Saiba como executar a melhor estratégia pra uma boa divulgação de produtos, que conquista clientes e aumenta suas vendas.
Entender sobre as melhores estratégias para fazer a divulgação de produtos da sua loja é essencial para impulsionar o seu negócio. Afinal, existem algumas ações nesse processo que podem fazer a diferença nos resultados total das suas vendas.
Com o crescimento dos e-commerces nos últimos anos, vender produtos online sem antes estruturar uma boa estratégia de divulgação abre uma grande margem para o desperdício de oportunidades valiosas nesse mercado em pleno crescimento.
O faturamento do comércio eletrônico brasileiro chegou a R$ 262,7 bilhões em 2022, representando uma alta de 1,6% em relação ao ano anterior, segundo dados da NielsenIQ Ebit Brasil. Ou seja: se você tem um negócio online e notou que seus produtos estão acumulando no estoque ou que o potencial de vendas poderia ser maior, é hore de recalcular a rota e reavaliar a forma de como seus produtos estão sendo divulgados.
Também é essencial ter em mente que, como tudo, existem algumas ações tradicionais que dão resultados surpreendentes quando o assunto é dar aquele gás na taxa de conversão da empresa. Entretanto, algumas outras ações pontuais podem ser a grande virada de chave que você está procurado para a divulgação de seus produtos com assertividade!
Quer saber o caminho das pedras? Continue lendo esse artigo e confira algumas dicas para mudar o seu cenário de uma vez por todas.
1 – Conheça bem o seu público
O primeiro passo quando se pensa em divulgação de produtos é conhecer o público do seu negócio. Para isso, além do público-alvo, é essencial definir com atenção a persona da sua empresa, que nada mais é do que a representação fictícia do seu cliente ideal. Ou seja, quem é o seu consumidor, como ele pensa, como se comporta, o que busca em termos de produtos e serviços, e assim por diante.
Quando você tem um bom conhecimento sobre a persona do seu negócio, fica muito mais fácil estruturar uma campanha de marketing que trará resultados ou qualquer outra estratégia para fazer a divulgação dos seus produtos. E o motivo de tudo isso é simples: você vai falar e atingir as pessoas certas, aquelas que realmente estão interessadas nos itens que você está oferecendo.
2 – Observe a concorrência
Quando você analisa seus concorrentes, fica muito mais fácil ter uma visão daquilo que está dando certo e também daquilo que não está gerando resultados tão significativos. Feito isso, você pode discernir o que poderia também ser aplicado nas estratégias de divulgação de produtos do seu negócio e apostar em diferenciais.
Lembre-se de que você não vai copiar a concorrência, mas sim, entender melhor o seu mercado de atuação e ter uma visão mais realista do que pode, ou não, funcionar para o seu negócio.
3 – Crie um plano de marketing
Com a persona definida, o próximo passo é criar um bom plano de marketing, levantando todas as informações necessárias para o time da área alcançar com sucesso o objetivo traçado que, no caso, é a divulgação de produtos.
Lembre-se de estabelecer metas realistas, definir um orçamento para as ações de divulgação e criar um cronograma para cada etapa. Feito isso, podemos partir para as próximas dicas!
4 – Aposte em marketplaces
Está pensando em vender ou já vende seus produtos online? Bom, então saiba que divulgá-lo em um espaço onde há vários potenciais consumidores, como os marketplaces, é a pedida certa!
Quando você coloca sua loja em vitrines como o marketplace da Americanas, por exemplo, que tem milhões de acessos diários de consumidores potenciais, você aumenta não só a visibilidade dos seus produtos como também as possibilidades de conversão pra clientes de todo o Brasil!
E tem mais: quando você anuncia em marketplaces, você conta com sites que transmitem grande credibilidade ao consumidor, tanto no aspecto de confiança dos vendedores quanto na segurança de dados pessoais e informações de pagamento. Lembre-se de que pontos como esses são muito importantes para produtos e empresas que ainda estão construindo uma reputação na internet.
O melhor de tudo é que colocar sua loja nas vitrines da Americanas e vender pra clientes de todo o Brasil é fácil, descomplicado e você não paga nada para começar. Assim, você tem muito mais segurança para dar esse passo e ampliar seu negócio.
