Confira o glossário do marketplace com as palavras mais importantes para quem quer se cadastrar e vender neste canal
O marketplace pode ser um assunto novo para muitas pessoas e é natural que alguns termos sejam confusos para quem ainda não está totalmente inserido nesse universo. Pensando nisso, a Americanas criou um glossário com os verbetes básicos do marketplace para quem quer entrar e vender neste canal.
O glossário do marketplace envolve termos desde o cadastro, até a integração e gestão deste canal. Confira!
Glossário do marketplace: termos que você precisa saber
Agrupamento: um item agrupado é um produto que possui variações de voltagem, cores e tamanhos. Um exemplo seria um mesmo modelo de calçado, porém, com várias numerações diferentes ou um secador de cabelo disponibilizado em 110 e 220 volts.
Americanas Advertising: sistema de anúncios patrocinados para destacar ofertas no site da Americanas.
Americanas Entrega: logística de entrega sem custo oferecida pela Americanas. Ver mais
API: Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicações). Trata-se de um mecanismo oferecido por algumas plataformas, ERP e integradoras, que facilita o processo de integração com o marketplace.
Avaliações dos clientes: é a nota que cada cliente dá para a compra que realizou. A nota média interfere no destaque que seus produtos recebem na Americanas.
B
BSeller: solução em ERP (software de gestão integrada) e logística da americanas s.a.
Boleto vencido: são todos os pedidos que não tiveram o boleto pago e por isso foram cancelados.
Buy box: é a caixa de compra na página de um produto, onde o consumidor clica para colocar o item em seu carrinho. Trata-se do espaço de maior destaque no marketplace. Ver mais.
C
Cadastro de produto: é a etapa onde você insere produtos na Americanas.
Cadastro massivo: processo que viabiliza o cadastro de até 100 itens de uma única vez através de planilha padronizado disponível no nosso portal.
Cadastro unitário: é o processo que permite o cadastro individual do produto do lojista através do Portal Parceiro.
Capacitação: área responsável por oferecer treinamentos e conteúdos educacionais aos parceiros recém-cadastrados ou que já vendem na Americanas.
Capital social: montante que a empresa possuía no momento em que foi aberta. Ver mais.
Caracteres especiais: símbolos do teclado como $, &, *, @ e outros.
Categorização: são níveis de classificação dentro da estrutura mercadológica de um departamento, que facilitam a busca do cliente por um nicho específico de produtos. Ex.: um guarda-roupa deve ser classificado na seguinte estrutura: Móveis > Guarda-Roupas.
Chargeback: quando o consumidor não reconhece a compra e pede estorno do valor pago (débito ou cartão de crédito).
Ciclo do pedido: todas as etapas necessárias para o atendimento de um pedido. Recebimento, Em entrega, Entregue.
CNAE: Classificação Nacional de Atividades Econômicas, padrão nacional que identifica as atividades vinculadas um CNPJ. Ver mais.
CND: Certidão Negativa de Débitos, documento que indica se uma empresa possui alguma pendência legal. Ver mais.
Código Americanas: é o código interno da Americanas que identifica o produto vendido em nossos sites. O mesmo que ID Americanas.
Comissão: valor cobrado pelo marketplace por cada venda realizada. Se a comissão for de 16%, por exemplo, isso significa que a cada R$ 100,00 movimentados por sua loja no marketplace, R$ 16,00 são repassados para a plataforma. Parte desse valor será utilizado para investimento em marketing e tecnologia.
Condição e limitantes: fica dentro da área de descrição do produto e ajuda a identificar elementos relacionados a compra, como pronta entrega, tempo de fabricação e etc.
CSV: é o formato de arquivo de texto que pode ser usado para trocar dados de uma planilha entre aplicativos.
Ciclo do pedido: todas as etapas necessárias para o atendimento de um pedido. Recebimento, Em entrega, Entregue.
Chargeback: quando o consumidor não reconhece a compra e pede estorno do valor pago (débito ou cartão de crédito).
CSV: é o formato de arquivo de texto que pode ser usado para trocar dados de uma planilha entre aplicativos.
D
Descrição do item: é o texto descritivo com as informações e características do produto.
Detentor do item: trata-se do parceiro que realizou o primeiro cadastro de um determinado produto.
