O que é slogan e qual a importância dele para o seu negócio?

por Americanas

9 de fevereiro de 2023

Entenda o que é slogan e por que ele é importante para o desenvolvimento da sua empresa

Você sabe o que é slogan ou para que ele serve? Mesmo que você não saiba o que é um slogan, com certeza você já deve ter visto ou ouvido muitos por aí. Alguns, são marcantes, e ficam na nossa cabeça, outros, apenas reforçam a identidade da marca.

O slogan é uma frase simples que acompanha o nome da marca e, às vezes, até compõe o seu logotipo, completando a comunicação visual do negócio. O principal objetivo de um slogan é fazer a sua marca ser lembrada e facilmente reconhecida pelos consumidores. 

Se você tem o próprio negócio ou quer começar a empreender, ter um slogan pode ser uma estratégia bem interessante para reforçar a sua marca e fazer com que ela seja lembrada pelos seus clientes. 

E não pense que o slogan é só para marcas grandes. Pequenas e médias empresas também podem criar seu slogan e aproveitar a influência que ele tem na hora de divulgar suas marcas, criando um impacto ainda maior no público. 

Quer saber mais? Então, continue lendo para saber o que é slogan, qual a importância dele para os negócios e como você pode criar o seu. 

O que é slogan?

O slogan nada mais é do que uma frase criada por uma marca para dar voz ao que o negócio representa. Ou seja, o slogan compartilha uma mensagem simples que é capaz de posicionar a marca no mercado e gerar uma rápida identificação, causando um impacto positivo no público. 

No slogan, você pode trazer uma frase que transcreva os valores e a missão do seu negócio, sempre trazendo o tom de voz da sua marca. Ou seja, se a sua marca é mais formal, o texto pode ser mais sério, caso contrário, você pode ser uma mensagem mais descontraída.  

Afinal, a mensagem do slogan deve estar diretamente associada ao seu negócio e ao seu público. Assim, os clientes conseguem fazer essa associação da frase com a sua marca de forma rápida, sempre lembrando e identificando a sua empresa sem precisar ver o nome ou logo. 

Dois grandes exemplos de slogans famosos são o “Amo muito tudo isso”, do McDonald ‘s, e o “Red Bull te dá asas”, da marca de bebidas energéticas Red Bull. Ambos, são conhecidos mundialmente, e assinaram campanhas e comunicações desses negócios, fazendo com que os consumidores reconheçam a marca facilmente. 

Por que ter um slogan?

Agora que você já sabe exatamente o que é slogan e tudo que ele representa para um negócio. Mais do que uma frase complementar ao nome da sua marca, o slogan é capaz de fortalecer o posicionamento da sua empresa. 

O slogan mostra como a sua marca quer aparecer e ser reconhecida no mercado, o que gera ainda mais valor para o seu negócio e faz com que a sua marca seja sempre reconhecida e lembrada pelos consumidores. 

Além disso, o slogan é capaz de: 

  • Diferenciar a sua marca da concorrência;
  • Reproduzir a personalidade da sua marca.

Já quando consideramos o impacto do slogan no relacionamento com os clientes, quando usado de forma estratégica, o slogan consegue:

  • Fazer com que a marca fique na memória do público; 
  • Estreitar o relacionamento com os clientes, levando a fidelização deles. 

Passo a passo para criar um slogan para o seu negócio

Nós já vimos o que é slogan e qual a importância dele para o desenvolvimento dos negócios, mas agora você deve estar pensando, como eu crio um slogan para a minha empresa? 

Criar uma frase marcante, que irá representar o seu negócio e passar uma mensagem clara sobre a sua marca pode parecer uma tarefa difícil. E a verdade é que não há uma fórmula secreta para criar um slogan, afinal, ele é algo bem particular de cada negócio. 

Cada empresa tem sua missão, visão e valores e, por isso, cabe a cada uma entender as particularidades do negócio e do público que ela quer atingir para criar um slogan único e memorável.

