*Guest post por Ideris.
Estas 5 marcas no Instagram vão inspirar o posicionamento da sua marca neste canal! Confira essa lista!
Com mais de 1 bilhão de usuários ativos ao redor do mundo, o Brasil é o segundo maior país em número de usuários do Instagram, atrás apenas dos Estados Unidos. Em expansão e com cada vez mais funcionalidades, como o Reels, e a possibilidade de criar uma loja dentro do aplicativo, esta rede social é, para muitas pessoas, a porta de entrada para divulgar seus produtos e seu negócio na internet.
Outras vantagens do Instagram residem no fato de que ele faz parte do grupo Facebook desde 2012, quando foi adquirido por cerca de US$ 1 bilhão. Com isso, o app “conversa” com os outros produtos do grupo, os quais também estão massivamente presentes no dia a dia dos usuários brasileiros, como o próprio Facebook e também o WhatsApp.
Com tantas possibilidades para expandir a própria marca, muitos vendedores digitais buscam inspirações em grandes marcas no Instagram sobre o que é produzido de conteúdo e como é compartilhado, especialmente às vésperas de uma grande mudança nesse sentido dentro do aplicativo: nos próximos meses, o Instagram deve priorizar os vídeos para rivalizar com o Tiktok e acompanhar o surgimento do YouTube Shorts.
É muita informação. A boa notícia é que novas features originam possibilidades, tanto para quem já está produzindo conteúdo na rede social, assim como para quem deseja infiltrar-se nesse universo. Por isso, abaixo estão listadas cinco importantes marcas no Instagram para inspirar o seu e-commerce, seja em relação ao que é produzido e veiculado e/ou à forma como dialogam com o público, por exemplo.
As marcas no Instagram que fazem sucesso
Nesta lista estão marcas que utilizam conceitos como Social Commerce e Live Commerce para expandir o produto e a própria marca e proporcionar um ambiente para o engajamento dos usuários. Conheça cinco exemplos disso.
1 – Americanas
Essa gigante do varejo brasileiro atinge quase 6 milhões de usuários no Instagram e, por meio dele, divulga o aplicativo próprio para compras, além de alguns dos principais produtos oferecidos pelo marketplace. Para atingir esses objetivos, o conteúdo da Americanas é produzido em diferentes formatos para trabalhar com os recursos da rede social: feed, stories, reels e lives.
Além disso, é uma marca presente em grandes eventos, como o reality show Big Brother Brasil, e utiliza influenciadores digitais para trabalhar esse conteúdo. Como consequência desses esforços, foi uma das cinco marcas no Instagram que figuraram na lista das que mais engajaram em 2020, de acordo com o relatório da Socialbakers.
2 – Grêmio
O esporte é um importante segmento para o e-commerce e é bastante explorado nas redes sociais. O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, de Porto Alegre/RS, é o principal clube de futebol profissional no Instagram fora do eixo RJ-SP, com mais de 2 milhões de seguidores. De acordo com o ranking digital dos clubes brasileiros de julho de 2021, elaborado pelo IBOPE Repucom, é o 6º maior clube brasileiro na rede social.
Além de trabalhar o seu principal produto (futebol), nutre a sua audiência com produtos oficiais do clube, promoções e conteúdo rico em vídeo. As informações oficiais sobre jogos e tudo o que envolve o futebol também são conteúdos que tornam a página quase obrigatória para quem simpatiza com o clube.
3 – Nike
Com mais de 160 milhões de seguidores no Instagram, é uma marca que trabalha pesadamente com temas como representatividade, utilizando atletas dos mais diferentes esportes ao redor do mundo. Essa identificação é uma das explicações para a Nike ser a marca mais acompanhada no Instagram.
Os produtos da Nike estão presentes em todas as postagens, mas a mensagem é o carro-chefe do conteúdo da marca no Instagram, focando nas aspirações e sentimentos de seu público-alvo, que se identifica com os atletas, com o esporte e com a vida.
4 – Netflix
Assim como as Lojas Americanas, a Netflix ficou entre as cinco marcas no Instagram que mais engajaram o público em 2020, conforme o estudo realizado pela Socialbakers. A matéria-prima para os conteúdos é oriunda de seus principais produtos: filmes e séries. A partir dessas produções audiovisuais, a marca consegue produzir outras tantas, que vão desde a memes até os trailers para divulgar novas produções.
Com mais de 25 milhões de seguidores no Instagram, a Netflix utiliza ao máximo todos os recursos da rede social, além de contar com influenciadores digitais para engajar ainda mais o conteúdo. Um exemplo é o “tutorial” sobre como fazer a fofoca perfeita, apresentado pela atriz Manu Gavassi, citando ainda a personagem Lady Whistledown da série Bridgerton.
5 – Nubank
Como um banco digital pode engajar as pessoas? O Nubank conseguiu se tornar referência em redes sociais, sobretudo no Instagram, pela forma como produz conteúdo e dialoga com o seu público. Essa proximidade foi tão grande que originou para ele o apelido de “roxinho” entre seus clientes.
Apesar de possuir uma estética de requinte em suas postagens, o conteúdo busca ser descolado, capaz de conversar com todos os públicos. Como a cor roxa é uma característica marcante, as imagens utilizadas sequer precisam conter o cartão do banco. Ele está lá sem precisar estar.
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