Devolução: é o processo de devolução de uma compra feita por algum cliente. A política de devolução é tópico obrigatório para cadastrar sua Webstore na Americanas e ela deve estar sempre atualizada.
E
EAN: trata-se do código de barras do produto, composto por 13 dígitos e de uso universal para a identificação e rastreamento do item, funcionando como uma espécie de CPF digital. Essa informação está disponível na embalagem do produto. Um item vendido por diferentes empresas do Mercosul terá sempre o mesmo EAN.
e-CNPJ: versão eletrônica do CNPJ de uma empresa, que permite a assinatura eletrônica de documentos. Ver mais.
ERP: plataforma que centraliza a gestão do seu negócio. Pelo ERP é realiza a emissão de nota fiscal, por exemplo.
Estrutura mercadológica: representa o departamento em que seu produto será exposto e comercializado em nossos sites.
G
Ganhar buy box: conquistar destaque por possuir a melhor oferta – preço, frete, prazo de entrega, avaliação da loja – para o cliente final. Ganhar buy box significa ganhar a posição de destaque na tela de compra.
H
HTTPS: atesta que o site criptografa as informações do usuário, ou seja, torna a navegação mais segura.
Homologação de integração: algumas plataformas e ERPs permitem a integração direta ao marketplace. Para oferecer essa condição, elas são homologadas. Caso você não possua uma plataforma homologada, pode contratar uma integradora, que também facilita o processo de integração.
I
ID Americanas: é o código interno da Americanas que identifica o produto vendido em nossos sites. O mesmo que código Americanas.
ID item pai: é o código que identifica o agrupamento de seus produtos. Quando o cadastro for para um produto com variação, utilize o mesmo código para todo o agrupamento. Quando o cadastro for para um produto sem variação, utilize o código do seu SKU no campo de ID Item Pai.
ID parceiro: é o seu CNPJ.
Integrador de marketplace: plataforma que simplifica a entrada e gestão do marketplace.
Item pai: é o código que identifica o agrupamento dos produtos do parceiro. Quando o cadastro for para um produto com variação, utilize o mesmo código para todo o agrupamento. Quando o cadastro for para um produto sem variação, utilize o código do seu SKU no campo de ID Item Pai.
Itens ativos: são os produtos que o parceiro mantém ‘em linha’ no seu sortimento.
Itens publicados: é quando o item passou por todo o processo de liberação da Americanas e está refletindo nos sites.
Itens reprovados: é quando o item não cumpriu algum dos requisitos de cadastro e deve ser revisitado, conforme o erro indicado.
J
JPG: formato de imagem utilizado na Americanas.
M
Marketplace: site onde diferentes lojistas podem cadastrar e vender seus produtos. Ver mais.
Match: é um processo que identifica se o produto cadastrado já é comercializado em nossos sites com o intuito organizar a exposição do produto em um mesmo anúncio.
N
Nome item pai: é o nome de exibição do item principal, do agrupador. Exemplo: Guarda-Roupa Solteiro Havana Start Clean MDF 6 Portas 3 Gavetas.
Nome SKU: é o nome de um item incluindo suas variações de cor, tamanho, sabor e voltagem, conforme seu SKU. Exemplo: Guarda-Roupa Solteiro Havana Start Clean MDF Marrom 6 Portas 3 Gavetas e Guarda-Roupa Solteiro Havana Start Clean MDF Branco 6 Portas 3 Gavetas.
Nota fiscal de serviço: documento emitido pelo marketplace da Americanas pela prestação de serviço. Ver mais
Nota fiscal do produto: documento emitido pelo lojista para o cliente pela compra do produto. Ver mais
P
Palavras proibidas: termos que não podem ser utilizados ou que necessitam de alguma autorização para uso dentro do site da Americanas.
Performance de entrega: é o indicador do Portal Parceiro que demonstra se as entregas
dos pedidos estão sendo feitas dentro do prazo correto.
Pedidos abertos: pedidos abertos são todos os pedidos que estão em andamento.
Pedidos aprovados: são todos os pedidos que já passaram pela avaliação de pagamento
(cartão de crédito) ou que tiveram o boleto pago.
