Conheça o Google Analytics e veja como essa ferramenta pode potencializar a atuação do seu negócio
O Google Analytics é uma ferramenta do Google oferecida de forma gratuita para os usuários analisarem e monitorem o desempenho de seus sites por meio de métricas de tráfego, comportamento do usuário, conversão e mais.
Hoje, ela é considerada uma ferramenta essencial para as empresas varejistas que atuam de forma digital e desejam melhorar seu desempenho na internet. Afinal, conhecer profundamente seu público e os seus comportamentos de compra é fundamental para aprimorar a sua atuação online.
E isso acontece principalmente porque hoje o varejo é mais do que anunciar, vender e entregar os produtos aos consumidores. Eles buscam mais do que uma aquisição, eles querem uma experiência de compra diferenciada, e para conseguir encantar os clientes dessa forma, é necessário conhecer todas as suas dores, necessidades e expectativas.
De acordo com a pesquisa Tendências do Varejo 2023, realizada pela Opinion Box e Dito, 72% dos consumidores esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos.
Ou seja, para que a sua marca se diferencie, é necessário oferecer uma experiência única e personalizada. Para entregar isso, é conhecer profundamente os seus consumidores, e a única maneira de fazer isso é coletando dados e informações sobre o comportamento de compra dos clientes, e utilizando-as para construir um relacionamento cada vez mais alinhado com as expectativas deles.
E falando em experiência personalizada, a pesquisa ainda mostrou que 73% dos consumidores preferem comprar de marcas nas quais tiveram experiências personalizadas e 75% indicam marcas que oferecem experiências personalizadas.
Ou seja, quando você oferece uma experiência mais personalizada e alinhada às expectativas dos seus clientes, você conquista cada vez mais clientes fiéis, que vão comprar diversas vezes no seu negócio e ainda atrair novos consumidores.
E o que tudo isso tem a ver com o Google Analytics? A ferramenta é justamente o que você precisa para coletar e analisar todos esses dados de comportamento de busca e compra dos seus clientes.
Ou seja, o Google Analytics será um grande aliado do seu negócio no que diz respeito a personalização da experiência de compra e melhora de desempenho do seu negócio na internet. Continue lendo para saber mais sobre o Google Analytics e como essa ferramenta pode impulsionar o seu negócio.
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita de coleta e análise de dados que permite que empreendedores ou donos de sites e aplicativos tenham acesso a diferentes informações sobre o comportamento de seus clientes dentro de suas URLs.
Ele fornece insights valiosos sobre o tráfego do site, as aquisições dos usuários, a localização deles, as páginas que mais convertem e mais dados sobre o comportamento dos visitantes durante suas jornadas nesses sites.
Para coletar todas essas informações, o Google Analytics insere um código de rastreamento em todas as páginas do site cadastrado na plataforma. Dessa forma, ele consegue rastrear o comportamento dos usuários, incluindo métricas como número de visitas no site, tempo médio que os clientes passam em cada página e até a origem do tráfego do site – como redes sociais, campanhas de publicidade, pesquisa orgânica ou outras fontes.
Todos esses dados coletados são apresentados de forma detalhada em relatórios personalizados – podem ser diários, semanais ou mensais – que descrevem o desempenho do site de forma que o usuário possa otimizar sua operação e melhorar a experiência dos clientes, tornando todas as tomadas de decisão ainda mais ágeis e estratégicas.
Por que usar o Google Analytics?
O Google Analytics oferece diferentes dados e métricas que podem ser analisadas individualmente ou de forma conjunta para que você tome decisões mais assertivas em relação ao seu negócio, melhorando o desempenho do seu site e a experiência dos clientes que visitam ele.
Para conhecer profundamente os seus visitantes
Conhecer o público-alvo é fundamental para qualquer negócio que está começando. Afinal, antes de começar a vender um serviço ou produto, é essencial que você saiba para quem você está fazendo isso.
