Qual a importância do cadastro do produto

por Conteúdo | Americanas s.a

26 de agosto de 2020

Entenda como funciona o cadastro do produto dentro de um e-commerce e qual a sua importância para os clientes 

O cadastro do produto em um e-commerce é uma etapa básica e pode parecer simples, mas saiba que se não for feito corretamente pode gerar poucos resultados ou até mesmo desistência de compra. 

É exatamente no anúncio do produto que você garante que a experiência do seu cliente seja a mais completa possível. Quanto mais informações sobre o produto no cadastro e gatilhos em imagens ou textos que despertem interesse de compra, maiores serão as chances de levar o item para casa. 

Por isso, conhecer muito bem o que se comercializa e fazer o preenchimento de todos os campos do cadastro é essencial para sanar as dúvidas do consumidor, sem que ele precise entrar em contato com o atendimento.

Se você tem uma loja online e ainda está perdido na etapa do cadastro, confira algumas dicas.

Preciso preencher todos os campos do meu cadastro?

Para evitar dúvidas e até mesmo ligações para o SAC da sua loja, um bom cadastro de produto deve reunir o maior número de informações. Por isso, todos os campos devem ser preenchidos, até mesmo aqueles que você acha que não farão a diferença no processo de compra. 

Essa fase é importante também para o posicionamento da sua marca nos buscadores. Sempre verifique as informações fornecidas pelo fabricante e inclua detalhes reais, que agreguem mais valor ao produto. 

Invista tempo nessa parte e não deixe nenhum campo ou categoria do cadastro passar despercebido. 

Fique atento às informações da vitrine 

O espaço em que aparecem as primeiras informações de seus produtos como foto, título e preço, é conhecido como sua vitrine virtual. Ela aparece dentro de um resultado de busca ou de sua Web Store. Então, como está o primeiro contato do seu produto com seu possível comprador? Contém informações que chamem a atenção do cliente?

A vitrine, principalmente a Web Store em um marketplace, é muitas vezes deixada de lado, mas é uma página muito importante. Lá constam os dados da sua marca, pontuações dadas pelos clientes e todos itens comercializados pela sua loja. 

Os títulos devem conter o máximo de informações com poucos caracteres, mostrando do que se trata o produto, para que o cliente tenha vontade de clicar. Além disso, a imagem deve destacar o item por completo. Veja um exemplo:

Não deixe a ficha técnica sem preenchimento

Aquele bloco de informações que, geralmente, possui um campo específico logo abaixo do produto, nada mais é do que a ficha técnica. Com informações mais específicas, como código do produto, material que ele é feito, voltagem, dimensões, peso entre outras informações técnicas que podem ser necessárias para o consumidor no momento da compra.

O importante é que ela não tenha campos em branco, pois é ali que as informações essenciais do produto são adicionadas e que muitas vezes fazem parte da escolha técnica do cliente. 

Título do anúncio de produto

Para que o primeiro contato do usuário com o item seja atrativo, o título deve conter palavras-chave que digam como o produto funciona, com algumas informações extras.

Um título considerado de boa qualidade é aquele que chama atenção e que apresenta o produto em poucas palavras, em torno de 70 caracteres. Estude seu produto, veja como a concorrência o descreve e aponte os principais diferenciais. 

Esse campo deve ser um facilitador para o cliente e também para os mecanismos de buscas, pois dará uma ideia clara sobre o que o produto é. 

Fotos do produto

Por último, mas não menos importante, está outra parte essencial do cadastro de um produto: as fotos. As imagens precisam ser realistas, explorando detalhes, dimensões, material ou cores com fidelidade; isso aumentará a confiança na hora da decisão de compra.

Invista em fotografias do produto em diferentes ângulos e lembre-se de humanizar uma das fotos ou fazer uma fotografia ambientada. Assim, você trará contexto e permitirá ao possível comprador ter uma ideia mais clara de como aquele item funciona, do seu tamanho ou de como poderá ficar na casa dele.

Preencher o cadastro corretamente vai refletir não apenas no aumento de visitas para sua loja, mas também no posicionamento da sua marca. Dessa forma, você passará ainda mais credibilidade e confiança para os seus clientes. Tenha certeza que vale a pena investir tempo e esforços nessa etapa. Quer saber mais? Conheça já a BCreative Content agência de conteúdo para e-commerce da B2W Digital, especialista em cadastro de produtos vendável.

Conteúdo | Americanas s.a

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