla, limpa e rica em cores e detalhes. É a escolha perfeita para quem gosta de experiências imersivas”
Resumindo, escrever uma boa descrição vai além de demonstrar o melhor do produto para quem está lendo. Uma boa descrição melhora também as taxas de tráfego e as chances do seu produto ser comprado.
Principais erros no seu descritivo
Segundo a área de conteúdo da Americanas, estes são os erros mais comuns na hora de fazer uma descrição de produto!
1 – Não ter uma descrição
Mais comum do que se pode imaginar, o número de e-commerces sem descrição em seus anúncios de produto é grande; esse é o primeiro erro – por sinal, gravíssimo.
Os clientes buscam tirar dúvidas e também conhecer todas as características do produto pela descrição. Por isso é tão necessário que todos os produtos tenham esse campo preenchido, com informações que sejam pertinentes para todos os tipos de público, desde uma pessoa que saiba exatamente do que o produto se trata, até uma que não seja tão familiarizada assim.
Na hora do cadastro, procure por referências e busque descrever seu item o melhor possível, de forma agradável a qualquer um que leia esse texto.
2 – Apresentar erros ortográficos
Errar na gramática ou ortografia pode passar a imagem de amadorismo para a sua loja online, por isso ficar atento é importante. Desde os mais simples aos mais complexos, os erros textuais não são bem vistos e podem até mesmo resultar no abandono do produto.
Para evitar, é ideal que a descrição de produtos seja revisada, tanto na parte de estrutura, como na ortografia e gramática. Uma dica é usar o revisor de ortografia e gramática do próprio editor de texto (Microsoft Word, por exemplo), além de ler o conteúdo em voz alta ou enviá-lo para outra pessoa revisar.
3 – Usar uma descrição igual a dos fabricantes
Geralmente, o fabricante do produto disponibiliza algumas informações mais básicas para que os clientes possam saber do que o produto se trata, mas usar apenas esse texto não é o suficiente para despertar o desejo de compra de um cliente.
Além do mais, isso não irá diferenciar o seu e-commerce dos demais e deixará o seu produto com informações duplicadas nos buscadores (como o Google) e até mesmo atrapalhará o SEO do conteúdo. Então, seja criativo e escreva uma descrição que apresente tudo sobre o produto, diferenciais e que seja única na internet.
4 – Não utilizar palavras-chaves
Todos os sites da internet necessitam de uma excelente otimização com as técnicas de SEO, para aparecerem bem posicionados nas pesquisas dos buscadores, e com o descritivo dos produtos não é diferente.
É exatamente no descritivo onde você vai garantir que, quem está atrás do item que você comercializa, o encontre com mais facilidade. Realize uma busca por palavras relacionadas com o produto em ferramentas gratuitas, como o Ubersuggest e as insira ao longo do texto, mas sem deixar a produção robótica ou repetitiva.
Além da descrição de produtos, é muito importante otimizar o título, o deixando o mais vendedor possível, pois esse é o primeiro contato que o cliente terá em seu site ou nos buscadores. As duas informações poderão mostrar que seu produto é o que o consumidor está buscando.
5 – Redigir um texto curto ou sem estrutura
Seguir um raciocínio na hora de escrever um texto é essencial, e fica muito mais fácil de encaixar todas as informações necessárias e importantes. O ideal é que o texto seja objetivo, mas não significa que em apenas 5 linhas você poderá concluí-lo.
Encante e desperte o desejo do cliente em ter o produto em mãos. Fale sobre as características, use adjetivos, verbos e tire dúvidas. Leia todas as informações dos produtos antes de começar a escrever e revise ao final.
Um bom descritivo de produto tem que ser o mais completo possível e transmitir ao consumidor a ideia de ter o produto em mãos, ao apenas ler a página.
5 técnicas de redação para utilizar na descrição de produtos
Entender como é o processo de escrita é de suma importância para fazer um bom descritivo. Por isso, a seguir vamos conhecer 5 técnicas de redação que te ajudam nesse processo. Confira.
1 – Pesquisa
Para que não haja inconsistências na redação é necessário que você tenha o máximo de conhecimento sobre o tema. Por isso, a pesquisa é fundamental antes de iniciar um texto.
Você deverá verificar fontes confiáveis que tragam informações sobre o assunto para iniciar o seu texto com embasamento. Além disso, será muito mais fácil escrever sobre o proposto com mais conhecimento.
No caso da descrição de produtos, o site de fornecedores e, até mesmo comentários de clientes sobre os itens, podem ajudar.
2 – Saiba para quem vai escrever
Segundo a pesquisa Game Brasil de 2024, o público que mais consome videogame no país possui idade entre 30 e 39 anos, ou seja, se você for escrever sobre esse tipo de produto não poderá utilizar uma linguagem orientada aos adolescentes, por exemplo.
Por isso, conhecer o público é parte importante e a ser considerada. Dessa forma, é possível ter ideia da linguagem que será utilizada e até mesmo as dicas dadas no decorrer do texto.
3 – Entenda qual o problema
Antes de escrever um texto para o e-commerce saiba que ao adquirir um produto, o cliente busca a solução de algum problema que ele tenha.
Por exemplo, o atual smartphone de um cliente está ultrapassado. Então, na hora de pesquisar, ele vai se atentar aos modelos mais tecnológicos e modernos. Se o descritivo indicar isso entre as características do item, a chance de converter a compra é maior. Foque nisso.
4 – Seja objetivo
Nada de divagar sem focar no assunto principal, apesar dos mecanismos de buscas preferirem textos mais longos, isso não quer dizer que ele tenha que ser confuso.
Quanto mais objetivo e focado os textos, mais serão compreendidos pelo consumidor. Ainda mais se tratando de uma página de produtos, em que ele quer informações rápidas de serem assimiladas.
5 – Revise
Depois de escrever o seu texto, um dos pontos mais importantes é revisão. Veja se todos os aspectos do produto foram mencionados e também se existe algum tipo de erro de digitação.
Se você seguir essas dicas, com certeza será muito mais fácil fazer os descritivos dos seus produtos. Pronto para escrever o melhor texto para o seu produto?
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