Analisar indicadores financeiros do seu negócio é essencial para manter a saúde da empresa em dia e sustentável no longo prazo
Independentemente se o negócio é físico ou virtual, todo gestor precisa estar alinhado com alguns indicadores financeiros para que o negócio flua de forma organizada e lucrativa.
Por isso, analisar os indicadores da sua loja é importante para mostrar o real crescimento do negócio e permitir que ações sejam tomadas à medida que a empresa vai se estruturando.
Neste artigo vamos abordar os três principais indicadores que o empreendedor do nosso tempo precisa acompanhar. Confira!
Quais são os principais indicadores financeiros?
Muito se engana quem pensa que o faturamento é o principal indicador a ser observado no negócio. Pelo fato de o faturamento ser a receita do mês, ele não mostra a lucratividade bruta, o que acaba sendo uma métrica de vaidade, e não indica a situação real do negócio.
Ver somente o faturamento não ajuda nas tomadas de decisões do gestor: ele precisa visualizar outros indicadores importantes como é o caso da Margem de Contribuição, Capital de Giro e Lucratividade. Esses são os principais indicadores que mostram se o negócio está crescendo ou não.
Conheça cada um deles:
Margem de Contribuição
A margem de contribuição é a métrica que indica o que estamos colocando de lucro em cada produto comercializado, ou seja, a margem que temos entre o custo do produto e o preço de venda. É um indicador importante, pois a partir dele se consegue analisar o que é lucro na venda de cada produto ou serviço prestado.
Através da Margem de Contribuição é possível ver os indicadores reais do negócio e a partir deles se pode aumentar as margens, seja negociando com os fornecedores, alinhando taxas de cartão de crédito, melhorando processos que envolvem custos e até mesmo ajustando preços.
A diferença se faz nos centavos, por isso, é importante estar sempre atento à margem de contribuição e verificar onde é possível melhorar.
Capital de Giro
Todo o recurso que é preciso para manter o negócio funcionando é chamado de Capital de Giro. Ele diz muito sobre o seu negócio, pois mostra a organização financeira acontecendo e faz com que o gestor possa continuar pagando as contas, fazendo compras de produtos, pagando impostos, pagando funcionários e atualizando processos sem gerar problemas para o caixa da empresa.
O Capital de giro, como o nome indica, faz o negócio acontecer independentemente de valores de lucro/venda caírem na conta. A fórmula do Capital de giro se dá pelo cálculo:
Contas a receber + Contas a pagar – Estoque.
Ele é um indicador importante, pois quando a conta não fecha o negócio pode ir à falência. É importante que o capital de giro esteja de acordo com os custos da operação para que, além de pagar as contas, o gestor obtenha lucro.
Lucratividade
Assim como o nome indica, a lucratividade é sim o lucro faturado na operação de comércio ou serviço prestado. Mas esse lucro é o resultado da retirada da margem de contribuição dele e a subtração dos custos fixos. Ou seja, o que sobra efetivamente é o lucro. O indicador de lucratividade é fundamental para o gestor, pois delimita quanto entra no bolso do empresário e quão rentável é a empresa.
A lucratividade é um dos objetivos principais, pois faz com que o gestor veja o crescimento do negócio e possa planejar novos rumos e ações. Uma dica para melhorar a lucratividade da empresa é melhorar as margens e reduzir os custos fixos e variáveis para poder ter o melhor resultado possível.
Por que é importante acompanhar os indicadores econômicos?
Quando se vende um produto ou mesmo um serviço, sempre se fala em estratégias de vendas, como aumentar o fluxo de visitantes do canal, ampliar os canais de vendas, ter maior engajamento, entre outros fatores. Mas o que não se fala é que, muitas vezes, quantidade não representa qualidade e retorno financeiro se os cálculos não estiverem alinhados aos indicadores econômicos.
A gestão do negócio é um dos corações pulsantes para se obter resultados, por isso, contar com um sistema de gestão ERP, além de facilitar o trabalho do dia a dia também automatiza alguns processos e sincroniza as informações de compra, vendas e entregas. O ERP também possibilita ao gestor gerar relatórios com resultados para averiguar a fundo cada um dos indicadores econômicos.
O tempo é um fator poderoso, por isso, não perca tempo da equipe de gestão com planilhas manuais. E tenha metas claras para garantir um controle maior sobre as vendas e tomar decisões mais certeiras que impactarão no futuro do negócio.
Leia também:
Open Banking: você no controle da sua vida financeira!
O que é capital de giro? Entenda de uma vez por todas!