* Guest post por Alex Vargas.
O Inbound Marketing é uma forma de respeitar a jornada de compra de seu cliente e estar onde ele está e na hora que precisa. Veja como
Se você tem um e-commerce e deseja aumentar o alcance da sua marca sem precisar gastar muito dinheiro, você pode aplicar a estratégia de Inbound Marketing e diminuir os gastos com anúncios.
Sem dúvida alguma, investir em anúncios pode fazer com que seu e-commerce venda e ganhe muito dinheiro na internet, porém, o ideal é equilibrar o investimento, gerando tráfego orgânico para a sua loja e não depender apenas de anúncios.
Investir em estratégias de SEO para gerar tráfego orgânico para o seu e-commerce também faz parte das estratégias de Inbound Marketing.
Neste artigo, você vai entender o que é Inbound Marketing e como aplicá-lo em seu e-commerce. Confira agora.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma estratégia aplicada no marketing digital para atrair clientes.
O Inbound marketing é composto por estratégias de atração, nutrição e fidelização de clientes e, ao contrário do marketing tradicional, não interrompe o público, com anúncios invasivos.
O Inbound Marketing busca atrair o potencial cliente através de conteúdo valioso para ele, e as ações aplicadas fazem parte da jornada do cliente.
O objetivo do Inbound Marketing é conseguir a permissão do visitante para entrar em contato com ele e, dessa forma, criar um relacionamento, através de um conteúdo rico e relevante para ele.
Ou seja, o Inbound marketing é uma estratégia que utiliza a oferta de conteúdo rico com automações de envio para atrair a atenção de potenciais clientes e, assim, manter um relacionamento duradouro e de confiança com eles, para fidelizar esses clientes.
Através da estratégia de Inbound Marketing, seus potenciais clientes serão atraídos pelo seu conteúdo, sem que você precise interrompê-los durante a navegação.
Nessa estratégia, a comunicação é mais aberta e a interação é constante. Com o Inbound Marketing, o cliente tem acesso à marca e pode interagir com ela, sempre que for preciso.
Uma dica aqui é ter consistência, pois essa é uma das características do Inbound Marketing.
Além disso, é importante que você saiba que, como essa é uma estratégia que não utiliza a interrupção, você precisa entregar conteúdo de valor ao potencial cliente nos momentos mais convenientes para ele.
Para isso, você precisa identificar quais são os melhores horários para fazer as suas publicações.
Algumas das principais ações do Inbound são
- E-mail marketing;
- Marketing de conteúdo;
- SEO;
- Redes sociais.
Vantagens desse modelo
O Inbound Marketing é uma estratégia que te ajuda a reduzir os custos com tráfego e ainda tem grande potencial para fortalecer a sua marca no mercado e aumentar as taxas de conversão.
São diversas as vantagens de aplicar o marketing de atração em seu e-commerce. Entre as principais vantagens do Inbound Marketing, estão:
Alcance de público qualificado
As estratégias de Inbound Marketing aplicadas no e-commerce têm o poder de aumentar o alcance da sua marca. Mas não é só isso.
Essa estratégia é capaz de atrair um público qualificado, ou seja, que já possui interesse em sua marca ou que já busca pelo que você tem a oferecer.
Quanto mais conteúdo você publicar, mais visitantes você consegue atrair para a sua loja.
Ticket médio maior
Além de maior alcance do público qualificado, outra vantagem do Inbound Marketing é o aumento do ticket médio.
Isso acontece porque, quando você nutre o lead com conteúdo rico e relevante, ele se sente mais confiante no momento da decisão de compra.
Além disso, o Inbound Marketing te ajuda a não cometer o erro de oferecer seu produto no momento errado, de forma precipitada, perdendo de vez a oportunidade de realizar uma venda.
Diminuição de gastos
Com o Inbound Marketing, o investimento em anúncios e em outras ações tradicionais tendem a ser mais eficientes.
Isso porque, o Inbound Marketing te ajuda a diminuir os gastos, sem perder a qualidade e sem diminuir os resultados.
Sistemas de anúncio como Google Ads, por exemplo, consideram a qualidade da página de destino como um critério importante do leilão de palavras-chave. Por isso, um bom trabalho na sua estratégia de Inbound pode render frutos e baratear custos do anúncio.
Além disso, como o Inbound Marketing facilita a comunicação entre a marca e o cliente, criando mais proximidade entre eles, será bem mais fácil conquistar a fidelidade desse cliente e vender outros produtos, o que diminui muito os gastos que a marca teria para conquistar um novo cliente.
Relacionamento mais próximo com o cliente
A estratégia de Inbound Marketing é também conhecida como marketing de atração porque visa atrair o público-alvo através da entrega de conteúdo relevante para ele.
Ou seja, com o Inbound Marketing você gera valor para o seu potencial cliente, o que cria um relacionamento de confiança com ele, que pode se tornar duradouro.
Com essa estratégia, o potencial cliente tem comunicação aberta com a marca e pode interagir constantemente com ela.