5 – Marque presença nas mídias sociais
O ponto forte de apostar nas mídias sociais para divulgar seus produtos é a ampla gama de canais e estratégias que podem ser colocadas em prática.
Por exemplo, se você tem um foco em impactar grandes audiências, pode ser interessante investir no Facebook e Instagram, com a possibilidade de alcance orgânico e também investir em publicidade paga. Anúncios segmentados e uma estratégia criativa de conteúdo ajudam a mobilizar o público e posicionar o produto no mercado.
Caso as imagens sejam o diferencial para seu produto, além do Instagram, o Pinterest também pode ser a pedida certa. Este canal não apenas permite ações de publicidade pagas, mas também conta com usuários ávidos por novidades e imagens interessantes. Com isso, a plataforma do Pinterest pode ser uma excelente opção se você tem uma loja do segmento de moda, por exemplo, e deseja formar uma audiência engajada com seus produtos.
6 – Conte com os influenciadores e afiliados
O sucesso e visibilidade de influenciadores digitais é uma excelente ferramenta para divulgar seus produtos pela internet. Isso porque, os influenciadores têm um forte potencial para ajudar a aumentar não só o alcance de produtos, mas de uma marca como um todo. Afinal, os consumidores gostam de receber dicas e saber a opinião dessas personalidades quando o assunto é compra de produtos e serviços.
Segundo pesquisa da Influency.me, 40,4% das grandes empresas têm investido em marketing de influência. E tem mais: 26% das microempresas, 8,3% das médias e 15,4% das pequenas empresas também apostam no trabalho dos influenciadores.
Além de contar com influenciadores, também vale a pena criar um programa de afiliados que garanta o pagamento de uma comissão para cada venda gerada. Existem ferramentas exclusivas para essa tarefa, como Hotmart, Lomadee, Zanox, entre outros.
Para não errar na hora de escolher bons influenciadores e afiliados, estude o mercado e descubra quais abrangem o seu nicho de mercado, analise quais deles fazem mais sentido npara divulgar seus produtos e tente estabelecer parcerias que façam sentido.
7 – Envie e-mail marketing
Fazendo a divulgação dos seus produtos por e-mail você tem uma excelente possibilidade de customização em praticamente todos os aspectos do perfil do consumidor, como renda, sexo, profissão, interesses, entre outros.
Entretato, para ter sucesso nessa estratégia é essencial contar com listas de e-mail com endereços que tenham sido fornecidos pelo usuário (opt-in). Além disso, a frequência no envio das mensagens também é altamente importante. Usar listas de contato compradas ou fazer o envio constante de mensagens irrelevantes pode causar um efeito oposto para seu negócio, com prejuízos à imagem e à reputação da sua loja.
Bônus: promoções e sorteios
Vantagens como promoções e sorteios costumam chamar a atenção dos consumidores. Promoções de lançamento, campanhas de desconto e sorteios são ótimas formas de divulgação de um produto na internet.
Em alguns casos, pode até ser que valha a pena aceitar uma margem de lucro menor em troca da visibilidade e repercussão do produto. Entretanto, é necessário avaliar com atenção e segurança para evitar prejuízos. Tenha em mente também que, mais do que proporcionar uma vantagem para o potencial consumidor, é fundamental apostar em uma divulgação massiva dessa campanha.
O uso de gatilhos mentais como a escassez (restam poucas unidades) ou urgência (somente hoje) também são excelentes ferramentas para o sucesso da promoção. Também é essencial definir regras claras e precisas. Assim, você se protege de consumidores que querem tirar apenas vantagens da sua oferta.
Conclusão
Como você pode notar, mesmo com a concorrência intensa, ainda existem formas criativas e eficientes para destacar seus produtos na internet e ter uma divulgação que traz bons resultados.
O importante é sempre ter em mente que, para que suas estratégias tenham o resultado almejado, é fundamental ter um planejamento consistente. Para isso, defina um orçamento, selecione as estratégias mais adequadas e mensure constantemente os resultados para acompanhar a eficiência. Lembre-se de que, se for preciso, fazer ajustes ou investir em outros canais de divulgação é essencial e faz parte do processo.
Leia também:
Preço de referência: o que é essa estratégia e como usá-la?
Smart Display: o que são e como utilizá-las pra se destacar?
Como vender mais? 8 dicas para você se destacar