O que é CPC, CPA e CPM? Entenda as diferenças das métricas de mídia paga

por Americanas Advertising

21 de dezembro de 2021

Saber o que é CPC, CPM e CPA e como aplicar estas métricas em diferentes etapas de sua estratégia de marketing é fundamental para atingir resultados melhores. Veja mais sobre elas!

Para quem trabalha com o mercado digital, é muito importante conhecer alguns termos básicos e as principais métricas do segmento. Tais métricas são utilizadas no tráfego pago, ou seja: anúncios em espaços variados nos sites, marketplaces, páginas de busca, entre outras possibilidades na internet.

Talvez você já tenha até ouvido siglas como CPC, CPA e CPM por aí, mas se ainda não entende o que é CPC, CPM e CPA, não sabe o que elas significam ou está com dúvidas, esse artigo é para você. Continue a leitura e entenda as principais métricas do marketing digital.

A rotina de quem executa as ações de mídia paga consiste em analisar indicadores. É desta maneira que identificamos o que está funcionando e o que precisa ser otimizado.

Qual a representatividade das métricas de marketing no seu negócio?

Podemos definir as métricas de marketing como o primeiro passo para que qualquer empresa elabore os seus planos, ações e estratégias. Elas são representadas por indicadores que ajudam a mensurar o sucesso de uma campanha específica ou de todo o trabalho de marketing.

Com esses dados, podemos estudar cada etapa de um projeto de forma segura, sem usar achismos para tomar decisões importantes, o que nos permite também monitorar e comparar o trabalho de forma prática e direta.

Por tudo isso que representam, saber usá-las é crucial para o sucesso da área. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, as metas não devem ser avaliadas apenas no início e no fim de uma campanha. Elas precisam ser examinadas durante todas as etapas do funil de Marketing.

Os indicadores refletem informações importantes para o negócio, que devem ser utilizadas para tomadas de decisões mais assertivas. Afinal, ter uma empresa orientada a dados é a melhor forma de evitar erros, ser mais preciso e até mesmo prever tendências.

Esses indicadores, também conhecidos como KPI’s, são utilizados tanto para medir o rendimento de campanhas de tráfego pago em suas determinadas plataformas. Abaixo, apresentaremos as principais delas. Veja agora a definição do que é CPC, CPM e CPA!

O que é CPC?

A primeira maneira de precificação de anúncios é conhecida como custo por clique (CPC), que segue uma forma de cobrança na qual o pagamento é feito de acordo com o número de cliques recebidos por determinado anúncio.

Logo, com o CPC o anunciante paga pelo número total de visitantes que clicam no anúncio produzido. Ou seja, a precificação é feita de acordo com os cliques que levam um usuário a página da empresa ou ao produto em questão.

Esse formato permite ao anunciante ver com exatidão os resultados da publicação através do número de cliques obtidos, capazes de traduzir o total de pessoas que realmente se interessaram pelo que estava sendo anunciado. Dessa forma, o formato é ideal para as empresas que desejam obter um tráfego mais qualificado.

Para investir em anúncios que definem o custo por clique, geralmente não é necessário um orçamento muito alto, pois o formato permite que você controle melhor o total gasto por campanha. Com isso, a empresa paga somente pelo número de pessoas que, de fato, acessaram a sua página – sem gastos extras.

Entenda como funciona o cálculo do CPC:

CPC = custo total / número de cliques 

ou, na prática,

R$100 gastos / 200 cliques totais = R$0,50 de custo por clique na campanha exemplificada

O que é o CPM?

Ao lado do CPC temos os anúncios que definem a precificação em custo por mil impressões (CPM). Essa métrica pontua quanto custará exibir mil vezes o anúncio para o público-alvo desejado.

Esse tipo de anúncio é mais utilizado quando o objetivo é alcançar o maior número de pessoas possível, sem se preocupar tanto com a segmentação das pessoas, deixando-a propositalmente mais ampla.

Um uso muito comum para esse modelo de anúncio é para o fortalecimento do branding, para fazer a marca chegar a muitas pessoas.

Logo, para calcular o custo por mil, você deve levar em conta a seguinte fórmula:

CPM = custo total / (visualizações / 1.000)

Em resumo, o custo por mil é igual ao valor do investimento dividido pelo total de impressões (visualizações do anúncio).

Por exemplo, imagine que você gastou um total de R$2.000 para atingir 50.000 visualizações. Com isso, o cálculo deve ser feito da seguinte maneira:

2.000 / (50.000 / 1.000) = R$40,00

Como deu para perceber, portanto, o custo por mil nesse exemplo foi de quarenta reais.

o que é cpc - interna

O que é o CPA?

Por último, mas não menos importante, vamos entender como funciona o CPA ou custo por aquisição. Nessa métrica a cobrança é feita somente quando o objetivo final é alcançado – o que pode demorar um tempo.

Assim, se a meta da empresa for vender um determinado produto ou levar o público a baixar um material gratuito, um e-book, por exemplo, o pagamento só será realizado quando o objetivo for atingido.

Logo, com o CPA quem publica o anúncio só é cobrado quando a ação desejada é colocada em prática pelo público.

Para calcular essa precificação, é preciso levar em conta a fórmula a seguir:

CPA = total investido / número de conversões

ou, na prática,

R$1.000,00 gastos / 200 conversões = R$5,00 custo por aquisição

Qual a melhor métrica para acompanhar?

A escolha do tipo de precificação para anúncios vai muito além do entendimento de o que é CPC ou qualquer outra métrica. Depende, principalmente, do seu objetivo com a campanha.

Sendo assim, independentemente do tipo de anúncio e seu custo, é preciso testar as possibilidades e ver quais dessas métricas serão a melhor opção.

Para isso, é preciso levar em conta aspectos como a plataforma em que o anúncio será vinculado, o tipo de canal, o comportamento do público-alvo e, por fim, qual o objetivo do anúncio (vendas, captura de leads, download de aplicativo, reconhecimento de marca, etc).

Portanto, todas as métricas mencionadas ao longo deste conteúdo podem ter vantagens ou desvantagens dependendo da estratégia. Na verdade, não existe uma melhor do que a outra.

De forma geral, para definir os tipos de lances e as estratégias ideais para você com relação às métricas de CPA, CPC e CPM, sugerimos que considere algumas metas básicas — além das configurações com as quais já trabalha.

Use as métricas ao seu favor no marketplace

Uma boa estratégia de marketing é um elemento fundamental para o sucesso das suas vendas em um marketplace. Atrair visitantes que irão se tornar clientes, de forma contínua e exponencial, é o oxigênio para que gere valor para o seu negócio.

Na Americanas Marketplace, você pode contratar mídia paga por meio do canal exclusivo do nosso hub publicidade, o americanas advertising e mensurar todos os KPI’s mencionados neste artigo dentro de seus projetos. E agora que você já entende o que é CPC, CPA e CPM, e também já sabe como calcular cada um deles, vai ficar muito mais fácil para elaborar seus projetos de mídia.
Se você já vende na Americanas Marketplace, conheça mais essa solução que a plataforma traz para o seu negócio. Acesse o site do americanas advertising e saiba como eles podem te ajudar a alavancar suas vendas.

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