Porém, nesse quesito, é muito importante ir além do básico – isso é, gênero, idade, região, entre outras informações dos clientes. É necessário compreender o seu público e entender seus hábitos, necessidades, dores e expectativas – pois é aqui que o seu negócio entra oferecendo uma solução. Ou seja, você precisa entender o comportamento de compra deles, e é exatamente isso que o Google Analytics faz.
Com a ferramenta, você entende a forma como os seus consumidores se comportam durante a jornada de compra deles, desde o momento em que eles descobrem a sua marca até mesmo depois da primeira compra que eles fizerem.
Para conhecer o comportamento dos visitantes dentro do seu site
Com o Google Analytics, você consegue rastrear o tráfego do seu site e entender como os seus clientes estão interagindo com ele. Você pode monitorar quantas pessoas estão visitando o site, quanto tempo elas ficam em cada página, quais são as páginas mais visitadas e até aquelas que geram mais rejeição, ou seja, que levam esse visitante a abandonar o seu site.
Com esses dados, você pode analisar toda a jornada dos clientes e entender o que pode ser melhorado no seu site ou em determinada página para reduzir esses abandonos e oferecer um fluxo de compra otimizado, além de uma melhor experiência para os usuários.
Para descobrir quais dispositivos seus clientes mais utilizam
Além de conseguir monitorar a jornada de compra dentro do seu site, com o Google Analytics você também consegue verificar a origem do tráfego, isso é, como os clientes estão chegando até o seu site.
Essas visitas dos clientes podem partir das redes sociais, de buscas orgânicas ou até de mídia paga – que são as campanhas e anúncios de marketing –, entre outras possibilidades. Com essas informações, você consegue desenvolver conteúdos mais assertivos, que impactam os consumidores no local certo e no momento certo da jornada deles.
Além disso, analisando esses dados você consegue ser mais estratégico nos seus investimentos, apostando nos canais certos para otimizar a experiência de compra do público.
Para descobrir quais são os seus produtos mais vendidos
Dentre as análises oferecidas sobre o seu negócio, o Google Analytics permite que você descubra quais são os produtos que possuem uma taxa de conversão mais alta, ou seja, que estão sendo mais vendidos no seu site.
Esses dados, quando analisados junto a indicadores como o seu giro de estoque, serão essenciais para garantir uma boa gestão de estoque no seu negócio, além de te ajudar com estratégias otimizadas para melhorar a sua oferta de produtos encalhados.
Para te ajudar a definir metas
Com todos os indicadores de conversão e vendas oferecidos pelo Google Analytics, você consegue ter uma visão mais clara sobre o dia a dia da operação, o desempenho do negócio e o potencial das suas vendas. Assim, é possível definir de forma mais objetiva as metas do seu negócio.
Com todos os dados coletados pela ferramenta, você consegue analisar todos os seus canais de atuação e ajudar as suas estratégias de forma personalizada, atendendo as necessidades de cada um e as suas respectivas metas.
Para otimizar suas ações e campanhas de marketing
O Google Analytics também pode ajudar a otimizar as suas campanhas de marketing, fazendo com que você entenda quais ações estão gerando mais tráfego e conversões para o seu site e até em quais horários os usuários tendem a visitá-lo.
A ferramenta entrega um relatório completo sobre essas campanhas, o que faz com que você consiga analisar cada detalhe para otimizar suas estratégias de marketing e maximizar o retorno sobre o investimento feito – seja apostando em campanhas em um determinado canal ou até realizando-as em um determinado horário ou dia da semana.
Como funciona o Google Analytics?
O Google Analytics funciona por meio de uma coleta de dados do seu site, rastreando o comportamento de todos os visitantes e organizando esses dados em relatórios. O processo funciona da seguinte maneira:
1 – Inserção do código de acompanhamento
Para começar a usar o Google Analytics você precisa adicionar um código de acompanhamento ao site. Esse código é fornecido pela própria ferramenta e deverá ser inserido no cabeçalho ou no rodapé do site.
