O que é gestão de estoque e como começar a fazer isso?

por Fulfillment

27 de julho de 2021

Mesmo para quem já sabe o que é gestão de estoque, é preciso colocar a mão na massa e fazer uma administração eficiente. Veja algumas dicas!

Seja qual for o tamanho do negócio, monitorar o entra e sai das mercadorias nos armazéns, e em que velocidade essa movimentação acontece, é primordial para uma boa gestão de estoque. 

Essas informações permitem identificar o momento certo de repor cada item e também eventuais avarias e perdas no processo. Ainda evitam gastos desnecessários e o pior cenário para qualquer dono de negócio: deixar de vender porque não tem o produto. 

Como começar sua gestão de estoque?

Uma das opções mais fáceis e usadas hoje em dia para começar esse acompanhamento são os sistemas de gerenciamento de lojas on-line, que se integram diretamente ao seu sistema ERP. Com isso, toda a gestão operacional e financeira fica em um único lugar. 

Eles são mais fáceis de entender e dispensam profissionais especializados para manuseá-los. Por serem mais simples, têm custo mais acessível para quem está começando no mundo do e-commerce. 

Esses sistemas aprimoram a gestão porque organizam e automatizam processos e controles, preços de venda e o fluxo do estoque. Sendo ideais, sobretudo, para pequenas empresas. 

Em períodos de festas, por exemplo, quando aumenta a procura por determinados produtos, são grandes aliados no controle e reposição de estoque. Com base no histórico de vendas do ano anterior, o setor de compras pode se planejar adequadamente para atender os consumidores.

Integração é necessária

O mundo virtual é um mar de oportunidades. É possível vender produtos em mais de 30 plataformas de marketplace e ainda ter o seu canal próprio de vendas, seja uma loja física, on-line ou nas redes sociais. Como saber o quanto foi vendido de cada produto em cada canal?  

Só é possível responder a esta pergunta se você tiver um sistema integrado que faça a contabilização geral em um só lugar. Para evitar falhas na reposição do estoque em cada plataforma de venda, é preciso uma gestão 360º, que se inicia com um bom controle de estoque e integração com todas as plataformas. 

o que é gestão de estoque - interna

Estoque físico

Indo além da gestão virtual, é necessário saber como está o seu estoque físico. Uma boa prática é fazer, periodicamente, o inventário do seu estoque. Uma vez que toda operação possui uma taxa de perda e regularmente deve ser feito este abatimento no DRE (Demonstração do resultado do exercício), o inventário ajuda a manter esse controle, para que se saiba exatamente quais foram os ganhos e perdas.

Uma gestão de estoque profissionalizada contribui para otimizar as vendas e aumentar os lucros.

Como a B2W Marketplace pode ajudar a gerenciar o seu estoque?

A B2W Marketplace oferece a seus parceiros uma solução logística completa com o B2W Fulfillment. O serviço  se encarrega de todas as etapas após a venda realizada no site, desde o armazenamento dos produtos e seu manuseio nos centros de distribuição, até o transporte e a entrega ao consumidor. 

Com ele, você tem maior visibilidade na Americanas, Submarino e Shoptime, além de oferecer os melhores prazos de entrega e valores de frete.

Só com o B2W Fulfillment os parceiros têm controle de estoque em tempo real, equipe exclusiva de suporte e custo zero para crescer sua operação. Sem falar no subsídio de 100% na Política de Frete Grátis! 

Traga seu negócio para o B2W Fulfillment e use a mesma tecnologia que as nossas marcas para fazer a gestão de seu estoque.

Leia também:

O que é e como calcular a cubagem dos produtos

5 cuidados para gerenciar um estoque de roupas

Registro BR: passos para consultar e cadastrar o domínio do seu site

Fulfillment

O Fulfillment é o serviço de logística completa para os produtos dos parceiros que vendem na Americanas Marketplace. Auxiliamos com a armazenagem do produto e envio de pedidos até o atendimento pós-venda.

veja ainda:

logística - destaque

O que é logística e como gerenciar sua operação?

A logística é fundamental para qualquer negócio, sobretudo para quem vende pela internet. Saiba mais sobre ela e como melhorá-la […]

multicanais - destaque

Multicanais: como manter uma estratégia de vendas integrada?

As vendas multicanais já são uma realidade do varejo. E com uma estratégia bem elaborada de integração, os lojistas podem […]

reclame aqui - destaque

Reclame Aqui: o que é e como zelar pela sua reputação no site?

Reclame Aqui é o espaço para o cliente manifestar contratempos com alguma marca. Veja como se destacar e zelar pela […]