Cuidados na postagem e embalagem do produto no marketplace

por Americanas

3 de maio de 2018

A embalagem do produto bem feita e postagem no prazo podem ajudar muito na experiência do cliente com sua loja. Veja como fazer isso

A embalagem do produto vendido no marketplace exige um cuidado especial já que ela precisa proteger o item, informar o cliente e transportadora sobre necessidades especiais de manuseio e garantir excelência na qualidade e experiência da entrega.

Além de segurança para o produto, é preciso haver transparência nas informações para todas as partes envolvidas. Por isso, a etiqueta e nota fiscal são itens básicos e que devem acompanhar todos os produtos.

Abaixo estão algumas dicas sobre os cuidados que você deve ter na postagem e embalagem do produto no marketplace.

Embalagem original

Alguns produtos como os eletrônicos, eletrodomésticos, alimentos e itens de cama, mesa e banho, por exemplo, já possuem embalagens do fabricante adaptadas para conservar e melhor apresentar informações do produto.

Nestes casos, a recomendação é manter todas as embalagens originais e apenas fazer uma embalagem exterior, apropriada para a entrega do produto na transportadora. Jamais retire os produtos da embalagem original.

embalagem do produto - interna

Itens frágeis

Tenha um cuidado adicional com itens frágeis, como copos, pratos, xícaras e até mesmo celulares e outros itens que exigem maior cuidado durante o manuseio.

Nestes casos, nunca coloque o item apenas em uma caixa comum, mas lembre-se de preencher os entornos do produto com isopores (loose fill packing peanuts) e/ou envolver o produto em plástico bolha.

Não deixe brechas: sempre utilize recursos para preencher os espaços vazios dentro das caixas.

Também lembre-se de acrescentar sinalizações externas para indicar a existência de itens frágeis dentro da caixa. Isso ajudará o transportador e os próprios clientes a terem maior cuidado ao manusear a embalagem.

Etiqueta de envio e nota fiscal

Antes de enviar o item, também será necessário afixar a etiqueta do pedido na parte externa da embalagem.

Caso utilize Americanas Entrega, será possível emitir a sua PLP (pré-lista de postagem) no Portal Parceiro, agrupando as etiquetas necessárias para enviar os produtos. Depois será necessário imprimir, recortar e colar a etiqueta na embalagem correspondente.

Outro ponto muito importante é lembrar de emitir e também enviar a nota fiscal da compra para o cliente.

Transporte adequado

Da mesma forma que você teve cuidado para embalar o produto, é importante contar com transportadoras que também zelem pelo produto.

Tanto a empilhagem dos itens dentro de caminhões de transporte, quanto o manuseio durante transporte e entrega, devem ser feitos cuidadosamente.

A Americanas Entrega, por exemplo, possui parceiros preparados para o transporte adequado dos produtos de nossos parceiros. Caso existam perdas e avarias associados exclusivamente ao transporte, o sistema irá ressarcir o eventual prejuízo.

Se você pretende utilizar uma transportadora própria, conte sempre com boas parcerias e que zelem pela acomodação das caixas e entrega do produto em bom estado para os clientes.

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