O que é Meta Business Suite e quais são os benefícios para o seu negócio?

por Americanas

22 de dezembro de 2022

Com o Meta Business Suite, as empresas podem criar campanhas para as redes sociais do grupo, incluindo Facebook, Instagram e Whatsapp. Saiba mais

O Meta Business Suite pode ajudar as marcas que querem conquistar mais espaço no digital, segmentar mais o público, marcar presença em eventos ou datas especiais e até mesmo se destacar da concorrência. 

Já conhece essa ferramenta? Neste artigo explicamos tudo que você precisa para conhecer e se destacar usando o Meta Business Suite. Confira!

O que é o Meta Business Suite?

Essa é a plataforma, da empresa Meta, que você pode usar para gerenciar suas contas, monitorar sua caixa de entrada, gerar relatórios e criar campanhas assertivas para redes pertencentes ao grupo como Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp Business. Ela é 100% gratuita e você não precisa ter grandes conhecimentos de performance para criar sua primeira campanha. 

O Meta Business Suite foi criado para te ajudar a economizar tempo e ter uma visão geral do seu negócio em um único lugar. 

Conheça as principais vantagens de usar essa ferramenta no seu dia a dia

Aumento da presença online da sua marca

É isso mesmo! Não adianta ter produtos ou serviços excelentes se as pessoas não conhecerem sua empresa e, hoje em dia, para ser conhecida, sua marca precisa estar na internet! Se destacando e aumentando seu alcance nas maiores redes sociais, você aumenta as chances da sua marca se tornar conhecida não só por um público amplo, mas pelo seu público-alvo.

Além disso, sua página comercial se torna uma vitrine da sua marca, à qual consumidores interessados podem recorrer quando quiserem tirar alguma dúvida ou entrar em contato. Logo, é fundamental manter todas as suas informações de telefone, e-mail e qualquer outro contato atualizadas na sua página.

Reforço à credibilidade

Posicionar a sua marca com profissionalismo e credibilidade é um passo importante para se destacar da concorrência e atrair novos clientes. Por isso, uma página bem construída – com constância de publicações, informações atualizadas, posicionamento relevante e outros fatores – vai aumentar a possibilidade de conquista de novos clientes.

Atração de tráfego para o site

Sua página pode e deve servir também como  atrativo para seu site, seja ele próprio ou dentro de um marketplace. Dessa forma, as pessoas que se interessaram podem ser diretamente convertidas em clientes.

Essa é uma das possibilidades de objetivo na hora de criar campanhas de impulsionamento. É necessário ser cuidadoso e definir objetivos e CTAs alinhados com cada postagem e campanha.

Aproximação com os clientes

Esse é um dos fatores mais importantes sobre a presença online: ela reduz a distância entre a sua marca e os consumidores. Com uma ferramenta como o Meta Business Suite, você pode atender ao seu público de forma muito mais rápida e eficaz, aumentando a satisfação e influenciando na decisão de compra.

Você sabia que, na pesquisa CX Trends 2022 da Zendesk, 61% dos consumidores se disseram dispostos a desistir de uma empresa depois de uma experiência ruim com o atendimento e que 66% se diz frustrado com o atendimento chatbots por nunca receberem respostas precisas?

Considerando que, de acordo com a mesma pesquisa, 83% querem ajuda na hora de comprar e 69% estão abertos à recomendações, podemos dizer que oferecer um bom atendimento já pode ser um grande diferencial e influenciar positivamente na decisão de compra. 

Primeiros passos: vincule e configure sua conta

Antes de começar, é importante saber que você pode usar o Meta Business Suite tanto pelo site quanto pelo aplicativo. Essa segunda possibilidade pode ser muito útil para quem precisa muitas vezes gerenciar as contas pelo celular.

Agora, é só começar:

  1. Acesse o site business.facebook.com ou entre no aplicativo.
  2. Acesse a sua conta.
  3. Se quiser adicionar colaboradores, acesse o menu lateral esquerdo e clique em “Configurações”, depois em “Pessoas” e, por fim, em “Adicionar pessoas”, Não se esqueça de escolher o tipo de acesso que esse colaborador terá.
  4. Vincule o Instagram da sua empresa na aba “Ativos de negócios”
  5. Clique no botão “Adicionar ativos” e adicione sua conta.
  6. Nessa mesma aba, você também pode vincular o Whatsapp Business clicando na opção “Conta do Whatsapp”

Tudo certo? Chegou a hora de colocar a mão na massa!

Com todas as suas páginas vinculadas e configuradas você poderá começar a gerenciar suas contas. Já na parte inicial do menu principal você vai encontrar o espaço para criar novos posts e publicar, além de poder agendar tanto para o feed quanto para os stories. Além disso, o menu lateral reúne todas as opções e ações que vão te ajudar no planejamento e execução. Vamos juntos entender como ele funciona.

Na aba de Notificações você vai encontrar todas as novidades, como novas curtidas, comentários e compartilhamentos, além de novos seguidores. Essas informações em tempo real são fundamentais para acompanhar a performance de campanhas e posts e perceber como impactaram seu público.

Outra aba de grande importância é a da Caixa de Entrada que vai sempre te notificar sobre novas mensagens. Lá você encontrará filtros que permitem uma visão separada de mensagens lidas e não lidas, o que pode facilitar muito a sua rotina de atendimento ao cliente, sem deixar ninguém sem resposta.

