A Black Friday é uma das datas mais aguardadas por quem já vende no varejo. Isso porque em poucas horas de venda a data consegue movimentar um faturamento bem alto. Na Americanas Marketplace, por exemplo, a Black Friday 2018 gerou uma movimentação equivalente a 45 dias de vendas.
Costuma sair na frente quem se antecipa, planejando todos os pontos que precisa para vender e entregar bem durante a data, além de conhecer o mercado e produtos que deve apostar. Para isso, algumas ferramentas são fundamentais para orientar a estratégia do lojista que espera vender muito na data.
Pensando nisso, separamos uma lista com algumas ferramentas essenciais para você ajustar sua estratégia e vender muito na próxima Black Friday:
Lista com tudo que você precisa fazer até a próxima Black Friday
Para planejar suas vendas durante a Black Friday, é muito importante ter uma lista com tudo que você precisa gerenciar até a data.
Essa lista será um guia para suas ações de vendas e deverá ser consultada e atualizada o tempo todo, com aquilo que você já fez ou ainda precisa realizar.
A lista de ações é um importante direcionador para a Black Friday, ajudando você na organização de pré e pós-venda. Com esse grau de planejamento, fica fácil vender mais e entregar bem, atendendo todo o fluxo de pedidos que chegam durante esse período.
Infográfico com os itens mais buscados na Black Friday passada
Entre as ferramentas essenciais para vender durante a Black Friday, estão as soluções que te ajudem a conhecer os itens mais buscados durante a data.
Aqui, você pode se guiar por algum conteúdo que traga uma visão dos itens e categorias mais procurados na Black Friday passada. Essa visão pode te ajudar planejar melhor seu estoque e ações comerciais.
Para te ajudar, vale consultar o infográfico que criamos com os departamentos e produtos mais procurados na Black Friday passada.
Planilha para analisar seus produtos na Curva ABC
Outra ferramenta essencial é para analisar o comportamento de vendas de seus produtos dentro de um conceito conhecido como Curva ABC.
A Curva ABC, parte de um entendimento de que existe uma relação de 80-20 entre muitas das coisas com as quais lidamos. E que 20% dos esforços geram 80% dos resultados.
Falando da análise de seus produtos, por exemplo, seria entender que 20% de seus produtos mais vendidos são responsáveis por 80% de seu faturamento.
Essa percepção te ajuda a saber que é nestes 20% que você deve investir mais esforços, já que será uma atenção direcionada a uma quantidade – relativamente pequena – de itens de seu estoque, mas que gera muito retorno para sua loja.
A ordenação de produtos pela Curva ABC pode te ajudar a saber quais itens observar mais, destacar mais em ações comerciais ou, no caso dos menos vendidos, criar ações para torná-los mais atraentes.
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