Com tantas oportunidades na alta temporada, as pessoas tendem a sair e gastar mais. Mas como saber o que vender no verão? Confira 13 opções de nichos para você apostar!
Pra aproveitar oportunidades na alta temporada, muitos lojistas se perguntam: afinal, o que vender no verão para aproveitar a sazonalidade e engajar os clientes a irem às compras nesta época do ano?
As oportunidades são muitas, já que as pessoas tendem a ter mais atividades de lazer ao ar livre, viajar, se exercitar mais, e buscar diferentes alternativas para se divertir com conforto e segurança. A intenção é aproveitar a temporada de calor e aquela pitada de ânimo que ela nos traz, mas sem exageros! Tudo com muita qualidade, saúde e bem-estar para poder se refrescar e se manter hidratado.
Se você quer aproveitar as oportunidades do período mais quente do ano para ampliar suas vendas, mas ainda precisa de ideias sobre o que vender no verão para faturar bastante na alta temporada, confira algumas sugestões de negócio pra você apostar!
1) Cosméticos protetores
O verão é um ótimo período para apostar nas vendas de alguns cosméticos focados em proteção da pele e cabelos. Por isso, cosméticos com foco em proteção contra os raios UV podem ser boas oportunidades de venda durante o calor. Você pode investir tanto na venda de produtos como protetor solar, para a pele, e até em cremes capilares com proteção térmica.
Além disso, hidratantes, em geral, são bons produtos para se vender nesta época do ano, sejam eles pra pele, cabelos, rosto, e até para os lábios. Também vale apostar nos desodorantes, que oferecem uma proteção extra para as axilas durante o calor, além de repelentes, que podem ajudar aqueles que vivem ou estão frequentando regiões de matas, no interior ou litoral, e precisam de maior proteção contra picadas de insetos.
2) Proteção para os olhos
Óculos escuros são cuidados essenciais para quem deseja se expor ao sol. Por isso vendê-los pode ser uma bela oportunidade de se posicionar bem durante o calor. Aposte em formatos e cores variadas, além de modelos para todos os sexos e idades, com isso, você consegue atingir diferentes públicos com seus produtos.
Aproveite as vendas criando sua própria loja, seja física, na cidade, shopping ou litoral, ou mesmo investindo nas vendas online, em um e-commerce próprio ou no marketplace. Assim, você pode ampliar a exposição de seus produtos e vender paar clientes de todo o país.
3) Proteção para a cabeça
Além de proteção para pele, cabelos e para a vista, é fundamental, para quem vai andar por um certo tempo a pé, proteger a própria cabeça da exposição direta ao sol. Por isso, acessórios com esse objetivo também são uma boa oportunidade de negócio pra quem ainda não sabe o que vender no verão.
Bonés, chapéus, viseiras, sombrinhas: tudo isso pode estar no seu portfólio caso opte por apostar nesse mercado. Mas, sempre vale estudar e conhecer muito bem o seu público para apostar em itens com maior conformidade ao que eles esperam comprar, afinal um chapéu usado por uma garota de 20 anos, pode ser bem diferente dos modelos que vão agradar a um senhor de 70.
4) Moda praia e acessórios
Com o aumento da temperatura, as praias e piscinas são cada vez mais procuradas pelas pessoas. E nessa hora muita gente acaba descobrindo que está na hora de renovar peças de roupas para este objetivo! Por isso, roupas e acessórios de banho podem ser uma boa pedida pra quem quer empreender e aumentar negócios durante o verão.
Aposte nas vendas de biquinis, maiôs, sungas, cangas, saídas de praia, chinelos, ou ainda, toalhas de praia, bolsas de praia, caixas térmicas, guarda-sol, cadeiras de praia e outros itens que ajudem a turbinar aquele passeio para se refrescar. Fique sempre atento às novas tendências nas roupas e acessórios de praia para atender bem seu cliente.