Pedidos baixados: é a maneira que você parceiro nos notifica que recebeu o pedido e que irá fatura-lo.
Pedidos cancelados: são todos os pedidos cancelados.
Pedidos encerrados: são todos os pedidos que já foram entregues ou cancelados.
Pedidos entregues: apenas os pedidos que já foram entregues ao cliente (excluindo
os cancelados).
Pedidos expedidos: são todos os pedidos que já foram entregues à transportadora.
Pedidos faturados: são todos os pedidos que já tiveram NF emitida.
Pedidos incluídos: são todos os pedidos feitos por clientes, mas que ainda não estão com pagamento aprovado.
Pedidos indisponíveis: são todos os pedidos que estão com o estoque zerado.
Pendência interna: é uma etapa do processo de cadastro na qual o item está em auditoria de conteúdo, validação de oferta, check de preço ou em processo de publicação nos sites.
Planilha de contingência: é uma planilha que todos os parceiros devem cadastrar como uma segunda opção de frete. Ela só é acionada quando a primeira opção de frete cadastrada está fora do ar. Ou seja, ela só deve ser utilizada em caso de emergência.
Plataforma: sua plataforma de e-commerce, caso tenha um. Algumas plataformas possuem integração direta com os marketplaces facilitando o cadastro de seus produtos.
Política de entrega: trata-se da política que cada parceiro segue para entrega de mercadorias vendidas na Americanas. A política de entrega é tópico obrigatório para cadastrar sua Web Store no site e deve estar sempre atualizada.
Portal plataforma: onde é possível acessar e gerenciar os pedidos de produtos.
Prazo de expedição: é o prazo necessário até despachar o produto para o cliente, incluindo o tempo de fabricação ou recebimento do fabricante e saída do centro de distribuição.
Preço único: quando o produto é comercializado nas três marcas – Americanas.com, Submarino e Shoptime – com o mesmo valor.
Produção: é uma das etapas do cadastro de novos produtos. Trata-se de uma área na Americanas que realiza a auditoria de todo o conteúdo enviado pelo parceiro no momento do cadastro, tais como: descrição, imagem, agrupamento, características técnicas, entre outros.
Produto inativado: quando, em qualquer etapa do processo, o produto é inativado pelo parceiro, por indisponibilidade, ou por alguma área interna da Americanas, devido a eventuais divergências.
R
Regra de detentor do anúncio: estabelece que o anúncio do produto terá a descrição cadastrada pelo detentor do item. Após a aprovação, essa informação só poderá ser alterada pela Americanas após uma análise da necessidade da mudança.
Reprovado produção: é quando o item não cumpriu algum dos requisitos de cadastro e deve ser revisitado, conforme o erro indicado.
S
SEFAZ: Secretaria da Fazenda. Órgão que controla informações fiscais em nível estadual.
Seller: nome dado ao lojista que vende no marketplace. Ver mais.
Seller box: espaço onde são agrupados os produtos dos sellers que vendem o item pesquisado pelo cliente.
Sintegra: Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. Documento central para troca de informações fiscais, incluindo controle de impostos e emissão de nota fiscal. Ver mais.
SLA: Service Level Agreement. É o prazo acordado de todos os fluxos da Americanas. Ex.: Os chamados do time de suporte precisam respeitar um SLA de atendimento.
SKU: Stock Keeping Unit. Trata-se de um código de um produto utilizado exclusivamente por uma determinada empresa para identificar itens de seu inventário, facilitando o controle de estoque. Um mesmo item possui um EAN único em qualquer lugar do mundo, mas pode contar com SKUs diferentes para cada empresa que o comercializa.
SkyHub: integradora de marketplace oficial da Americanas.
T
Tags HTML: atualmente o portal faz a inclusão automática de tags quando o seller faz a descrição dos novos produtos via cadastro manual. Alguns exemplos de tags HTML são os códigos: <br> para quebra de linha e <b> para negrito.
Tracking: é a atualização de status dos pedidos do Parceiro.
V
Variantes: trata-se das possíveis variações que um produto pode possuir, como: tamanho, sabor, cor e voltagem.
W
Web Store: espaço onde o consumidor pode conhecer sua loja dentro do marketplace. Na Web Store você exibe sua marca e conta um pouco mais de sua empresa.
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