2 – Coleta de dados
Quando um cliente visita o seu site, o código do Google Analytics é acionado e começa a rastrear todas as informações de comportamento do usuário. Assim, é possível ter acesso a todas as informações da jornada desse consumidor, além de dados como a sua localização geográfica ou dispositivo que ele está usando.
3 – Armazenamento de dados
Todas as informações são coletadas, armazenadas e processadas pelo Google Analytics de forma que elas sejam passadas em um relatório que pode ser facilmente entendido e interpretado pelo proprietário do site, para que, com esses insights, ele otimize seu site.
4 – Relatórios
Por fim, o Google Analytics oferece uma variedade de relatórios que trazem todas as informações que foram coletadas de forma simples e intuitiva. Os relatórios podem ser personalizados para atender as necessidades dos usuários. Por exemplo, filtrando as informações por um determinado intervalo de tempo.
Assim, o Google Analytics se torna uma forte ferramenta para os negócios terem como aliada, já que ela permite que esses empreendedores entendam como os clientes interagem com o seu negócio e como eles podem otimizar essa experiência.
Como começar a usar o Google Analytics?
Para começar a usar o Google Analytics, o primeiro passo será criar uma conta no Google. Depois, basta acessar a página do Google Analytics e configurar a ferramenta dentro do seu site e passar a ter os seus dados coletados e analisados.
Como instalar o Google Analytics?
Para começar a usar o Google Analytics, você deve fazer a instalação da plataforma. Confira todos os passo e veja como é simples:
Passo 1:
Como vimos anteriormente, o primeiro passo consiste em criar uma conta no Google Analytics. Se você já tiver uma conta do Google, você pode acessar o Google Analytics com a mesma conta. Caso contrário, será necessário criar uma.
Passo 2:
Agora que você já faz login no Google Analytics, será necessário criar a sua conta na plataforma. Siga as instruções do site e preencha todos os campos solicitados com as informações do seu negócio e siga as instruções para adicionar seu site.
Passo 3:
Após adicionar o site, o Google Analytics irá fornecer um código de acompanhamento único, que deverá ser copiado e adicionado ao código HTML do seu site.
Lembre-se: caso você tenha mais de um site ou plataforma de vendas, você pode atrelar esses diferentes canais a uma mesma conta do Google Analytics, otimizando suas análises. Assim, você acessa os diferentes relatórios de cada uma delas em uma única conta na plataforma.
Passo 4:
Agora, você deverá definir e configurar as metas e eventos que você deseja rastrear e os eventos que deseja monitorar em seu site, tornando essa coleta de informações mais personalizada.
Passo 5:
Tudo certo para você começar a usar o Google Analytics. Depois de finalizar as suas configurações, pode levar algumas horas ou até dias para que os dados comecem a aparecer no Google Analytics, mas assim que eles aparecerem, comece a explorar as diferentes seções para saber mais sobre o desempenho do seu site.
Entenda as métricas do Google Analytics e o que cada uma significa
O Google Analytics coleta uma série de informações sobre o site e possui diversas métricas para analisar o desempenho do seu negócio. Para aproveitar todo o potencial da plataforma, é importante que você conheça essas métricas e saiba utilizá-las nas suas próprias análises.
Essas são algumas das principais métricas do Google Analytics e o que cada uma significa:
Sessões
As sessões ou visitas mostram o número de vezes que um visitante acessou o seu site ou aplicativo durante um determinado período de tempo – na configuração básica do Google Analytics, ele mostra os números dos últimos 30 dias, mas você pode personalizar de acordo com as necessidades do seu negócio.
Aqui, é importante lembrar que cada sessão pode incluir várias visualizações de página, e, com essa métrica, você consegue analisar a quantidade de pessoas que você está conseguindo impactar e o quanto o seu site está sendo visitado pelo público.