Diminuição do ciclo de vendas
O ciclo de vendas é o tempo gasto entre o primeiro contato com o cliente até o momento da venda.
O ciclo de vendas é composto por várias etapas, chamadas de jornada do cliente.
Com a aplicação das estratégias de Inbound Marketing, essas etapas são reduzidas e, consequentemente, o ciclo de vendas também diminui.
Ou seja, o Inbound Marketing te ajuda a aumentar as suas vendas e diminuir os gastos.
Isso porque, o conteúdo relevante e personalizado acelera as etapas do funil de vendas, levando o lead à etapa da decisão de compra de maneira mais rápida.
7 estratégias de Inbound Marketing para e-commerce
As estratégias de Inbound Marketing são extremamente eficientes e vantajosas, capazes de gerar resultados para e-commerces como nenhuma outra estratégia é capaz.
Você precisa produzir conteúdo altamente valioso para o seu potencial cliente, atendendo às suas necessidades e desejos, o que faz com que você atraia, converta e fidelize clientes com mais eficiência.
1 – Tráfego pago
O tráfego pago é uma estratégia de Inbound Marketing para atrair pessoas para dentro do seu e-commerce através de anúncios sem interrupção. Isto é, com campanhas que respeitam a autonomia e a jornada do cliente, como aqueles baseados na busca por palavras-chave ou contexto de navegação, por exemplo.
Se você investir em anúncios em formatos variados, você consegue aumentar o número de visitas e conversões em sua loja online.
Além disso, a grande vantagem do tráfego pago é que ele gera resultados bem mais rápido que as estratégias orgânicas, ou seja, que não recebem investimento em dinheiro.
2 – Marketing de afiliados
Com o marketing de afiliados, você vai utilizar estratégias de Inbound Marketing para gerar resultados e impulsionar as vendas do seu e-commerce.
Ao implementar um programa de Afiliados, você passa a utilizar a força de vendas de afiliados digitais para vender seus produtos. Caso este mercado seja novo para você, conheça plataformas exclusivas que trabalham com Marketing de Afiliados como a Hotmart, a Eduzz, a Braip, entre outras, e comece a aplicar estratégias de SEO em um conteúdo relevante para o seu público-alvo.
Você pode trabalhar com marketing de afiliados em seu e-commerce aplicando estratégias para gerar tráfego orgânico, pode trabalhar apenas com tráfego pago, ou aplicar as duas formas de gerar tráfego, multiplicando seus resultados.
3 – Marketing de conteúdo
Como você pôde perceber, o conteúdo é elemento fundamental para a aplicação das estratégias de Inbound Marketing, e pode ser aplicado em todas as etapas do funil de vendas.
O conteúdo deve ser produzido de acordo com cada etapa do funil e também com o objetivo específico que você definiu para o seu e-commerce.
Por exemplo, você pode publicar conteúdo para melhorar o posicionamento do seu site no Google, para atrair mais audiência ou pode publicar conteúdo como iscas digitais para capturar e-mails e criar sua base de contatos.
4 – SEO
O SEO é uma estratégia eficiente e econômica, capaz de alavancar as suas vendas de forma orgânica.
É uma estratégia de otimização para mecanismos de busca. O SEO é utilizado para atrair tráfego qualificado para o seu e-commerce, sem que você precise investir dinheiro.
As pessoas fazem buscas constantes no Google, então, você pode criar um conteúdo relevante e de qualidade para o seu público-alvo e aplicar estratégias de SEO para que o seu site seja encontrado nas primeiras posições.
5 – CTA (call to action)
A chamada para ação também faz parte das estratégias de Inbound Marketing. Com ela, você consegue convencer o visitante do seu site a realizar uma ação que você deseja, como clicar em um botão para preencher um formulário ou baixar um conteúdo digital, por exemplo.
O objetivo dessa estratégia é conquistar a permissão do visitante para se comunicar com ele e, dessa forma, poder nutrir e fazer ofertas, conduzindo o potencial cliente pelo funil de vendas.
6 – Blog
O blog é uma das mais eficientes estratégias de Inbound Marketing para e-commerce, pois é através dele que o seu potencial cliente chega até a sua loja.
O cliente é atraído pelo conteúdo que oferece uma solução para o problema ou necessidade que ele possui.
E é no blog que você vai gerar valor para o seu público-alvo, através de conteúdo relevante e de qualidade.
Para isso, você precisa conhecer a sua persona e criar um conteúdo que entregue exatamente o que ela precisa.
7 – E-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia de Inbound Marketing que te ajuda a manter a comunicação com o seu público-alvo e nutrir o lead até que ele esteja preparado para receber uma oferta.
Essa é uma estratégia muito eficiente e bastante utilizada por empreendedores e grandes marcas no mundo todo.
Com todas as dicas encontradas neste artigo, não tenho dúvida de que você já esteja preparado para aplicar todas as estratégias de Inbound Marketing em seu e-commerce.
Com o Inbound Marketing você consegue gerar excelentes resultados sem precisar investir rios de dinheiro.
Você pode trabalhar com anúncios e marketing de atração em conjunto, para multiplicar seus resultados.
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