Saiba tudo sobre o Instagram Stories, uma das ferramentas mais populares do Instagram.
Você sabia que, de acordo com levantamento feito pelo Hootsuite, 1 a cada 4 pessoas das gerações X e Y buscam produtos e serviços pelo Instagram Stories, o recurso de compartilhamento de experiências do Instagram? Para você ter uma ideia, mais de 400 milhões de usuários acessam o aplicativo todos os dias e assistem stories.
Por ter um público tão amplo e se mostrar como um espaço intimista, o Instagram Stories é uma ótima estratégia para conquistar mais proximidade com seus clientes potenciais e, dessa forma, aumentar o tráfego do seu e-commerce. Afinal, a ferramenta é repleta de funcionalidades favoráveis para manter o engajamento. Quer saber mais sobre esse recurso? Continue lendo este artigo!
Afinal, o que é o Instagram Stories?
Lançado em 2016, o Instagram Stories é um recurso que permite que você publique fotos e vídeos que podem ser visualizados dentro de um período de 24 horas. Esses conteúdos ficam na parte superior do aplicativo, indicado pela foto de perfil das pessoas que você segue com um contorno colorido circular ou no próprio perfil delas na rede.
A intenção da ferramenta é potencializar a interação entre os usuários, funcionando como um espaço livre para que as pessoas possam compartilhar momentos e experiências. Além de vídeos e fotos, ao publicar um story você também pode usar texto, música, figurinhas e GIFs, tudo para dar vida e personalidade à história que está sendo contada.
E qual a diferença entre a postagem no feed e nos stories?
As publicações no Instagram, basicamente, funcionam assim: quando você opta pelo no feed, a sua postagem é fixada no seu perfil. Já nos stories, como já mencionamos, ela é exibida por 24 horas.
Então, tendo em mente as diferenças entre os dois formatos, quando você quiser levar um conteúdo mais estratégico e bem elaborado, é importante que ele esteja no seu feed. Assim, sempre que um novo usuário seguir o seu perfil, ele poderá conferir todas as publicações feitas pelo seu negócio.
Agora, se a sua empresa vai marcar presença em um evento interessante, por exemplo, os stories são excelentes para compartilhar os melhores momentos do acontecimento.
Na verdade, a chave para definir se a sua postagem é mais relevante para o feed ou para os Stories é pensar se essa publicação tem um “prazo de validade“ ou deve ser disponibilizada por mais tempo para o seu público. Porém, cada caso é particular e, muitas vezes, alguns conteúdos podem ser atrativos para os dois formatos.
Por que usar os Stories para divulgar o seu negócio?
Antes de 2016, esse formato era exclusividade do Snapchat e, finalmente, passou a fazer parte do Instagram, do Facebook e do WhatsApp.
Após as atualizações e as novas funcionalidades incrementadas, o Instagram Stories ganhou a preferência dos usuários, comportando anúncios e oferecendo estatísticas como:
- Visualizadores
- Contas alcançadas
- Contas com engajamento
- Compartilhamentos
- Avanço
- Próximo Story
- Respostas
- Saídas
- Visitas ao Perfil
- Usuários que começaram a seguir seu perfil
Além de todas essas métricas que são excelentes ferramentas para desenhar as estratégias de marketing digital do seu negócio, o Instagram Stories é prático: o usuário acessa o aplicativo e já encontra o seu conteúdo no topo do feed.
Diferentemente dos e-mails, você não precisa criar uma base de disparo para esses conteúdos, mas sim, criar uma interação no dia a dia com os seus seguidores com postagens diversas que mostram o universo da sua empresa ao seu consumidor.
Conhecendo as funcionalidades do Instagram Stories
Opções não faltam para destacar suas publicações no Instagram Stories. Afinal, o recurso tem funcionalidades para todos os gostos e estratégias. Confira quais são elas:
Filtros
Os filtros são altamente populares e uma das principais ferramentas dos stories. Basicamente, eles consistem em efeitos de câmera que modificam a imagem real. Quando o assunto são filtros, variedade não falta: vão desde os básicos, que alteram somente as cores e luzes, até os descontraídos, que podem ser usados para brincar com seus seguidores.
Para ter acesso a todo o universo de filtros disponíveis, basta arrastar a bolinha branca (o mesmo botão que você usa para tirar fotos) para o lado direito e escolher algumas das sugestões que o Instagram mostra previamente ou explorar novas opções apertando o botão “Procurar efeitos”.
