Dicas para a gestão integrada do seu e-commerce nas principais datas do ano

por BSeller

21 de dezembro de 2022

A gestão integrada é uma importante ferramenta para o e-commerce e deve ser usada para aumentar vendas durante o calendário comercial

Em função do aumento de vendas nas datas comemorativas do calendário comercial, é fundamental que as lojas virtuais tenham uma maior organização, a fim de estarem preparadas para atender a demanda com máxima qualidade e agilidade.

Além de planejar estratégias para vender nestes períodos, deve ser dada total atenção à gestão integrada do seu e-commerce, lançando mão de soluções tecnológicas que ofereçam diversas funcionalidades para conseguir atravessar estes períodos e atingir os objetivos da empresa nas 12 principais datas comerciais, a saber: Carnaval, Dia da Mulher, Dia do Consumidor, Páscoa, Dias das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e Natal.

Confira algumas dicas de gestão integrada

Prepare seu calendário anual 

Planejamento é vital para assegurar bons resultados durante épocas sazonais: Saber que, em determinadas épocas do ano, as pessoas se reúnem para confraternizar e estão mais dispostas a consumir um pouco mais faz toda a diferença, tanto na organização dos processos de sua empresa, quanto na elaboração das estratégias de marketing.

Para explorar melhor as oportunidades, o melhor é elaborar um calendário anual. Se for feito com antecedência, fica bem mais fácil cuidar da seleção de produtos e estudar as ações que podem ser realizadas na atração dos consumidores.

O uso de um sistema de gestão integrado pode ajudar a organizar de maneira bastante precisa, as várias etapas de venda, estoque e logística que sua empresa precisará demandar para o melhor resultado de suas vendas nesses períodos.

Planeje seu estoque

Organizar o seu estoque vai permitir que você localize mais facilmente as mercadorias, realizar a separação e a conferência dos itens para o pedido do cliente. Por isso, uma boa dica para otimizar as entregas é, através de relatórios, identificar os itens mais vendidos para que sejam posicionados mais à frente que outros de menor demanda. Isso vai facilitar a rotina da equipe do estoque e agilizar todo o processo.

Tenha além disso um bom controle do seu estoque

Um estoque cheio de itens significa dinheiro parado. Por isso, de nada adianta ter um estoque abarrotado de itens se você não conhece todos estes produtos e não sabe suas médias de vendas ou o comportamento dos seus clientes. Nas datas comemorativas é essencial que você tenha estas informações à mão e para isso nada melhor que um sistema de gestão online para assessorar em todas as tomadas de decisão.

Além disso, mantenha um bom relacionamento com fornecedores e utilize o seu histórico de vendas, é possível chegar em um valor aproximado, garantindo que os itens não encalhem e, também, não faltem.

Como pode ser caro gerar estoque de uma hora para outra, planeje-se e vá adquirindo produtos com uma certa antecedência. Essa estratégia pode até garantir preços melhores e vantagem sobre a concorrência, já que você pode fazer algumas promoções antecipadas para aquecer o mercado.

Fique atento ao comportamento do seu público

Dentro de cada data comemorativa você vai trabalhar com um público diferenciado, por isso é fundamental que você conheça o comportamento deles, através de informações continuamente alimentadas através de seu sistema de gestão integrada. 

Analise estas informações e não só, avalie também a satisfação do cliente, para entender o seu comportamento. Além disso, faça pesquisas, inclusive aproveitando os canais digitais, como o e-mail ou redes sociais.

Monitore suas ofertas

Sempre que estiver trabalhando com datas comemorativas, fique atento à segmentação de seus clientes, para cada data específica os seus itens específicos, mas também cuide de monitoras as ofertas, brindes e serviços especiais para não perder o controle do negócio. Alguns exemplos:

  • Serviço de delivery/frete grátis a partir de um valor;
  • Oferecer diversas formas de pagamento e aceitar a maior quantidade possível de bandeira de cartões;
  • Fazer kits, cestas e embalagens personalizadas para presentes;
  • Ter programas de fidelidade, clube de descontos e cashback, que estimulam a satisfação e a fidelização de clientes, entre outros.
  • Lembre-se, as datas comemorativas são ótimas oportunidades para atrair novos consumidores para a sua loja. Por isso, capriche nos benefícios que puder oferecer para os seus clientes. 

O ideal é usar um sistema ERP para automatizar estas atividades, contando com uma gestão integrada do seu negócio e das suas estratégias de marketing, possibilitando maior controle de todas as ações que serão implementadas, de modo a não permitir falhas nos processos ou mesmo prejuízos causados pelas diversas possibilidades de ofertas especiais. 

Cuide do retorno

A cada campanha, é preciso mensurar os resultados. Dessa forma, é possível saber o que deu retorno às ações, quais ferramentas precisam ser melhoradas para um resultado mais eficaz e quais recursos podem ser aproveitados nas próximas datas comemorativas. Por isso, fique atento ao estudar seus retornos, um sistema de gestão integrada fornece todos esses dados com precisão.

