Setor com maior avanço no faturamento nominal foi o de Turismo e Transporte, com alta de 54,4%
Ano após ano a Black Friday se mantém como a maior data do varejo, e em 2021 não foi diferente! A Cielo-ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado) comparou os resultados das vendas do dia 26 de novembro deste ano com o dia 27 de novembro de 2020, datas oficiais da Black Friday nos últimos dois anos.
No total, o varejo do Brasil na Black Friday registrou um crescimento de 6,3% no faturamento nominal em comparação com 2020. Enquanto isso, o e-commerce teve alta de 15,3% e o varejo físico cresceu 2%.
Apesar desse crescimento, quando comparamos os números de 2021 com o registrado em 2019, o resultado é outro. Em termos nominais, o faturamento do varejo em 2021 foi 9,1% inferior ao registrado dois anos atrás.
Destaques
O Setor de Turismo e Transporte foi o que apresentou maior avanço no faturamento nominal, registrando uma alta de 54,4% em comparação com o mesmo período de 2020. Já a maior queda registrada foi de 9% no segmento de Materiais para Construção.
Em questão de regionalidade, o Sul obteve o maior crescimento nominal durante essa Black Friday, com uma alta de 8,5% sobre o mesmo período de 2020.
Considerando também o dia pré-Black Friday, 25 de novembro de 2021, o varejo total teve crescimento de 7,8% no faturamento nominal em comparação com período em 2020 (dias 26 e 27 de novembro). O comércio eletrônico e o físico também apresentaram altas de 13,8% e 4,9% respectivamente.
Nesse período acumulado, o setor de Turismo e Transporte registrou aumento de 54,8% e o setor de materiais para construção teve recuo de 8,2% em relação a 2020. O Sul foi a região que seguiu apresentando o maior crescimento no faturamento nominal, com alta de 9,3% em relação aos dias 26 e 27 de novembro de 2020.
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