E se engana quem acha que os filtros são meros entretenimentos. Para deixar o que é bom ainda melhor, você pode criar um filtro para a sua marca. Assim, seus seguidores podem usá-lo e, consequentemente, divulgar seu nome e aumentar o engajamento com a sua marca.
Boomerang
O boomerang que, por sinal, também é muito amado pelos usuários do aplicativo, funciona como um meio termo entre uma foto e um vídeo. Com essa ferramenta, é possível criar cenas rápidas e descontraídas. Caso queira, você pode salvar a mídia no seu celular e seu boomerang se transforma em um vídeo de até 5 segundos.
Sticker
Os stickers são adesivos que você pode acrescentar a sua publicação para deixá-las mais divertidas. Dentro desta ferramenta, existem os stickers fixos e os sazonais, que ficam disponíveis em datas como Natal, ano novo, festa junina, entre outros eventos.
GIFs
Sim, os famosos GIFs também podem ser usados nos Instagram Stories! Para permitir essa funcionalidade aos usuários, o aplicativo tem integração com a plataforma GIPHY. Assim, você consegue navegar por uma variedade incrível de animações e dar personalidade para a sua publicação.
Criar
Quer fazer um comunicado de forma simples e rápida? A função criar pode te ajudar! Com ela, você pode criar stories com ou sem imagens. Além disso essa função é ilimitada e você pode inserir quantos caracteres quiser. Mas cuidado com o exagero, afinal, você não quer que sua postagem seja ignorada pelo seu usuário, certo?
Close friends
O Instagram Stories também conta com uma funcionalidade gratuita chamada close friends, ou, amigos próximos, traduzido para o português. Com ela, você pode permitir que uma lista de seguidores selecionados vejam determinadas publicações.
Essa é uma excelente oportunidade para criar estratégias de marketing digital que, além de gerar além de exclusividade, fidelizam quem é seguidor da sua página.
Caixinha de perguntas
Quer engajamento e interação com os seguidores? Use as perguntas, mais conhecida pelos usuários por caixinha de perguntas.
Com essa ferramenta, você abre espaço para que seus clientes, literalmente, perguntem, enviem reclamações, sugestões e o que mais desejarem.
Para usar a ferramenta, basta escolher a opção Perguntas dentro dos stickers. Em seguida, você escreve seu texto de introdução, publica nos seus stories e a caixinha será aberta para que seus seguidores façam as perguntas. Finalmente, para respondê-las, basta clicar na pergunta enviada e publicar a resposta.
Enquete
Ainda falando em engajamento, as enquetes podem ser grandes aliadas. Com essa ferramenta, como o próprio nome sugere, você pode pode postar perguntas para os seguidores e inserir duas opções de respostas personalizadas.
Por exemplo: você quer fazer uma ação para comemorar o aniversário da sua loja, mas não sabe se seus clientes preferem ganhar um cupom de desconto ou um brinde exclusivo. Para não ficar na dúvida, você pode abrir uma enquete no Instagram Stories da sua conta e abrir o espaço para que seus clientes votem na opção que mais os agradam.
O melhor de tudo é que criar uma enquete é mais fácil do que você imagina.
Veja só o passo a passo:
- Primeiro, tire uma foto ou escolha uma imagem da sua galeria para o Stories;
- Vá até os Stickers e escolha a opção Enquete;
- Crie a pergunta da sua enquete e, em seguida, insira as suas opções de resposta;
- Depois, quando a edição da sua enquete estiver pronta , clique em Concluir;
- Vá em Seu story e coloque sua enquete em modo público, depois, clique em Avançar e pronto!
Para acompanhar as respostas da sua enquete, basta clicar na foto do seu perfil e deslizar a tela para cima. Assim, além de ter acesso aos resultados acumulados, você também consegue conferir as métricas daquele story.
Menções
As menções são nada menos que marcações feitas com @ dos usuários do Instagram. Dessa forma, quando você publica um story, é possível marcar as contas relevantes para aquela publicação.
Essa função serve muito bem para que seus clientes mencionem sua marca quando postarem fotos com os produtos ou serviços oferecidos pelo negócio. Com essa divulgação orgânica, além de outros usuários poderem chegar até o seu perfil, você também consegue repostar os stories em que foi mencionado para que seus seguidores vejam, aumentando a credibilidade da sua marca.