Usuários
A métrica de usuários ou visitantes do Google Analytics mostra o número total de pessoas que acessaram o seu site pelo menos uma vez durante um período de tempo determinado. Ou seja, se um mesmo visitante acessou o seu site duas ou mais vezes nesse intervalo de tempo, ele será considerado como um único usuário.
Assim, é essencial que você analise essa métrica constantemente para entender se o seu público está retornando ao seu negócio – ou seja, estão caminhando para se tornarem clientes fiéis ou não. Essa fidelização será primordial para o sucesso do seu negócio!
Hits
Sempre que um visitante acessa o seu site, o Google Analytics identifica um “hit”, que carrega diferentes informações desse acesso, como: IP, data, hora, versão do navegador e URL.
Os hits são gerados a cada nova página acessada durante a navegação desse visitante. Ou seja, um mesmo usuário pode ter diferentes hits.
Taxa de Rejeição
A taxa de rejeição (ou Bounce Rate, em inglês) se refere à porcentagem de usuários que acessaram uma página do seu site e saíram sem ao menos realizar qualquer interação com ela.
Uma taxa de rejeição alta pode indicar que os usuários não estão encontrando o que estão procurando ou que ao olhar uma página, eles não sentem vontade de continuar navegando pelo site. Por outro lado, em alguns perfis de site ou para metas de saída e conversão em outras páginas, é esperado que você tenha uma taxa de rejeição um pouco mais alta. Veja as médias de mercado para cada perfil de site:
Essa métrica pode trazer insights valiosos para que você entenda sua realidade e melhore a navegabilidade do seu site, se for o caso, aprimorando a experiência dos seus visitantes e diminuindo a sua taxa de rejeição.
Páginas por visita
A métrica de “páginas por sessão” indica a média da quantidade de páginas que um usuário visita ao acessar o site. Ou seja, por sessão, quantas visualizações de página um visitante faz.
Esse número pode indicar o quanto o seu conteúdo é envolvente e relevante para os usuários. Já um site que não prende os visitantes, apresenta uma maior taxa de rejeição e menos páginas por visita. Dito isso, é importante que você analise essas duas métricas de forma conjunta para criar estratégias mais assertivas para o seu site.
Tempo médio da sessão
Como o próprio nome diz, o tempo médio de sessão se refere a duração das visitas dos seus usuários, isso é, a média de tempo que os visitantes passam no seu site em cada sessão. Essa métrica pode ajudar a entender quanto tempo os usuários estão dispostos a passar consumindo o seu conteúdo e se estão engajados com o que você está disponibilizando no seu site.
É importante que você analise o tempo médio da sessão com o número de visitantes, uma vez que, as duas métricas podem ser completamente diferentes. Por exemplo, o seu site pode ter um alto número de visitantes, porém com um tempo médio de sessão bem baixo, o que significa que o site capta muitos usuários, mas não consegue retê-los.
Taxa de conversão
A taxa de conversão indica a porcentagem de visitantes que realizam uma determinada ação indicada no seu site, como fazer uma compra, clicar em um produto ou em determinado botão, preencher um formulário ou se inscrever em uma newsletter.
Essa métrica pode ajudar a entender o quão eficazes são suas campanhas de marketing, os seus CTAs e o design do site, indicando possíveis melhorias para aumentar a conversão.
Receita
A receita nada mais é do que o valor total das vendas do seu negócio. Essa métrica também pode ser personalizada e analisada em um determinado período de tempo, para você entender a receita de um momento específico do seu negócio, como após uma grande campanha.
Analisar a receita será essencial para que você entenda o desempenho financeiro do seu negócio e garanta uma gestão otimizada e eficiente nesse âmbito.
