O dia do motorista é um reconhecimento aos habilitados e, especialmente, profissionais. Veja quais ações você pode fazer na data!
O Dia do Motorista é comemorado em 25 de julho. A celebração ocorre no mesmo dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, e também dos peregrinos, barqueiros e viajantes.
A data é uma forma de reconhecer todo o empenho dos motoristas profissionais, que transportam cargas e pessoas pelas tantas estradas e rodovias, de norte a sul do país. É uma forma de respeito e valorização destes profissionais que, por vezes, enfrentam jornadas exaustivas em suas rotinas. Além disso, porque possuem um trabalho fundamental na mobilidade das pessoas e para o desenvolvimento e funcionamento do país.
Se você tem uma empresa relacionada ao universo automotivo e ainda não colocou a data em seu radar, vale muito a pena considerá-la! Ela pode ser uma ótima forma de reconhecer seus clientes e estreitar a relação entre vocês.
A seguir explicamos mais detalhes sobre a data!
Quando é o dia do motorista?
O dia do motorista foi criado em 21 de outubro de 1968, através do Decreto nº 63.461. A data escolhida para a celebração foi o dia 25 de julho. Isso porque a data é também o Dia de São Cristóvão, que é o protetor de motoristas, peregrinos e viajantes em geral.
Conta-se que São Cristóvão carregou uma criança nas costas, cujo peso ficava a cada hora maior, mas que com muito custo conseguiu chegar a outra margem. A criança era Jesus e que carregava o peso do mundo nas costas. O nome Cristóvão, aliás, representa “aquele que carrega Cristo”. E é por conta dessa jornada, que ele se institui como o protetor de todos aqueles que peregrinam, viajam, se movem e o dia dos motoristas foi adotado na data de sua celebração.
Motoristas no Brasil
O Brasil tem mais de 82 milhões de condutores habilitados em seu território, segundo dados do Senatran, sendo 12 milhões deles motoristas profissionais, segundo a mesma fonte. Apesar disso, ainda há um déficit de 1,5 milhão de motoristas profissionais de ônibus e caminhão no Brasil.
Já no setor de aplicativos, como Uber, Ifood e outros, é formado por 1,66 milhão de pessoas trabalhando como entregador e motorista através deles.
No setor de entregas, o meio de transporte rodoviário de cargas é o mais utilizado no país, sendo realizado através das rodovias e estradas em carretas, caminhões e outros veículos. Hoje 75% da produção do Brasil é transportada por meio do modal rodoviário, o que torna os motoristas fundamentais na nossa cadeia logística.
Por conta disso, os motoristas, sejam eles de mercadorias ou de pessoas, possuem um forte papel na economia do país. Eles são uma fatia importante de trabalhadores e transportam cargas fundamentais para movimentar o desenvolvimento do país.
Há muitos motoristas no país, e que fazem um trabalho fundamental no nosso dia a dia. E se você compreende isso e trabalha com profissionais do setor, ou em departamentos de veículos, ou ainda com peças de reposição para autos, motos e caminhões, lidando diretamente com motoristas, vale a pena colocar a data em seu calendário comercial e se planejar para ela!
Seja uma ação comercial ou até um lembrete sobre a data, parabenizando os motoristas profissionais neste dia, tomar ações na data pode fortalecer a relação entre seus clientes, parceiros ou colaboradores que atuem nesta área.
Como criar ações para o Dia do Motorista?
Criar ações em sua empresa para celebrar a data pode fazer muita diferença no dia a dia destes profissionais. Se você atua em setores que interagem com motoristas e motoristas profissionais, que tal planejar algumas iniciativas que podem ajudar a melhorar a relação de vocês? Veja algumas dicas!
1 – Mensagens para celebrar a data
Se você já tem uma base de clientes com CNH, e tem essa informação para segmentar seus e-mails ou correspondências, que tal mandar uma mensagem especial para eles na data? Claro, isso também pode ser feito via redes sociais da sua empresa, se fizer mais sentido pra você.
Às vezes um pequeno gesto de atenção a seus clientes e parceiros pode ajudar a alegrar o dia deles e melhorar a relação entre vocês.
2 – Promoções no departamento
Se você vende produtos de interesse dos motoristas, que tal aproveitar para criar promoções exclusivas na data?
Você pode criar uma promoção para toda uma categoria de autopeças, por exemplo, para todos que tiverem CNH ou ainda escolher itens especiais com foco nos motoristas profissionais. Você pode criar um cupom para eles ou baixar preços diretamente na sua loja, site ou marketplace onde vende.
3 – Produtos exclusivos
Sua indústria ou loja podem planejar uma linha com itens exclusivos para motoristas profissionais.
Você pode criar um portfólio de vendas recorrentes para os motoristas, que facilite o dia a dia deles. O sortimento pode incluir itens úteis, relevantes para aumentar a segurança deles, ou que confiram um aspecto de exclusividade e profissionalismo.
4 – Brindes para os principais clientes
Seus clientes mais engajados podem ser premiados com brindes ou serem chamados para um evento especial com você, como um almoço ou café da manhã.
Essa “premiação” pode ajudar a melhorar o relacionamento de vocês, estreitando laços e dando maior abertura para futuras oportunidades de negócio.
Com estas dicas, você pode aproveitar para engajar motoristas que interagem com sua empresa no dia mais especial para eles!
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