Música
Uma boa trilha sonora pode ser transformadora. Não é para menos que uma ferramenta muito utilizada nos stories é a de inserir músicas na publicação.
Quando criar seu story, você pode pesquisar a música adequada para a publicação, optar por mostrar o trecho da letra da canção ou apenas o nome do artista. De qualquer forma, a música dá um up na postagem.
Destaques
Seus stories não precisam desaparecer em 24 quando você usa os destaques. Dessa forma, você pode deixá-los armazenados em uma “pasta”, que fica logo abaixo da biografia do seu perfil.
Com os destaques, você pode ter um espaço para fixar informações relevantes sobre o seu negócio, como perguntas frequentes, história da sua marca, entre outras possibilidades. Assim, os novos seguidores e potenciais clientes que chegaram ao seu perfil, podem entender melhor a sua marca e o serviço que você presta.
Localização
As marcações de localização também ficam dentro dos sticker e servem para indicar o lugar em que aquele story foi criado. Ao clicar no sticker de localização, além de visualizá-la no mapa, o usuário também consegue ver todos os stories feitos nesse local nas últimas 24 horas.
Vale mencionar que essa pode ser uma excelente forma para impulsionar visitas ao seu ponto comercial. Para isso, você pode tirar uma foto do seu produto e marcar a localização da sua empresa, ou, se for o caso, da sua loja física.
Impulsionamento no Instagram Stories
Assim como nas postagens de Feed, você também pode impulsionar as publicações de stories. Por sinal, essa é uma das melhores maneiras de alcançar um novo público, mostrar a sua marca, atividades e os seus produtos, ou impactar um público que já demonstrou interesse no seu serviço.
Quando comparado a outros tipos de formatos de publicidade disponíveis nas mídias sociais, o Instagram Stories oferece uma experiência mais envolvente e cativante aos usuários.
O potencial de anúncios nos stories se deve à criatividade que o espaço permite e a maior oportunidade de conquistar a atenção do público. Além disso, esse tipo de anúncio, geralmente, não gera cliques involuntários. Ou seja: quem chegou até seu site, realmente, tem interesse no produto ofertado.
Mas atenção: antes de sair impulsionando seus stories, a recomendação é que você estude melhor sobre Instagram Ads, faça um planejamento e, somente depois, você poderá começar a anunciar com segurança. Impulsionar publicações sem nenhum conhecimento prévio pode impactar em gastos sem nenhum retorno relevante.
Dicas para stories assertivos
Agora que você já conhece o Instagram Stories, para finalizar, trouxemos algumas dicas para te ajudar a usar o Instagram Stories assertivamente e a favor do seu negócio. Vamos lá!
Planeje seus conteúdos
Apesar do Instagram Stories ser um espaço livre e intimista, vale ter o cuidado em planejar uma pauta de conteúdos relevantes para os seus seguidores. Excesso de publicações, abordagens repetitivas ou que não despertam interesse podem fazer com que seus seguidores silenciem suas publicações ou, até mesmo, deixem de te seguir.
Mostre seus produtos
O Instagram Stories é uma excelente vitrine virtual para a sua marca. Então, abuse da criatividade para mostrar seus produtos, esclareça dúvidas sobre eles, insira o link de compra, enfim, as possibilidades são muitas, basta você explorá-las.
Não deixe sua identidade visual de lado
Explore os filtros de customização de cores e combine-os com a paleta da sua marca. Quando você se atenta a pequenos detalhes de branding, você cria uma imediata identificação por parte de seu público.
Responda todas suas menções
Repostar suas menções relevantes e responder mensagens diretas de sua conta, são ações que podem fazer toda a diferença no seu alcance. Isso porque, o algoritmo do Instagram prioriza os Stories de contas com as quais os usuários mais se engajam.
Quando você responde qualquer menção ou mensagem direta, a sua marca aparece cada vez mais para seus seguidores.
Acompanhe outras marcas
Olhar para o que acontece no mercado é a tarefa de todo empreendedor. Afinal, entender como o mercado utiliza os stories pode te trazer bons insights sobre como guiar sua estratégia. Por isso, ao acompanhar outras marcas, fique de olho em como elas expõem seus produtos e como se posicionam.
Leia também:
Influenciadores digitais e marketing de influência
13 dicas para quem deseja vender roupas
Enquetes para Instagram: o que são e como criar?