Mesmo para quem já sabe o que é gestão de estoque, é preciso colocar a mão na massa e fazer uma administração eficiente. Veja algumas dicas!
Seja qual for o tamanho do negócio, monitorar o entra e sai das mercadorias nos armazéns, e em que velocidade essa movimentação acontece, é primordial para uma boa gestão de estoque.
Essas informações permitem identificar o momento certo de repor cada item e também eventuais avarias e perdas no processo. Ainda evitam gastos desnecessários e o pior cenário para qualquer dono de negócio: deixar de vender porque não tem o produto.
Como começar sua gestão de estoque?
Uma das opções mais fáceis e usadas hoje em dia para começar esse acompanhamento são os sistemas de gerenciamento de lojas on-line, que se integram diretamente ao seu sistema ERP. Com isso, toda a gestão operacional e financeira fica em um único lugar.
Eles são mais fáceis de entender e dispensam profissionais especializados para manuseá-los. Por serem mais simples, têm custo mais acessível para quem está começando no mundo do e-commerce.
Esses sistemas aprimoram a gestão porque organizam e automatizam processos e controles, preços de venda e o fluxo do estoque. Sendo ideais, sobretudo, para pequenas empresas.
Em períodos de festas, por exemplo, quando aumenta a procura por determinados produtos, são grandes aliados no controle e reposição de estoque. Com base no histórico de vendas do ano anterior, o setor de compras pode se planejar adequadamente para atender os consumidores.
Integração é necessária
O mundo virtual é um mar de oportunidades. É possível vender produtos em mais de 30 plataformas de marketplace e ainda ter o seu canal próprio de vendas, seja uma loja física, on-line ou nas redes sociais. Como saber o quanto foi vendido de cada produto em cada canal?
Só é possível responder a esta pergunta se você tiver um sistema integrado que faça a contabilização geral em um só lugar. Para evitar falhas na reposição do estoque em cada plataforma de venda, é preciso uma gestão 360º, que se inicia com um bom controle de estoque e integração com todas as plataformas.
Estoque físico
Indo além da gestão virtual, é necessário saber como está o seu estoque físico. Uma boa prática é fazer, periodicamente, o inventário do seu estoque. Uma vez que toda operação possui uma taxa de perda e regularmente deve ser feito este abatimento no DRE (Demonstração do resultado do exercício), o inventário ajuda a manter esse controle, para que se saiba exatamente quais foram os ganhos e perdas.
Uma gestão de estoque profissionalizada contribui para otimizar as vendas e aumentar os lucros.
Como a B2W Marketplace pode ajudar a gerenciar o seu estoque?
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Com ele, você tem maior visibilidade na Americanas, Submarino e Shoptime, além de oferecer os melhores prazos de entrega e valores de frete.
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