Fonte de aquisição de tráfego
O Google Analytics também permite que você confira a origem do tráfego do seu site, isso é, como as pessoas estão chegando até o seu negócio, de onde elas vêm exatamente. Com isso, você consegue analisar suas estratégias de atuação em diferentes canais e entender melhor a jornada dos seus clientes, além de realizar investimentos mais eficazes e otimizados nos canais que geram mais tráfego para o seu site.
Algumas fontes de tráfego que podem ser identificadas e analisadas pela ferramenta são:
Busca orgânica: mostra as pessoas que encontraram seu negócio nos sites de busca.
Social: mostra as pessoas acessam seu site por meio de postagens e anúncios nas redes sociais.
Busca paga: mostra as pessoas que acessaram seu site por meio de um anúncio pago.
E-mail: mostra as pessoas que acessaram seu site por meio de e-mail marketing, newsletters ou outros conteúdos enviados por e-mail.
Direta: mostra as pessoas que encontraram seu site realizando uma busca direta pela URL do seu negócio diretamente no navegador.
Referências: mostra as pessoas que acessaram seu site por meio de outro site que disponibilizou o link do seu negócio.
Entender as principais métricas do Google Analytics te ajudará a fazer análises mais completas e estratégicas para o seu negócio, potencializando o desempenho do seu site ainda mais rápido.
Como funcionam as metas e conversões no Google Analytics?
As metas são uma ótima forma de analisar e medir os resultados das suas estratégias dentro do Google Analytics. Você pode definir as metas de acordo com as necessidades e objetivos do seu negócio e depois analisar os resultados de acordo com essas definições.
As metas do Google Analytics devem ser configuradas de forma personalizada e podem ser aplicadas em páginas específicas do seu site para que a análise seja feita detalhadamente.
Quando os usuários realizarem uma ação que foi definida como uma meta dentro do seu site, o Google Analytics irá entender isso como uma conversão. Assim, conheça algumas opções de metas e conversões do Google Analytics e entenda como cada uma delas funciona:
Destino:
A meta será a abertura de uma página. Por exemplo, você define que a meta é o consumidor da sua loja virtual chegar na página de confirmação de compra. Assim, toda vez que ele chegar nessa página, o Google Analytics registra uma conversão.
Duração:
A meta é atingida quando a visita de um usuário dura um determinado intervalo de tempo. Por exemplo, você define que a meta é o usuário passar 5 minutos no seu site. Assim, toda vez que um visitante permanecer 5 minutos ou mais, o Google Analytics irá registrar uma conversão de duração.
Páginas por sessão:
A meta é o seu usuário passar por uma determinada quantidade de páginas do seu site durante a visita. Por exemplo, você define que a meta é que os usuários passem por pelo menos três páginas em uma única sessão, ou seja, em um único acesso. Então, toda vez que um visitante fizer três hits de página em uma sessão, o Google Analytics irá registrar uma conversão de páginas por sessão.
Evento:
A meta de evento é bem personalizável, uma vez que, um evento pode ser qualquer ação de conversão que você deseja que os usuários realizem no seu site, como clicar em um botão, preencher um formulário, assistir um vídeo, entre outros. Assim, basta você configurar o evento que você deseja que aconteça e o Google Analytics trará o número de conversões dentro do seu site.
Como analisar resultados de sites de vendas com o Google Analytics?
Como você pode ver, o Google Analytics é uma ferramenta poderosa para os negócios terem como aliada. Mais do que trazer insights sobre o seu negócio, ele permite que você monitore todas as visitas do seu site e identifique padrões de comportamento dos usuários, fazendo com que você tenha uma operação mais otimizada e estratégica.
Confira algumas dicas de como utilizar o Google Analytics para analisar os resultados do seu site:
Monitore o tráfego do seu site
Com todos os insights de tráfego do seu site, fornecidos pelo Google Analytics, você consegue identificar picos e quedas de tráfego ao longo do tempo, além de possíveis melhorias que podem ser feitas na sua atuação em diferentes canais e nas suas campanhas de marketing.
