Aproveite a Cyber Monday para vender seus produtoAproveite a Cyber Monday para impulsionar a venda dos seus produtos no e-commerce
Você conhece a Cyber Monday? A data funciona como uma Black Friday totalmente focada na promoção e venda de produtos no comércio eletrônico. Ou seja, é mais uma oportunidade para você alavancar as vendas da sua loja virtual.
A Cyber Monday foi criada em 2005, nos Estados Unidos, com o objetivo de incentivar os consumidores a comprarem pela internet. A data foi escolhida dessa forma pois, com o passar dos anos, muitos donos de lojas começaram a notar que sempre havia um aumento nas vendas na segunda-feira após a Black Friday.
Lá, a Black Friday era muito famosa por levar milhares de americanos às lojas – que chegavam de madrugada nos comércios e ficavam horas em filas para garantir os produtos desejados. E a Cyber Monday passou a funcionar como uma extensão dessa data, porém com as compras sendo feitas pela internet.
No início, a Cyber Monday focava na venda de itens ligados ao mercado de tecnologia e eletrônicos, como notebooks, smartphones, caixas de som, fones de ouvido, games e etc. Porém, não demorou muito para que lojistas de outros departamentos passassem a aproveitar a visibilidade da data para impulsionar suas vendas.
Hoje, todas as categorias de venda apostam na data para divulgar seus produtos e, principalmente, suas promoções. Afinal, como a própria Black Friday, a data foca em descontos agressivos para atrair os consumidores.
No Brasil, a Cyber Monday (ou “Segunda-feira Cibernética”, em uma tradução não muito usual para o português) começou a ganhar mais atenção a partir de 2012, quando diversos lojistas perceberam que, assim como a Black Friday, essa data representava uma ótima oportunidade de vendas no varejo virtual.
Que dia acontece a Cyber Monday?
Tanto a Black Friday quanto a Cyber Monday são datas baseadas no Dia de Ação de Graças, um feriado típico nos Estados Unidos que é comemorado na última quinta-feira do mês de novembro. A Black Friday ocorre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e a Cyber Monday, na segunda-feira seguinte.
Ação de Graças: quinta-feira da quarta semana de novembro
Black Friday: sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças
Cyber Monday: segunda-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças
2022
2023
2024
2025
Como os lojistas podem aproveitar a data?
Como a Cyber Monday acontece apenas alguns dias após a Black Friday, ela funciona quase como a última oportunidade para os clientes aproveitarem as promoções desse período. Então, muito do que você preparou e planejou para a sua loja virtual na Black Friday, pode ser usado também para a Cyber Monday.
Na segunda-feira, muitos itens já foram vendidos durante a Black Friday e a Cyber Monday é o momento dos lojistas realmente queimarem o estoque que restou. Assim, podem fazer novas aquisições para o período do Natal.
A seguir confira algumas dicas de como você, lojista, pode para aproveitar a data:
1) Crie um planejamento focado no período
Como a data da Cyber Monday é muito próxima da Black Friday, você pode considerar ambas as datas em um único planejamento, já que a estratégia comercial e até mesmo o estoque provavelmente serão os mesmos.
Considere diferentes ações promocionais e com descontos para estimular as vendas durante a Black Friday e tenha um plano específico para a Cyber Monday, como criar ofertas especiais para a queima do estoque ou promocionar ainda mais uma categoria específica na segunda-feira.
Jamais deixe de aproveitar as oportunidades que a Black Friday traz! Essa é a data mais popular entre os consumidores, que esperam o ano todo para garantir as melhores ofertas de produtos.
Assim, esperar a Cyber Monday para promocionar os seus produtos pode não ser uma boa estratégia para o negócio, uma vez que, os clientes podem optar por comprar em uma loja concorrente antes mesmo da data, o que fará com que você perca algumas vendas.
A Cyber Monday pode e deve ser utilizada como uma oportunidade extra, uma continuação da Black Friday para você vender aqueles produtos que acabaram não saindo na sexta-feira.
2) Monte uma estratégia de divulgação
A Cyber Monday e a Black Friday focam em ofertas com descontos agressivos, porém, mais do que promocionar os seus produtos, é necessário divulgar essas promoções da melhor forma possível para os consumidores.