Então, com tudo que você sabe sobre o que é um slogan, confira como criar o seu: 

1 – Conheça a sua marca e a missão dela no mercado

Para gerar identificação, mais do que apresentar sua marca ou os seus produtos, o slogan deve refletir a sua missão de forma simples e objetiva. Analise os objetivos e metas da sua marca e também os produtos ou serviços oferecidos – assim, você sabe exatamente a solução que você quer levar aos seus consumidores.

Essas informações devem ser o seu ponto de partida para criar um slogan próprio capaz de marcar os seus clientes. 

2 – Identifique com quem você está falando

Conhecer o seu público-alvo é ideal para entender como você deve passar a mensagem do seu slogan. Para um público mais jovem, por exemplo, um slogan mais descolado e brincalhão pode fazer mais sucesso, enquanto para um público mais velho esse tom de voz talvez não faça sentido, tornando o slogan menos memorável para eles. 

Pesquisando bem o seu público e entendendo suas particularidades, como gênero, idade e costumes, além de seus interesses e seu comportamento de compra dentro da categoria que você atua, você terá insights valiosos para entender a linguagem que deverá ser utilizada no seu slogan. 

3 – Destaque os diferenciais competitivos da sua marca 

O slogan deve refletir sua personalidade e mostrar porque a sua marca é a melhor opção para o consumidor. Ou seja, é a oportunidade perfeita para destacar os seus diferenciais e mostrar o melhor que você tem a oferecer.

Pode ser um diferencial de preço, de qualidade, de tradição, de credibilidade ou até ligado à expertise que o seu negócio oferece. Independentemente de qual seja o seu, você pode usá-lo no slogan para atrair ainda mais vendas e clientes, pois é através desse diferencial estampado no slogan que a sua marca ganhará mais atenção do público.

4 – Teste diferentes combinações de palavras

Agora você já entendeu o que é o slogan e o que ele deve transparecer, não é mesmo? Então, você já sabe que é preciso criar uma mensagem que tenha tudo a ver com a sua marca e tudo aquilo que ela quer passar para o mercado.

Para começar a criar as ideias para o seu slogan, uma alternativa é fazer uma lista de palavras que reflitam a sua marca. Você pode separar as palavras por verbos, substantivos e adjetivos, e depois é só combiná-las.

Por exemplo, para os verbos, busque ações que façam referência ao comportamento dos clientes em relação aos seus produtos e serviços. Então, se você vende roupas, pode apostar em verbos como: vestir, provar, trocar e experimentar. 

E você ainda pode usufruir de verbos mais gerais, que não fazem uma referência direta ao seu departamento de venda, mas podem incrementar sua mensagem, como “amar” ou “gostar”. 

Já para os substantivos, pense em palavras que façam parte do universo da sua marca e dos clientes que utilizam seus produtos ou serviços. Se você vende cosméticos, por exemplo, pode apostar em palavras como beleza, hidratação ou cuidado.

Para os objetivos, mais uma vez você deve recorrer à ação realizada pelos consumidores e o que isso traz para ele de benefícios. Dessa forma, você conseguirá sintetizar palavras como prático, moderno, funcional, entre outras. 

Você ainda pode pensar em alguns gatilhos mentais ou outras palavras que despertem emoções aos espectadores. Para ser memorável e impactar o público, o slogan deve despertar sentimentos nos seus clientes. 

5 – Selecione as melhores e escolha a mensagem que você quer passar

Agora que você já tem todas as palavras-chave da sua marca, chegou a hora de fazer as combinações e formular frases completas que poderão ser o seu futuro slogan. Depois, é só escolher aquela que passa a principal mensagem do seu negócio. 

Como queremos que o seu slogan seja memorável, você ainda pode testar a sonoridade da frase falando-a em voz alta para testar as melhores opções. Além disso, busque sempre a opinião de pessoas fora do ambiente da sua marca, dessa forma você consegue entender melhor como o público que não conhece o seu negócio tão profundamente compreende e aceita o seu slogan.  

