Distribuidora de cosméticos no atacado: o que você precisa saber

por Americanas

2 de março de 2023

Entenda tudo que é necessário para você montar a sua própria distribuidora de cosméticos no atacado

Então, você quer montar uma distribuidora de cosméticos no atacado? Essa pode ser uma ótima alternativa para começar a sua jornada empreendedora e impulsionar seus lucros, ainda mais porque a indústria de cosméticos não para de crescer! 

Segundo a 46ª edição do relatório Webshoppers, da Ebit/Nielsen, a categoria de perfumaria e cosméticos cresceu 24% no primeiro semestre de 2022. Entendeu o tamanho do potencial desse mercado? 

Para te ajudar nessa jornada de se tornar uma distribuidora de cosméticos no atacado, separamos algumas dicas e possíveis dúvidas que podem surgir no caminho. Confira: 

1 – Estruture o seu negócio 

O primeiro passo para abrir a sua distribuidora de cosméticos no atacado é criar e registar sua empresa obtendo um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). 

Essa documentação garante uma série de vantagens para o seu negócio como: emissão de nota fiscal, cobertura do INSS, acesso a crédito bancário e até descontos e melhores condições de compra com fornecedores. Claro, além de passar mais credibilidade e segurança aos seus parceiros e clientes.  

Em seguida, você deverá buscar outro documento que garante a funcionalidade da sua empresa: a CNAE de varejista. A Classificação Nacional de Atividades Econômicas é uma regularização que identifica as atividades econômicas do seu CNPJ e assegura que a sua loja está em ordem para prestar atendimento ao consumidor final. 

Caso você opte por abrir um comércio físico, também será preciso verificar quais são as licenças e alvarás de funcionamento necessários para garantir a legalidade da sua operação. 

  • Defina o seu plano financeiro 

Esse também é o momento de estruturar a parte financeira da sua empresa para garantir o funcionamento dela.  Então, comece entendendo qual o capital social disponível para iniciar o seu negócio e quais serão as fontes de recursos. Além disso, anote todos os investimentos que você pretende fazer no seu negócio, contabilizando desde as despesas fixas até as variáveis. 

Calcule também qual é o seu capital de giro, ou seja, qual o dinheiro que possui reservado para suprir as necessidades financeiras da sua empresa a longo prazo. 

Estipule também os custos para compra dos produtos e para manter a operação, e faça uma previsão do preço de venda. Assim, você terá uma maior previsibilidade do quanto precisa receber para cobrir todos os custos e ter um negócio lucrativo. 

Nesse momento, você também pode recorrer a um contador para te ajudar com todos os detalhes e verificar exatamente quanto custa montar uma distribuidora de cosméticos no atacado. 

2 – Pesquise muito e escolha um canal de atuação 

Após estruturar e registrar sua empresa, o próximo passo para montar a sua distribuidora de cosméticos no atacado é definir como você irá atuar no mercado. E não tem forma melhor de entender isso do que realizando uma boa pesquisa de mercado

Comece sua pesquisa buscando conhecer mais profundamente o varejo de cosméticos, tanto no ambiente físico quanto no digital, e procure entender quais são as tendências do segmento e o comportamento de compra dos consumidores. 

Conhecer o seu público-alvo e o comportamento dos seus clientes é primordial para fazer algumas definições do seu negócio, como o canal de venda que será utilizado, por exemplo. 

Isso porque quando você entende quais são as dores e necessidades dos seus consumidores, fica mais fácil escolher como a sua distribuidora de cosméticos irá atuar no mercado. Isso é: onde você irá realizar suas vendas!

Você pode montar um comércio físico ou optar por vender no e-commerce, mas independentemente da sua escolha, não se esqueça de adquirir um local para armazenar corretamente os seus produtos.

Em ambos os casos, também é interessante pensar em uma estratégia de divulgação do seu negócio nas redes sociais, por exemplo. Esse investimento em marketing digital será essencial para que a sua distribuidora ganhe visibilidade e os clientes cheguem até você. 

3 – Escolha os produtos que você irá vender 

A categoria de cosméticos é bem ampla, e você pode optar por trabalhar com um nicho de produtos mais específico, como cosméticos para cabelo, ou até ter uma distribuidora mais ampla, mas que foca em determinadas marcas ou segmentos – por exemplo, com produtos naturais, mais premiums ou até mais acessíveis. 