Invista em anúncios de mídia e campanhas de marketing para comunicar suas promoções ao público e obter ainda mais alcance e visibilidade antes mesmo das datas. Utilize também gatilhos mentais para despertar a necessidade de consumo dos seus itens, trazendo uma sensação de urgência para que o consumidor não perca a oportunidade que você está trazendo.
É importante que você também entenda qual é a melhor forma de divulgar as suas promoções, de forma que ela se torne mais atrativa e resulte em uma compra. Por exemplo, você pode divulgar uma oferta mostrando a porcentagem de desconto oferecido ou então o preço que ela custava e quando estará custando durante essas datas. Esses detalhes podem fazer uma grande diferença na decisão de compra dos seus clientes!
3) Tenha ofertas vendedoras e imperdíveis
Se o seu objetivo da sua Cyber Monday é queimar o seu estoque e vender mais, foque em criar promoções realmente vendedoras para os clientes.
Como a data acontece depois da Black Friday, muitos consumidores já compraram seus itens de desejo durante o final de semana e já estão por dentro dos melhores preços e ofertas que estão disponíveis no mercado. Por isso, na Cyber Monday, as ofertas que despertam interesse são aquelas que apresentam uma oportunidade de compra realmente imperdível.
Uma pesquisa realizada pela Globo revelou que 37% dos consumidores destacaram os “descontos acima de 50%” como o principal fator que fez com que eles realizassem compras por impulso durante a Black Friday 2021. E esse deve ser o foco da Cyber Monday também!
Sendo assim, aproveite essa segunda-feira de ofertas para oferecer a “última chance” do cliente garantir os seus produtos com um preço incrível. Aposte naqueles itens que sobraram no estoque e venda por uma margem mínima de lucro ou até pense em criar kits de produtos diferentes dos que você vê no mercado e com um preço mais convidativo.
4 – Foque nos diferenciais competitivos da sua loja
Quando se trata do e-commerce, outros fatores acabam impactando o valor final da oferta e a experiência de compra dos clientes, como o prazo de entrega, o valor do frete e a flexibilidade no pagamento, por exemplo. Por isso, esses fatores também devem ser considerados na hora de criar suas estratégias de Black Friday e Cyber Monday.
A pesquisa da Globo mostrou que os principais fatores para compra não planejada, além dos descontos agressivos, foram: frete grátis (38%), entrega rápida (23%) e pagamento flexível (16%).
Frete alto, prazo longo de entrega, pagamento apenas à vista são alguns motivos que levaram os clientes a deixarem de fazer uma compra. (Globo)
Entendeu a importância de apostar nos diferenciais competitivos durante grandes datas como a Cyber Monday? Essas estratégias fazem com que você saia na frente, se destacando da concorrência e dando um incentivo maior para os clientes concluírem as compras na sua loja.
Portanto, antes dessas datas, invista também na parte logística do seu negócio e deixe tudo bem organizado para garantir que a entrega dos seus produtos seja feita no prazo e da melhor forma possível.
5 – Pense na experiência completa
E falando na entrega dos seus produtos, pensar em todo o processo que acontece após a confirmação da compra e no envio dos seus itens é essencial, principalmente em datas como a Black Friday e a Cyber Monday.
O packing – que consiste em todo o processo de preparação e embalagem das suas mercadorias antes do envio – precisa ser feito com muito cuidado e atenção. Como essas datas contam uma alta demanda de vendas, as lojas que não se preparam acabam sofrendo com essa parte do processo e realizando entregas com produtos mal embalados, o que prejudica a experiência do cliente e aumenta o risco de avarias, já que o produto corre o risco de ser danificado durante a entrega.
Por isso, antes dessas datas, entenda quais produtos serão promocionados e quais as necessidades deles no que diz respeito às embalagens. Confira o tamanho dos produtos, material, peso, entre outros detalhes que podem influenciar no empacotamento.
E o packing faz parte de todo processo de pós-venda da sua loja, que é tudo aquilo que acontece depois que a venda é confirmada, incluindo o suporte e o relacionamento com os clientes.