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Algumas dicas para considerar na criação do seu slogan

Mais do que saber como criar um slogan, é importante que você considere algumas particularidades dessa mensagem antes de criar uma para a sua marca. 

Você já viu um passo a passo completo de como criar o seu slogan, mas como não tem segredo para criar um slogan perfeito, separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa caminho para desenvolver uma mensagem memorável para o seu negócio.

Como você quer que a sua marca seja reconhecida pelo público? 

Pensar em como você quer que a sua marca ou empresa seja vista no mercado é um ótimo ponto de partida para criar o seu slogan. Se coloque no lugar de um potencial cliente que está conhecendo o seu negócio pela primeira vez: como você imagina que esse primeiro contato acontece? Quais impressões você quer que ele tenha? 

Diante desses questionamentos e do conhecimento que você tem do seu público-alvo, você terá insights valiosos para a criação do seu slogan. 

Seja sucinto e direto 

Como já vimos anteriormente, o slogan é uma frase simples. Ou seja, ele não precisa ser longo, conter palavras rebuscadas ou até uma mensagem complexa. Ele deve ser direto e conversar com o seu consumidor, convencendo-o a comprar na sua empresa de forma rápida.

Sendo assim, economize nas palavras – tente não ultrapassar oito palavras –, sendo sucinto e indo direto ao ponto. Muitas vezes os slogans ficam na cabeça dos consumidores e, para que eles se tornem memoráveis, devem ser curtos e fáceis de lembrar.  

Caso você queira falar mais sobre a sua marca ou transmitir uma mensagem mais longa, crie uma segunda opção e utilize-a em outras oportunidades, como nas comunicações da sua marca, em conteúdos criados para o público ou até nas embalagens dos seus produtos. 

Incentive a compra 

Quando mostramos o que é o slogan e para que ele serve, você viu como ele é mais do que uma simples frase, não é mesmo? O slogan identifica a sua marca e mostra o que ela oferece e o que ela acredita, mas, além de tudo isso, ele também incentiva a compra dos seus produtos ou serviços. 

O slogan deve mostrar o seu negócio honestamente, trazendo os objetivos da sua marca de forma sincera, fazendo com que as expectativas dos consumidores sejam atendidas durante a jornada de compra.

Deixe uma marca na experiência dos seus clientes 

Para que o seu slogan fique na cabeça dos seus clientes, ele deve causar um impacto, fazendo com que o público sempre associe essa frase ou até algumas palavras utilizadas nela ao seu negócio. 

Para reforçar a atuação da sua empresa, você pode até usar o nome da sua marca dentro do slogan, fortalecendo essa associação do nome com a mensagem que será transmitida. Um exemplo de slogan famoso que utiliza o nome da própria marca é o do Doril, que afirma: “Tomou Doril, a dor sumiu”. 

Use gatilhos para tornar o seu slogan memorável

Existem diferentes maneiras de tornar o seu slogan mais forte e memorável. Além de usar palavras assertivas e gatilhos mentais, você pode utilizar estratégias como: rimas, trocadilhos ou até algumas repetições de palavras. 

Confira alguns exemplos de slogans que utilizam esses recursos para tornar a mensagem mais atrativa e fixá-la na memória do público que tem contato com a marca: 

“Mandou, Chegou” – Sedex

“A verdadeira maionese” – Hellmann’s

“Terrível contra os insetos. Contra os insetos” – SBP

A sonoridade do slogan é essencial para fazer com que ele seja facilmente lembrado pelo público. Além disso, essas estratégias fazem com que a sua mensagem se torne mais divertida e bem humorada, o que faz com que o público se sinta ainda mais próximo do seu negócio. 

Entendeu como o slogan tem um papel crucial na criação da identidade do seu negócio? Anote todas as dicas e aproveite todas as vantagens de ter uma mensagem que reforça os valores e objetivos do seu negócio, e ainda atrai mais clientes para sua loja. 

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