Assim, você constrói uma estratégia otimizada e certeira para o seu negócio, e melhorar a navegabilidade do seu site, proporcionando uma experiência de compra única para os seus clientes.
Acompanhe seus resultados de vendas
Com o Google Analytics, você acompanha o desempenho das vendas do seu site em todos os momentos. Com a ferramenta, você verifica todas as vendas, além do valor total dos pedidos, o valor médio, a taxa de conversão e mais métricas que você pode personalizar de acordo com as necessidades e objetivos do seu negócio.
Todas essas informações podem – e devem! – ser usadas para otimizar a sua operação, criando um negócio mais alinhado com a expectativa dos clientes, trazendo resultados cada vez melhores.
Entenda detalhes da jornada dos usuários
O Google Analytics permite que você analise toda a jornada dos usuários, desde a entrada deles no seu site – identificando a origem dessa porta de entrar – até o caminho que eles percorrem dentro do seu site, passando por diferentes páginas antes de converter.
Com essas informações, você consegue identificar possíveis melhorias que podem ser feitas para otimizar e facilitar a jornada do usuário, oferecendo uma experiência ainda melhor e incentivando que ele chegue até a etapa de compra.
Identifique padrões de comportamento dos seus usuários
Além da jornada, o Google Analytics fornece uma série de insights sobre como os usuários navegam dentro e fora do seu site, como a forma como eles interagem com os seus anúncios, redes sociais, entre outros canais. Assim, com esses dados, é possível identificar padrões de comportamento dos seus usuários.
Com isso, você consegue verificar quais as páginas ou partes específicas do seu site não estão conversando da melhor maneira com os seus usuários. Com pequenos ajustes e melhorias, você melhora a experiência deles e potencializa as conversões do seu site.
Analise o desempenho das suas campanhas de marketing
Indo além dos insights do seu site, o Google Analytics permite que você acompanhe o desempenho das suas campanhas de marketing, seja nas redes sociais ou anúncios na internet.
Com a ferramenta, você consegue rastrear o tráfego que essas campanhas estão gerando para o seu site e as conversões que acontecem por conta dessa jornada. Isso permite que você examine a eficácia de cada campanha e cada canal, e faça ajustes nos seus investimentos para atuar de forma precisa e impulsionar seus resultados.
Defina metas claras e avalie a eficácia das suas estratégias de atuação
Como vimos anteriormente, o Google Analytics permite que você defina metas de conversão dentro do seu negócio, possibilitando que você avalie a eficiência de ações específicas dentro do seu site.
Dentro de um e-commerce, por exemplo, uma meta pode ser a compra de um produto, o acesso em uma página específica ou até um clique no botão de compra. Com essa meta definida, você consegue rastrear o comportamento dos clientes perante essa ação e analisar a eficácia das suas estratégias.
Tome decisões mais rápidas e estratégicas
Com todas essas métricas e análises possibilitadas pelo Google Analytics, você consegue identificar possíveis melhorias e ajustes que precisam ser feitos no seu site mais rapidamente. Ou seja, com o uso da ferramenta, você toma decisões mais rápidas e mais estratégicas, uma vez que, elas são baseadas por insights do comportamento de compra dos seus consumidores.
Podemos concluir que o Google Analytics é uma ferramenta essencial para todas as empresas que buscam melhorar seu desempenho na internet, seja um site de vendas ou um blog.
Com todas as métricas e informações detalhadas fornecidas pela ferramenta, você consegue analisar o tráfego do seu site, verificar a performance das suas campanhas de marketing e conhecer o comportamento do seu usuário de forma fácil e intuitiva, conseguindo realizar ajustes para aprimorar a experiência dos seus clientes e aumentar as conversões do seu negócio.
Tendo o Google Analytics como aliado, você melhora a eficácia de todas as estratégias do seu negócio – dentro e fora do seu site – potencializando seus resultados!
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