Entenda a importância do last mile na logística e nos resultados das operações de vendas online
Last mile é como é chamada a última e mais importante etapa do processo logístico de entrega de um produto, independentemente do item que está sendo enviado ou de quem seja o consumidor final.
Assim que se confirma uma compra no e-commerce, começa o processo de pós-venda, que envolve desde a separação e preparação do pedido, até a embalagem e envio logístico. Essa etapa final, que consiste na entrega do produto, é muito importante e, muitas vezes, pode acabar sendo bem longa – passando até por diferentes regiões e Estados.
O last mile faz parte desse processo de envio e se refere ao momento final do trajeto, ou seja, quando o produto oficialmente sai do lugar onde ele está – pode ser um estoque ou um Centro de Distribuição, por exemplo – e vai em direção ao destino final.
Continue lendo e entenda porque o last mile tem um papel tão importante no processo logístico de uma loja online e como você pode otimizar essa etapa do seu negócio para obter resultados ainda melhores.
O que é last mile?
O termo last mile ou “última milha”, em português, se refere à etapa final do processo logístico de entrega de uma mercadoria. Isso é, quando o pedido sai para ser entregue ao cliente que realizou a compra.
Por se tratar do momento final da entrega, e o único do ciclo logístico que tem contato com o cliente final, o last mile é considerado a etapa mais importante do processo de entrega. Afinal, na maioria das vezes, o cliente não teve qualquer tipo de contato com o produto comprado pela internet – já que toda a jornada de compra foi feita por uma tela – e, após a última milha, ele finalmente terá o pedido em mãos.
Já deu para ter uma ideia da importância do last mile, não é mesmo? Mas antes de explicarmos o tanto que essa etapa influencia a operação, é importante que você também conheça as outras etapas do ciclo logístico, ou seja, aquelas que antecedem o last mile.
As fases do ciclo logístico
No geral, é possível identificar três fases nos processos logísticos:
First Mile: é a primeira etapa do processo logístico, ou seja, quando o pedido é levado do seu ponto de origem até um centro de distribuição, por exemplo.
Middle mile: é quando ocorre uma etapa no meio do processo, ou seja, quando o pedido precisa ser transferido de um estoque para um centro de distribuição, ou até uma transferência entre CDs.
Last mile: é a última etapa do ciclo logístico, ou seja, se refere ao último trajeto que o pedido faz antes de chegar até o cliente final.
Com o crescimento acelerado do e-commerce, os consumidores começaram a se tornar mais exigentes quanto à experiência de compra online. Assim, as lojas que ofereciam prazos de entrega mais curtos começaram a ganhar destaque entre os clientes, que queriam que suas compras chegassem da forma mais rápida possível.
Para garantir essa agilidade, alguns negócios começaram a utilizar processos e estratégias de entrega diferentes, com foco na last mile, para garantir envios em menos etapas, o que seria mais rápido e eficiente.
O impacto do last mile nas vendas online
Por ser a única etapa do processo de entrega que tem contato direto com o cliente final, é no last mile que o lojista irá comprovar a qualidade da logística do seu negócio, com um envio bem feito – sem avarias – e dentro do prazo estimado.
Pensando nisso, a satisfação e a fidelização desse cliente também irão depender bastante do last mile. Afinal, não adianta você ter um produto de qualidade e um processo de compra facilitado, se a entrega não acontece no prazo ou o produto chega com defeito por conta do processo logístico mal feito.
Qual a importância do last mile?
Como você pode ver, o last mile é uma etapa essencial do processo logístico e impacta diretamente os resultados da sua operação de vendas online. Isso porque a última milha garante ao seu negócio:
Conveniência para comprar
A internet facilitou o processo de compra para os clientes, que agora podem garantir praticamente qualquer produto em poucos cliques e sem sair de casa. E essa conveniência conquistou os consumidores brasileiros!
De acordo com a pesquisa “Tendências do Varejo”, realizada pela Dito com a Opinion Box, 62% dos consumidores compram online por conta da conveniência de comprar e receber em casa. E parte dessa vantagem se dá pelo last mile, que garante a entrega dos produtos na casa dos clientes.
Agilidade no envio dos produtos
Na mesma pesquisa, 54% dos consumidores destacaram que o prazo de entrega longo é um grande motivador para que eles desistam de comprar online. Entendeu a importância de realizar entregas cada vez mais rápidas?
Os clientes buscam agilidade no envio dos produtos. E, com um processo de last mile otimizado e bem estruturado, você consegue estabelecer entregas mais rápidas e eficientes.
Diferencial competitivo
Com uma entrega bem feita e rápida, você consegue um forte diferencial competitivo para o seu negócio, incentivando que cada vez mais clientes escolham a sua loja para garantir os produtos desejados.
Dessa forma, você garante mais resultados de vendas e ainda sai na frente da concorrência, destacando o seu negócio no mercado.
Experiência de compra completa e satisfatória
Uma jornada de compra que atende as expectativas dos clientes e com um processo logístico bem feito, que entrega os produtos de forma eficaz e rápida, é a receita para oferecer uma experiência de compra inesquecível aos seus clientes.
Assim, você assegura que esses clientes retornem ao seu negócio e se tornem clientes fiéis, que não apenas recompram, mas indicam o seu negócio para o público, atraindo novos clientes.
Segundo o Instituto Nielsen, 84% dos consumidores acreditam que a indicação de familiares e amigos é a melhor forma de saber mais sobre a experiência de compra de um produto ou serviço.
Foque no last mile para potencializar sua operação de e-commerce
Você quer aproveitar todas as vantagens que o last mile pode trazer para a sua loja online? Analise a sua operação como um todo e verifique, principalmente, a etapa final do ciclo logístico, buscando entender como você pode aprimorar seus processos.
Para te impulsionar nessa jornada, separamos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a sua operação last mile:
Prepare sua operação para imprevistos
Seja na operação ou no processo de entrega, imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Então, o ideal é que o seu negócio esteja pronto para lidar com esses acontecimentos da melhor maneira, garantindo uma experiência de compra transparente ao cliente.
Para isso, você pode contar com a ajuda de diferentes tecnologias no processo logístico para garantir uma gestão fluida de todo o fluxo de entrega, desde a preparação do pedido – garantindo uma embalagem que previna avarias – até um planejamento mais estratégico das entregas e uma análise das melhores rotas de envio.
Mantenha o seu cliente informado
Uma comunicação clara e transparente com os seus consumidores durante e após a compra é essencial para o sucesso do seu negócio.
Ao longo de todo o processo de pós-venda, lembre-se de manter o cliente informado sobre cada etapa da entrega do produto, fazendo com que ele se sinta importante para a sua marca.
Ofereça diferentes possibilidades de entrega
Uma forma de se diferenciar da concorrência e se destacar entre os consumidores é oferecendo diferentes opções de envio para entrega dos seus produtos. Você pode, por exemplo, contratar um serviço próprio para realizar entregas em regiões próximas do seu estoque, o que fará com que os pedidos sejam enviados ainda mais rápido.
Outra opção é analisar onde os seus clientes estão localizados e usar essas informações de forma estratégica para diversificar a localização dos seus estoques ou centros de distribuição. Assim, seus produtos podem ficar preparados para sair para entrega de diferentes regiões.
Entendeu como o last mile é essencial para os resultados do seu negócio? Anote todas as dicas e otimize os seus processos logísticos para garantir entregas mais rápidas e eficientes e cada vez mais clientes satisfeitos com a sua operação.
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