Facebook Ads: como usá-lo para divulgar os produtos da sua loja

por Americanas Marketplace

27 de janeiro de 2022

Conheça o Facebook Ads, o serviço de mídia paga da maior rede social do mundo que irá impulsionar as suas vendas 

Você já se deparou com alguns anúncios de produtos ou serviços no feed do Facebook? Essas peças são criadas pelas empresas por meio do Facebook Ads, um serviço de anúncios pagos oferecido pela própria rede social. 

O Facebook Ads ficou extremamente famoso principalmente pela diversidade de anúncios que permite criar, se tornando uma forte aliado às estratégias de marketing de empresas do mundo todo. 

Não é à toa que a ferramenta já é uma das mais utilizadas nesse modelo. E você também pode apostar no Facebook Ads para as suas campanhas de marketing e levar o seu negócio ainda mais longe. Confira como! 

Como o Facebook Ads funciona? 

O Facebook Ads é uma plataforma que permite que os usuários criem campanhas e anúncios personalizados para o Facebook e o Instagram

Um dos grandes destaques da plataforma é a customização dos anúncios, que permite diferentes tipos de personalização e segmentação do público para as peças. Você pode impactar seus clientes de acordo com gênero, idade, localização ou até com os interesses deles, tornando suas campanhas ainda mais assertivas. 

O Facebook Ads é efetivo? 

O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 130 milhões de usuários apenas no Brasil. Sendo assim, quando os anúncios do Facebook Ads são executados corretamente, com o formato ideal, direcionado para as pessoas certas e atrelado a uma estratégia multicanais, o resultado pode ser excelente. 

Porém, a efetividade dos anúncios no Facebook Ads é bastante relativa, uma vez que, ela depende dos diversos fatores que formam a sua peça, como o investimento estabelecido, a segmentação feita, o formato escolhido e até o prazo de veiculação da campanha. 

Por isso, os seus anúncios devem ser sempre bem pensados e definidos de acordo com as estratégias do seu negócio ou da campanha que a sua empresa está veiculando. 

Como criar um anúncio no Facebook Ads?

Primeiramente, é necessário que você tenha ou gerencie uma página no Facebook, ela será necessária para acessar a plataforma do Facebook Ads. 

O serviço é bastante intuitivo, mostrando todas as opções presentes em cada etapa e te ajudando em todas as tomadas de decisão. Mas, resumindo, o processo ocorre da seguinte forma: primeiro você escolhe um objetivo de campanha, depois seleciona o seu público-alvo, escolhe onde o anúncio irá veicular, define o orçamento e o formato da peça e faz o seu pedido. Depois, é só gerenciar as publicações e mensurar o seus resultados.

Vamos ver como isso ocorre passo a passo? 

1º. Escolha um objetivo de marketing

Todo anúncio tem uma meta ou resultado a ser atingido e é nesse momento que você irá definir esse detalhe. São mais de 10 opções divididas entre: reconhecimento, se você quer fazer as pessoas conhecerem a sua marca; consideração, para aqueles anúncios que pedem algum tipo de interação por parte do público; e conversão, se você quer que os internautas realizem alguma ação por meio do seu anúncio. 

facebook ads - interna

2º. Defina o seu público

Quem é o público que você quer que receba o seu anúncio? Impactar as pessoas certas pode ser a chave para alavancar os resultados do seu anúncio. Sendo assim, forneça o máximo de informações sobre o seu público: escolha interesses, idade, localização e outros detalhes que definem esse grupo. 

3º. Escolha onde o anúncio irá veicular

Nessa etapa, você irá definir o posicionamento do seu anúncio, que pode ser veiculado no Facebook, no Instagram, no Messenger ou até em todos. Ele também pode ser um stories ou aparecer no feed das redes sociais. Conheça todas as opções e escolha a que melhor atende a sua campanha. 

4º. Defina o seu orçamento

Quanto você irá investir na sua campanha? Você define o seu orçamento diário ou total e o intervalo de tempo em que ele irá rodar nas redes sociais. Automaticamente a plataforma mostrará o limite de gastos dos seus anúncios – lembrando que o Facebook Ads não gasta mais do que esse limite máximo estipulado. 

5º. Escolha o formato do seu anúncio

O seu anúncio pode exibir imagens estáticas ou vídeos. No total, a plataforma disponibiliza seis formatos de anúncios para serem escolhidos.

5º. Feche o seu pedido

O Facebook Ads utiliza um modelo de “leilão de anúncios” para determinar o que chegará para cada usuário em certo momento. Sendo assim, no momento em que você pede o seu anúncio, ele entra no leilão e passa a disputar com outros anunciantes. Clique aqui para saber mais. 

Gerenciando seus anúncios e mensurando resultados 

Quando o seu anúncio começa a ser veiculado, você pode acompanhar todos os seus resultados por meio do Gerenciador de Anúncios. Lá, você tem uma visão geral dos anúncios e acompanha cada detalhe, podendo até fazer os ajustes que achar necessário para o melhor desempenho das suas campanhas. 

Para mensurar seus resultados, acompanhe cada métrica oferecida pelo Gerenciador, como alcance, impressões e custo por resultado, entre outras. Esses dados podem ser customizados para que a plataforma mostre as métricas que melhor atendem às necessidades da sua campanha. 

Agora que você já sabe tudo sobre o Facebook Ads e como criar campanhas para impulsionar sua presença nas redes sociais e alavancar suas vendas, não perca tempo! Comece hoje mesmo e veja os resultados. 

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