Entenda o que é headless commerce e como essa solução traz ainda mais autonomia e agilidade para as suas vendas online
Você já ouviu falar em headless commerce? O termo, que traduzido para o português significa “comércio sem cabeça”, pode parecer engraçado. Porém, ele traz um grande significado para o comércio eletrônico.
Assim como o comportamento de compra dos consumidores mudou muito nos últimos anos, a jornada de compra também se transformou. Com o e-commerce ganhando força, a integração entre o online e offline passou a ser uma exigência cada vez maior entre o público.
Esse comportamento omnichannel, que combina diferentes canais de compra, caiu no gosto dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box com a Dito, 84% dos consumidores gostam que lojas físicas e online estejam integradas.
Essa integração garante aos clientes uma experiência de compra diversificada e que possibilita uma migração fácil e ágil entre canais: 87% dos consumidores afirmaram que já pesquisaram o preço na loja física e finalizaram a compra na internet, enquanto 80% já fizeram o caminho inverso, analisando o preço na internet e realizando a compra na loja física.
Além disso, as estratégias omnichannel trazem ainda mais flexibilidade e conveniência para o momento da compra: 78% dos consumidores afirmaram que já compraram produtos online e retiraram na loja, enquanto 68% já comprou na loja física e pediu pra entregar em casa.
E essas alternativas podem ser um motivo crucial para a decisão de compra, principalmente quando consideramos longos prazos de entrega e preços de frete elevados. Nesses casos, a retirada em loja aparece como uma solução certeira.
Entendeu como essa integração é essencial para atender as diferentes necessidades dos consumidores no momento da compra? E o headless commerce é uma solução que surgiu com o objetivo de personalizar e integrar a operação, tornando-a mais fluida para os clientes e também para os lojistas.
Continue lendo e veja como a sua operação omnichannel pode se beneficiar do headless commerce e potencializar suas vendas.
O que é headless commerce?
Headless commerce é o nome dado a configuração do comércio omnichannel na qual o back-end e o front-end trabalham de forma separada, porém integrados por meio de uma API. Parece complicado, não é mesmo? Mas vamos te explicar:
Back-end
Quando consideramos uma operação de comércio eletrônico, o back-end é a parte do sistema que contém todos os códigos de programação, ou seja, é a estrutura por trás da sua plataforma de vendas.
É no back-end que a plataforma é administrada pelos programadores ou desenvolvedores, que garantem o funcionamento da sua operação e de toda a parte do sistema que é visto pelos consumidores na hora da compra.
Front-end
É a parte do e-commerce que fica visível aos clientes, ou seja, o front-end se refere a parte visual da sua plataforma de vendas, a vitrine que o consumidor acessa para realizar as compras – pode ser seu site, redes sociais ou um marketplace, por exemplo.
Por ser uma parte mais visual, o front-end fica nas mãos dos designers e produtores de conteúdo, que garantem o desenvolvimento dos melhores textos, imagens e uma identidade completa para o seu negócio.
API
A sigla significa “Application Programming Interface” ou “Interface de Programação de Aplicativos”, em portuguê. A API funciona como um conector de sistemas – nesse caso, o back-end e front-end.
No headless commerce, essa parte mais visual, que é o front-end – também conhecida como “head” ou a “cabeça” do negócio – funciona de forma apartada da parte de programação (o back-end). Porém, elas conversam por meio de uma API.
Dessa forma, esses dois lados da operação podem trabalhar de maneira independente para melhorar os resultados das vendas. Então, ao mesmo tempo que os profissionais do back-end trazem novidades para o sistema, os profissionais do front-end aprimoram o visual da plataforma para atrair e converter mais clientes.
Enquanto isso, a API integra o negócio, permitindo que essas duas frentes trabalhem ao mesmo tempo com autonomia. Assim, o headless commerce permite que os consumidores tenham uma experiência multicanal que é contínua e bem integrada.
Como o headless commerce funciona na prática?
Como você pode ver, a API é o fator principal do headless commerce, afinal, é ela que realiza a conexão entre o front-end e back-end, garantindo uma operação mais fluida, onde essas duas frentes trabalham de forma independente, porém integradas.
A API é um conjunto de serviços e padrões que são disponibilizados para outras empresas integrarem suas próprias aplicações. Dessa forma, um negócio pode aproveitar os diferentes sistemas de uma API para otimizar e aprimorar seu negócio, como soluções de atendimento, aplicativos, entre outros.
Por isso, muito se fala sobre a flexibilidade do headless commerce, uma vez que a API permite que o lojista esteja sempre incorporando novas tecnologias e interfaces para melhorar a experiência dos clientes do seu negócio.
Quais as vantagens do headless commerce?
A flexibilidade e otimização trazida pelo modelo headless commerce e principalmente pela integração da API permite que a sua operação usufrua de diversas vantagens que podem impulsionar os resultados do seu negócio.
Entenda os benefícios do headless commerce:
Operação mais ágil
A integração via API feita no headless commerce permite que você ganhe agilidade para realizar ajustes e mudanças na sua operação, além da possibilidade de fazer diferentes testes na sua plataforma sem precisar parar toda a operação: com o front-end e back-end atuando de forma autônoma, você pode trabalhar em uma área, enquanto a outra continua rodando, tendo diferentes projetos em andamento ao mesmo tempo.
Facilidade para operar e inovar
A API também permite que você tenha ainda mais facilidade na hora de integrar novos sistemas e aplicativos, uma vez que a sua operação headless commerce está completamente integrada em uma única base. Assim, você tem mais facilidade para realizar testes e até inovar a sua operação com as últimas tendências do mercado.
Experiência personalizada
O headless commerce permite que você personalize sua operação conforme as necessidades do negócio e, principalmente, de acordo com as expectativas e demandas dos seus consumidores. Assim, você oferece uma experiência de compra diferenciada no seu negócio, colocando os seus clientes em primeiro lugar.
Operação omnichannel
Muitas lojas já atuam em diferentes canais ao mesmo tempo, porém, poucas possuem as operações integradas. Esse diferencial do headless commerce faz com que você tenha uma operação otimizada e fluida, e ofereça uma experiência de compra completa ao cliente, onde sua jornada flui de forma contínua independentemente do canal.
O headless commerce também traz vantagens para os seus clientes
O headless commerce não traz vantagens apenas para os lojistas. Essa flexibilidade e versatilidade da operação acabam impactando diretamente – e de forma positiva – o consumidor, que tem uma experiência de compra ainda mais completa.
Com a operação omnichannel do headless commerce, o cliente consegue ter uma jornada personalizada de compra, onde ele pode começar a aquisição em um canal e finalizar em outro sem qualquer gargalo. Isso porque esse modelo permite que todos os dados dos clientes também estejam integrados entre os diferentes canais.
Essa experiência personalizada e única traz um grande diferencial para os negócios, que passam a conquistar ainda mais a confiança dos clientes, aumentando a fidelização do público.
Entendeu como o headless commerce traz flexibilidade e agilidade para a sua operação de e-commerce? A plataforma permite que você trabalhe de forma completamente personalizada, atendendo tanto às necessidades do seu negócio quanto às necessidades do seu público, o que é essencial para o sucesso de uma loja virtual.
Anote todas as dicas, incorpore o headless commerce no seu negócio e veja os seus resultados alavancarem. Boas vendas!
Leia também:
O que é marketplace e como ele facilita a venda online
Por que é importante ter produtos à pronta-entrega ao vender online?
Empresas de transporte: pontos de atenção ao escolher uma