Se você já definiu um nicho de produtos, você pode aproveitar as pesquisas da etapa anterior para conhecê-lo melhor. Agora, se você ainda não escolheu um, se beneficie desse momento para observar os itens que estão em alta, quais são as marcas mais vendidas no Brasil e entender qual deles tem mais a ver com você – escolher uma categoria que você conheça profundamente é primordial. 

Para te ajudar nesse momento, separamos alguns exemplos de nichos de produtos e até alguns itens que compõem cada um desses segmentos, confira: 

  • Produtos para o cabelo: shampoos, condicionadores, cremes de hidratação, tinturas, entre outros. 
  • Produtos para as unhas: esmaltes, hidratantes, acetona, acessórios e mais. 
  • Maquiagens diversas: base, batom, sombra, blush, máscara para os cílios, entre outros. 
  • Produtos para a pele (rosto e corpo): hidratantes, protetores solar, esfoliantes, entre outros. 

Em um primeiro momento, é interessante que você foque em um nicho de cosméticos específico, dessa forma, você vai se habituando ao segmento e tem menos despesas. Com o tempo, conforme a sua distribuidora ganhar força no mercado, você pode diversificar o seu sortimento.

Assim, na hora de buscar seus fornecedores, você também consegue realizar sua busca de forma mais alinhada com os objetivos do seu negócio. 

4 – Busque bons fornecedores de cosméticos

Nos últimos anos, com a acelerada digitalização dos processos de compra e venda, esse processo de busca por fornecedores ficou ainda mais fácil. Com uma simples pesquisa na internet, você entra em contato com diferentes marcas e fornecedores de diversas regiões – pode ser até um fornecedor de outro Estado.  

Porém, independentemente se a sua loja é digital ou física, contar com um fornecedor que atue na sua região pode fazer uma grande diferença nos resultados do seu negócio. Afinal, com essa proximidade da sua loja ou do seu estoque, você consegue reduzir custos com logística e negociar melhores prazos para a entrega dos produtos, agilizando esse processo. 

Caso você vá fazer uma busca física, comece visitando alguns pólos de venda, como o Brás e a 25 de março, em São Paulo, por exemplo, e depois estenda a sua busca para outras regiões. 

Além da localização, outros dois fatores essenciais, que devem ser analisados na hora de buscar um fornecedor para a sua distribuidora de cosméticos no atacado são: preço e formas de pagamento. Principalmente porque esses quesitos irão impactar diretamente o precificação dos seus produtos e, consequentemente, a sua margem de lucro

Além disso, melhores preços na hora de comprar seus cosméticos podem ser uma garantia para que você faça ofertas mais atrativas na sua distribuidora, oferecendo um melhor custo-benefício aos seus clientes e fazendo com que você se diferencie dos seus concorrentes.

Pensando nisso, ter fornecedores fisicamente mais próximos da sua operação pode ser um diferencial para facilitar todas as negociações, seja por melhores preços, formas de pagamento variadas ou até prazos diferenciados. 

distribuidora de cosméticos no atacado - interna

5 – Faça a gestão financeira da sua distribuidora de cosméticos no atacado

Para garantir o funcionamento e a sustentabilidade do seu negócio, é essencial ter uma boa gestão financeira. Por isso, separamos alguns pontos de atenção para garantir que a sua distribuidora de cosméticos no atacado entregará resultados consistentes:

  • Atenção ao seu fluxo de caixa 

O fluxo de caixa nada mais é do que o fluxo de entrada e saída de dinheiro, ou seja, todos os pagamentos e recebimentos que a sua distribuidora realiza. Tudo deve ser registrado de forma minuciosa, facilitando o seu planejamento financeiro e todas as tomadas de decisão do seu negócio. 

  • Tome decisões estratégicas

Um bom planejamento traz mais segurança e agilidade para as decisões do seu negócio. Por isso, preste atenção no comportamento de compra dos seus clientes e na saída dos seus produtos: tem produtos que saem mais? Produtos parados no estoque? Ações que trazem mais resultados? Períodos com mais ou menos vendas?

Tudo isso deve orientar o seu planejamento para todas as suas vendas mais estratégicas e os seus resultados aumentarem ao longo do tempo. 

Agora que você já tem todas as dicas para abrir e manter a sua distribuidora de cosméticos no atacado, chegou a hora de colocar tudo que você aprendeu em ação. Organize o seu negócio e boas vendas!

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