Ainda não acabou! No menu Conteúdo você encontrará as opções Publicações, Stories, Feed e grade e Menções e marcações. Em cada uma dessas opções você vai poder verificar os resultados das suas publicações, através de dados como alcance, engajamento, curtidas, comentários e compartilhamentos. A partir daí, você e seus colaboradores de marketing poderão encontrar novos caminhos e ideias.

Logo abaixo, você encontrará a opção Planejador uma página em formato de calendário que vai te ajudar a ter uma visão geral dos seus posts e agendamentos, além de insights da própria plataforma sobre os dias e horários com maior acesso dos seus seguidores. 

Chegou a hora de falarmos sobre a sessão de Anúncios! Essa é a aba onde você vai criar, gerenciar e acompanhar o desempenho dos seus anúncios do Facebook e do Instagram no mesmo lugar. Os dados de anúncios, tanto ativos quanto concluídos, ficaram disponíveis nesta aba, com o resumo dos anúncios e valores gastos.

O que você precisa saber antes de começar?

Para falarmos da aba de Insights, é fundamental entendermos a importância de campanhas e anúncios bem feitos. Antes de tudo, você precisa conhecer o seu público. As características geográficas, de gênero, perfil social, faixa etária, raça, interesses, entre outras, podem te ajudar muito a compreender a linguagem, argumentos e ações mais eficazes para a sua marca.

Além de poupar tempo aplicando esses conhecimentos em segmentações de público, você também vai poupar dinheiro e posicionar muito melhor a sua marca, entregando o conteúdo certo para as pessoas certas. 

Outra prática fortemente recomendada por especialistas para conquistar os melhores resultados é o teste A/B. Essa estratégia que pode, de forma muito simples, ser feita dentro do Meta Business Suite, é um excelente caminho para entender quais argumentos, palavras, imagens ou outras variações estão funcionando melhor com o seu público.

Antes de começar, é importante que você estabeleça o valor que deseja gastar, para evitar a perda do controle. Os orçamentos das suas campanhas podem ser aplicados de duas formas diferentes: diários ou vitalícios. Como os próprios nomes dizem, você pode definir o gasto máximo por dia ou o valor total que deseja investir. 

Outra definição importante antes de publicar qualquer campanha é o objetivo dela. Na plataforma, você vai encontrar os seguintes objetivos:

Reconhecimento

Aqui, a principal meta é fazer com que as pessoas conheçam e se lembrem da sua marca. Essa é a escolha perfeita para empresas novas que estão chegando no mercado e buscando seu espaço com o público, ou até mesmo para uma nova linha de produtos em lançamento.

Vendas

Esse objetivo é adequado para campanhas mais diretas, com um público mais maduro e engajado para gerar compra.

Cadastros

Essa é a melhor opção para campanhas com o objetivo de captar novos leads, ou seja, contatos de potenciais clientes, como e-mail e telefone. 

meta business - interna

Engajamento

Campanhas com esse objetivo serão mostradas para usuários com a maior tendência de interação. Isso significa que ela gerará melhores resultados como curtidas, comentários, compartilhamentos e até de novos seguidores.

Tráfego

Um objetivo específico para levar os usuários diretamente para o seu site, perfil de rede social ou até mesmo página no marketplace. Com o aumento das visitas, consequentemente, suas chances de venda também aumentam.

Promoção do aplicativo

Essa é a escolha que vai estimular as pessoas a baixarem o seu aplicativo para participarem de determinada promoção. Para aplicar esse objetivo, é importante que a promoção seja realmente atrativa e ofereça reais benefícios para esses novos clientes.

Descubra como analisar os dados e relatórios da plataforma

A aba de Insights é o lugar onde você vai encontrar os resultados e relatórios mais completos das suas ações e vai poder avaliar o desempenho de cada post individual, além de uma visão geral da campanha. Lá você vai encontrar dados como:

  • O desempenho da sua Página do Facebook e do seu perfil empresarial do Instagram;
  • Tendências com maior possibilidade de alcance e que você pode monitorar;
  • O investimento da sua conta de anúncios nas plataformas;
  • O engajamento com o conteúdo das publicações orgânicas e impulsionadas, incluindo curtidas e comentários;
  • Resumos de dados demográficos e geográficos das pessoas que curtem a sua página e seguem o seu perfil comercial do Instagram;
  • E mais!

Aproveite esses resultados para avaliar o retorno sobre o seu investimento e quais foram as comunicações com melhor performance. Esses dados são valiosos e podem gerar insights muito importantes para o sucesso de suas ações futuras.

Preste especial atenção aos comentários e comportamentos do público em relação aos seus assuntos, promoções e novidades, eles serão termômetros relevantes no processo de aprimoramento das suas comunicações e futuras estratégias de conversão. 

No momento da análise, não se esqueça do objetivo selecionado na hora da criação da campanha. Se a métrica selecionada foi a de vendas, por exemplo, não adianta esperar os melhores resultados de engajamento. Analisar sem levar esse fator em consideração pode gerar conclusões equivocadas que vão prejudicar suas futuras decisões. Uma dica especial é: compare campanhas com objetivos similares para chegar a conclusões mais concretas sobre o sucesso ou os pontos de melhora de cada anúncio.

Viva o potencial do seu negócio de forma prática e eficiente

Agora que você já entendeu o que é o Meta Business Suite e sabe como ele pode ajudar o seu negócio a crescer e aumentar a presença no mercado digital, é hora de colocar seus conhecimentos em prática!

Aproveite bem as dicas e coloque essa plataforma para trabalhar a serviço da sua marca. Agora que você já sabe, é só monitorar, avaliar os resultados, buscar pontos de melhora e colher resultados inéditos.

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