Atenção ao carrinho abandonado

De acordo com pesquisas, 27% das pessoas que fazem uma compra em algum feriado, fazem uma segunda compra. Então, conseguir conquistar novos clientes é muito importante.

Avalie os dados de carrinho abandonado e identifique os motivos da desistência:

  • Alto valor de frete;
  • Site sem SSL;
  • Check out demorado;
  • Método de pagamento favorito não está disponível;
  • Transação negada pelo banco.

Em posse destes dados, trace estratégias para corrigir essas falhas e então conseguir converter o abandonado. Assim será mais fácil acertar nas promoções. Experimente oferecer frete grátis, brindes ou maior número de parcelas. 

Capriche no visual 

Dentro de seu padrão visual, você pode personalizar cores e destacar categorias de acordo com a data comemorativa. Caso a plataforma não permita muitas personalizações, crie banners interessantes, anunciando os principais produtos e destacando os maiores descontos.

Observe a concorrência, veja as categorias com porcentagens de descontos ou faixas de valores. Os banners podem atrair facilmente os clientes para essas páginas específicas. Se houver o lançamento de algum produto próximo a uma data comemorativa, aproveite para fazer um infográfico, explicando todos os seus benefícios, envie por e-mail e publique também nas redes sociais.

Capriche na página do produto, ela deve ter uma ótima descrição e fotos em alta resolução de vários ângulos. Mas não esqueça de otimizar as imagens, pois elas são um dos itens que mais pesam no carregamento da página e devido aos muitos acessos, seu site pode ficar muito lento.

gestão integrada - interna

Analise seus dados

Mensurar os resultados das campanhas não é importante apenas para ver qual foi o lucro, mas sim para identificar o que funcionou e o que precisa ser corrigido. Veja dados de acesso no site, do carrinho abandonado, páginas mais acessadas, feedback sobre o atendimento, produtos mais vendidos.

Um sistema de gestão vai permitir que você armazene e estude cada dado. Trace estratégias para correção dos problemas, estabeleça metas, intensifique o que funcionou e já comece os preparativos para a próxima data comemorativa!

Atenção ao pós-vendas

O relacionamento com o cliente não termina no momento em que ele finaliza o seu pedido. Então, para garantir que ele volte a comprar no seu varejo em demais datas comemorativas e nos dias comuns, crie um excelente relacionamento pós-vendas com ele.

Um sistema de gestão integrada que permite o atendimento e suporte adequado ao seu cliente a qualquer tempo da sua jornada de compra, ou após ele ter recebido o seu produto é fator primordial para que você mantenha com ele um canal aberto de confiabilidade em sua empresa.

Enviar pesquisas de satisfação e buscar saber a opinião do seu consumidor sobre o seu varejo também é importante. Ouça o que ele tem a dizer do seu negócio e verifique a possibilidade de colocar em prática as sugestões, caso elas sejam viáveis. Isso mostra que você não apenas escuta os seus clientes, mas também valoriza o que eles têm a dizer.

Reforce sua empresa com a tecnologia

Nos últimos anos, em especial depois do surgimento da Black Friday e, mais recentemente, com a pandemia, os acessos às páginas de vendas online têm crescido vertiginosamente, o que, em datas comemorativas pode atingir altos picos de demanda.  Por isso, todas as dicas aqui sugeridas não causam nenhum efeito positivo em seu negócio se a sua empresa não investir em uma gestão tecnológica.

Por isso, uma solução de gestão integrada (ERP) é essencial para que você possa controlar todos os processos de sua empresa, de modo a permitir se preparar e atravessar, com mais tranquilidade, os altos períodos de venda que representam as datas comemorativas do comércio. 

O ERP BSeller, por exemplo, possui uma tecnologia que permite que você organize e programe todos os processos do seu e-commerce para o melhor atendimento ao seu cliente. Todos os seus módulos integrados de Gestão (ERP), Atendimento (SAC), Logística (WMS) e Transporte (TMS) convergem para que você tenha em mãos todas as ferramentas para atender as demandas das datas comemorativas do varejo.

Soluções assim facilitam seu desempenho operacional nas datas de maior fluxo de vendas, permitindo que você absorva todo o potencial de lucro, garantindo a eficiência logística que o cliente espera encontrar.

Quer saber mais? Preencha o formulário e saiba como o BSeller pode ajudar seu e-commerce a se preparar para melhor atender aos seus clientes.

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BSeller

BSeller é a solução integrada de ERP e backoffice da americanas s.a. É a única tecnologia completa para backoffice de e-commerce, com módulos nativamente integrados de Gestão (ERP), Logística (WMS), Atendimento (SAC) e Transporte (TMS).

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