Dia dos solteiros: o que é e quando acontece?

por Americanas

23 de outubro de 2024

Apesar de ainda não ser uma data comercial muito popular no Brasil, o Dia dos Solteiros, tradicionalmente comemorado na China, aos poucos, vem conquistando o comércio e o público brasileiro. 

Do outro lado do mundo, os chineses aproveitam o Dia dos Solteiros, celebrado em 11 de novembro, para se auto presentear. 

Tudo começou em 1993 como uma brincadeira de quatro estudantes universitários que decidiram criar um evento que fizesse frente ao Dia dos Namorados, tão celebrado, mesmo que em datas diferentes, em todo o mundo. Inclusive, aí está o motivo da data ser comemorada em 11/11, ou seja 1 -1- 1-1: os quatro estudantes solteiros em questão, um ao lado do outro, celebrando. 

Em 2009, uma grande varejista chinesa decidiu adotar a data como o seu evento focado em descontos. Algo semelhante à Black Friday, criada nos Estados Unidos e já tão difundida no mundo. Foi a partir daí, que a importância da data passou a ser significativa para o mercado.

O impacto econômico do Dia dos Solteiros

O impacto do Dia dos Solteiros é impressionante, especialmente na China, onde o evento movimentou cerca de US$ 56 bilhões em 2020, consolidando-se como a maior data de compras do país. A China, com seu vasto mercado consumidor e a predominância do e-commerce, encontrou no Dia dos Solteiros uma oportunidade ímpar para impulsionar as vendas, com grandes varejistas oferecendo descontos agressivos em uma ampla gama de produtos.

Para se ter uma ideia, o provedor de dados Syntun estimou que o GMV total nas principais plataformas de comércio eletrônico aumentou 2,1%, para 1,14 trilhão de yuans (aproximadamente US$ 156,4 bilhões) em 2023. A estimativa da consultoria Bain foi semelhante, alegando que as vendas do Dia dos Solteiros atingiram 1,15 trilhão de yuans em 2023.

Dia dos Solteiros no mundo

Com a internet é possível fazer com que milhares de pessoas fora do seu país conheçam sua cultura e os costumes locais. Já o e-commerce permite que lojistas vendam seus itens para diversos países – inclusive o Brasil. E é assim que a China vem conseguindo disseminar o Dia dos Solteiros e levá-lo para outros mercados. 

Como a cultura do desconto na internet ainda é muito forte, aos poucos, a data vem ganhando espaço, se tornando mais uma oportunidade para o consumidor, de diferentes países, e gerando mais vendas para os lojistas. 

Quando o Dia dos Solteiros chegou ao Brasil?

No Brasil, a data começou a ganhar mais relevância a partir de 2019, quando a Americanas trouxe o evento ao país, oferecendo aos consumidores brasileiros a oportunidade de participar da celebração com ofertas especiais. A iniciativa trouxe produtos importados da China para o mercado brasileiro, criando uma conexão direta com o conceito original da data.

Com o crescimento da globalização e a facilidade proporcionada pelo e-commerce, o Dia dos Solteiros está se expandindo além das fronteiras da China e atingindo mercados de todo o mundo, incluindo o Brasil. Esse movimento é favorecido pelo aumento da presença de plataformas digitais e varejistas internacionais, que têm ampliado suas ofertas e disseminado a cultura do desconto em eventos globais.

dia dos solteiros - interna

A importância do Dia dos Solteiros no calendário comercial brasileiro

O Dia dos Solteiros chega para reforçar ainda mais a importância de novembro como um dos meses mais movimentados para o comércio no Brasil. Além de já contar com a Black Friday e a Cyber Monday, dois grandes eventos de vendas, o mês agora também se destaca com a celebração do Dia dos Solteiros.

Com o potencial de se tornar uma das datas mais relevantes para o comércio brasileiro, o Dia dos Solteiros mostra que o mercado nacional está cada vez mais aberto a novas tendências globais e pronto para abraçar oportunidades de crescimento.

Como aderir ao Dia dos Solteiros?

  • Faça um estudo de mercado para entender quais os produtos mais procurados neste período e se o seu negócio se encaixa nele;
  • Estude o seu negócio e se planeje. Afinal, no mesmo mês existem datas comerciais de forte impacto operacional;
  • Analise sua margem de lucro para entender como você pode dar descontos nesta data e entrar para o grupo dos desbravadores do Dia dos Solteiros no Brasil;
  • Tenha atenção com a Black Friday, já que para aproveitar esta outra data, com maior influência no Brasil, você precisa ter o menor preço nos últimos 60 dias, conforme recomendações do Procon!

Fique de olho nas datas comemorativas!

O Dia dos Solteiros vem para reforçar a importância de novembro no calendário comercial no Brasil. O mês já traz a Black Friday e a Cyber Monday como grandes eventos, que deixam os clientes atentos e dispostos a comprar mais do que comum, devido às ofertas. 

Mas existem diversas datas que podem ser interessantes para a sua loja e o seu público, basta entender como trabalhá-las. Então, não deixe de acompanhar o calendário anual do varejo.

Leia também:

Esquenta Black Friday: o que é e como se preparar?

O que é Cyber Monday e como aproveitar a data para vender seus produtos?

Vender na Americanas: guia completo e estratégias 

Americanas

O marketplace da Americanas é a plataforma para você vender seus produtos em uma das maiores vitrines online do Brasil. Conte conosco para vender e desenvolver seu negócio!

veja ainda:

natal - destaque

Natal: tudo para aproveitar as oportunidades da data

O Natal é uma das datas mais importante para o comércio brasileiro. Veja como se destacar O Natal é, sem dúvida, uma […]

black friday da americanas - destaque

Black Friday da Americanas: o protagonista é o seu negócio  

A Black Friday da Americanas tem história. E há muitos anos traz diversas oportunidades para lojistas “e clientes de todo […]

automação de marketing - destaque

Automação de marketing: como otimizar processos e resultados

A automação de marketing é uma estratégia excelente para otimizar processos e maximizar resultados A automação de marketing é uma ferramenta poderosa […]