O GPC é uma classificação de produtos em segmentos, classe e outras informações que ajudam a identificar o item na cadeia de suprimentos
O GPC – Classificação Global de Produtos é a linguagem comum da GS1 – Associação Brasileira de Automação – para a classificação de produtos. Ela permite que os parceiros comerciais se comuniquem de forma mais eficiente e precisa em todos os processos da cadeia de suprimento.
O GPC é baseado em um sistema de classificação que envolve 4 camadas ou hierarquias que classificam o grupo ao qual um produto se enquadra. Estas camadas são: segmento, família, classe e brick.
Hierarquia GPC
Confira abaixo como funciona na prática essa classificação de um produto. Neste caso, usaremos uma garrafa de leite como exemplo:
Segmento
A camada mais alta da classificação é o segmento, definido como um setor específico. Em relação ao exemplo da garrafa de leite, podemos classificá-la no segmento de “Alimentos, bebidas e tabaco”.
Família
A próxima camada é a família. Esta é uma ampla divisão do segmento. Por exemplo: “Leite, manteiga, creme etc.”, que são subprodutos dentro do segmento de Alimentos, Bebidas e Tabaco.
Classe
Na especificação chamada de classe podemos encontrar um grupo de categorias semelhantes. Por exemplo, a de “Leite e substitutos do leite”.
Brick
O código brick detalha uma categoria de produtos similares. Por exemplo, “Leite”.
O GPC é um importante recurso para as atividades de distribuição e gerenciamento de mercadorias e garante vários benefícios. Veja alguns deles a seguir.
Benefícios do GPC para a cadeia de suprimentos
- Melhora a precisão da informação sobre o produto;
- Garante o agrupamento de produtos com características semelhantes e atributos específicos de categorias;
- Elimina atividades supérfluas e reduz custo de lançamento e manutenção de itens;
- Permite mapeamento para diferentes parceiros comerciais ou conceitos de provedores;
- Simplifica os processos de publicação e subscrição;
- Cria uma numeração comum que pode ser compartilhada entre outros sistemas.
A figura abaixo demonstra na prática a classificação do GPC para diversas marcas de leite, porém com as mesmas características:
Como surgiu?
O esquema de codificação foi desenvolvido pela indústria e para a indústria. A Classificação Global de Produtos partiu da iniciativa de um grupo de usuários globais constituído pelos maiores fabricantes, varejistas e provedores de serviço multinacionais. Foi decidido então empregar algumas regras comerciais para a fundamentação de um modelo globalmente padronizado de classificação de produtos.
Dessa forma, é parte importante do conjunto de dados de um produto, pois permite que parceiros comerciais encontrem um item facilmente no site da GS1, além de melhorar a precisão das informações. Para quem desejar, vale acessar a ferramenta GPC Browser, que permite a localização de qual GPC é o mais adequado para o seu produto.
Leia também:
O que é Phygital e como isso pode beneficiar seu negócio?
FIFO, LIFO e FEFO: conheça o que é cada uma destas siglas
Marketplace da Americanas: o que é e como vender neste canal?