Como falamos, essa é uma época de alta demanda de vendas, onde muitas compras são feitas com pressa e por impulso. Sendo assim, preparar o seu time de atendimento e logística para casos de reversa e troca ou devolução de produto é fundamental para garantir a satisfação do cliente.
Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit, 92% dos consumidores que precisam passar por um processo de troca ou devolução de produto voltariam a comprar na mesma loja caso tivessem uma boa experiência durante a situação.
Por isso, pensar na jornada de compra completa do seu cliente, desde a navegação no site até a confirmação do pedido e o recebimento do pacote é essencial para impulsionar suas vendas e garantir ainda mais clientes fidelizados, que vão continuar comprando na sua loja em outras ocasiões.
6 – Se ainda não está online, conecte-se
A Cyber Monday é uma data com foco no varejo eletrônico, ou seja, para aproveitá-la é fundamental vender seus produtos por meio da internet, independentemente do canal escolhido.
Por isso, se sua loja ainda não está online, é a hora de se conectar para aproveitar o potencial de vendas da data e, claro, de todo o mercado digital, que cresce constantemente.
E hoje existem diferentes canais e plataformas para você começar a vender online, basta escolher aquela que se encaixa melhor nas necessidades e expectativas do seu negócio.
Ter um site de vendas próprio, por exemplo, é a opção perfeita para o lojista que quer ter um espaço exclusivamente seu na internet. Assim, seus consumidores podem conhecer mais detalhes do seu negócio e você tem uma maior autonomia para tocar a operação e gerenciar as vendas. Porém, esse modelo de e-commerce exige bastante tempo e investimento para começar a gerar resultados.
Isso porque com um site de vendas próprio, você será o responsável pela contratação da plataforma, pagamento das comissões dos meios de pagamento, investimento na hospedagem do seu site, contratação dos serviços de segurança, entre outros gastos para garantir o melhor funcionamento do site.
E o investimento em marketing é fundamental para atrair consumidores! Afinal, o público precisa chegar até a sua loja e a melhor forma de fazer isso é apostando em anúncios e outras opções de mídia paga.
Assim, uma alternativa interessante para começar no universo online é apostando nos marketplaces, que são canais de vendas disponibilizados por grandes lojas virtuais, que oferecem seu espaço online para que outros lojistas também vendam lá dentro.
Aproveitando a Cyber Monday em um marketplace
Os marketplaces têm ganhado cada vez mais força entre os lojistas, principalmente porque são uma opção bem barata e fácil de usar, sendo uma das oportunidades favoritas de muitos empreendedores que estão começando a vender online. Os marketplaces não cobram nenhum tipo de taxa, mensalidade ou até investimento inicial. Eles funcionam por um sistema de comissões que são cobradas em cima das vendas dos lojistas, ou seja, eles só pagam quando vendem.
Além disso, é importante destacar que os marketplaces possuem grandes marcas por trás, com uma base de clientes já consolidada, e isso traz diversas vantagens para os lojistas que decidem vender nesses canais: maior credibilidade, segurança para vender e mais visibilidade na internet.
Na Americanas Marketplace, por exemplo, lojistas de todos os tamanhos e segmentos podem anunciar seus produtos nas maiores marcas da internet – a Americanas, o Submarino e o Shoptime. Com um cadastro único, eles podem vender seus produtos dentro dos três sites ao mesmo tempo, conseguindo um alcance surpreendente, com vendas para todas as regiões do Brasil.
Já imaginou anunciar dentro dessas marcas durante grandes datas como a Cyber Monday e a Black Friday? Esses sites já são muito acessados, com um público fidelizado, e sem cobrar nenhum investimento inicial, apenas uma comissão pelas vendas.
Além disso, esses grandes sites costumam fazer um alto investimento em marketing com campanhas especiais para engajar os clientes na Black Friday e na Cyber Monday. Com isso, os lojistas parceiros só precisam fazer um bom planejamento nestas datas, aderir às campanhas promocionais, vender e entregar bem.
Com estes passos, fica mais fácil aproveitar a Cyber Monday e conquistar muitas vendas e resultados durante a data! Está preparado?
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