5) Climatizador
Com o calor absurdo dentro das residências e estabelecimentos comerciais, é preciso tornar os espaços mais agradáveis. Por isso, uma opção interessante pra quem não sabe ainda o que vender no verão, é apostar em produtos orientados a resfriar ambientes. Um sortimento focado na venda de ventilador, de coluna e de teto, ar-condicionado, tradicional e portátil, além de umidificadores, pode ser uma forma de se posicionar para os negócios sazonais da alta temporada.
A tecnologia, qualidade, potência, intensidade, voltagem e preços são variáveis que o cliente irá considerar. Por isso, tenha produtos variados para atender os diferentes objetivos dos seus clientes e estude bem seu produto para explicar as especificações técnicas e diferenças de cada um. Se vende online, todas as informações precisam estar lá no cadastro do item, combinado?
6) Roupas casuais leves
Aposte em um sortimento de roupas leves e casuais que tragam um certo frescor pra aliviar o calor da temporada. Camisetas, regatas, bermudas, saias de malha e tecidos leves, vestidos de verão, sandálias, chinelos: todas essas peças são muito interessantes de se vender no verão.
Você pode vender peças de roupas mais básicas e atemporais, mas também ter algumas opções com foco em tendências da moda, com modelos e cores mais usados na estação. Assim você consegue atingir perfis diferentes de público. As pessoas poderão encontrar itens que vão do básico ao look do momento sem sair da sua loja. Só tome cuidado para não ter itens demais com foco em tendência, a ponto de eles ficarem parados em estoque!
7) Roupas esportivas de verão
Outra alternativa no mercado de moda é apostar na venda de roupas esportivas, e até com foco nas modalidades mais praticadas durante o verão. Roupas de verão para esportes ao ar livre, caminhadas ou mesmo para academias podem ter uma demanda relevante esse período do ano.
Por isso, vale apostar na venda de bermudas, regatas e camisetas apropriadas para os esportes. Você pode focar em itens que tenham tecidos mais leves, com bases naturais, como o algodão, que ajudam na respirabilidade, ou também em tecnologias especiais, tecidos com proteção solar e outras novidades. Aqui também você pode mesclar o básico com peças de cores e modelos diferentes.
8) Acessórios de esporte e aventura
Nessa época do ano, há quem procure uma experiência em maior contato com a natureza e aquela pitadinha de aventura. Por isso, também vale focar na venda de acessórios esportivos para trilhas, esportes radicais ou tradicionais, ao ar livre. Você pode focar em tênis especiais e até complementos para quem busca uma experiência diferente para o lazer.
Aposte na venda de itens como: tênis, botas, mochilas, bicicletas, bússolas, perneiras, caiaque de pesca, binóculos, boia, coletes salva-vidas, óculos de mergulho e barraca de camping. Claro, você escolher sempre alguns dos itens sugeridos com maior aderência ao público na sua região e começar seu negócio! E, se vender online, pode vender de tudo e pra clientes de qualquer lugar do país.
9) Bebidas geladas e refrescos
No dia a dia, sempre vale ter opções de bebidas geladas mais básicas, como água, refrigerantes e sucos gelados, que podem ser naturais ou de caixinha. Além disso, se você pensa em apostar na venda de bebidas também pode considerar a venda de vitaminas, caldo de cana e água de coco, que podem ser mercados relevantes no calor. Já na parte alcoólica, invista em bebidas como cerveja, chopp, drinks gelados, como caipirinhas, batidas, e coquetéis de frutas.
Você ainda pode apostar na venda de outros produtos que ajudam aqueles que procuram um refresco rápido para tomar. Neste caso, aposte em itens como sorvete, açaí, geladinho, milkshake, picolés, raspadinhas e até em cafés gelados, como frapuccinos.
10) Alimentos frios e porções
Você pode apostar em um cardápio diversificado de peixes, frutos do mar e comidas mediterrâneas. Também vale apostar na venda de porções de batata, mandioca, pasteis, isca de peixe e outras opções que, apesar de quentes, podem ter uma boa demanda em happy hour e viagens curtas, entre amigos, que queiram uma opção informal e com bom custo x benefício pra desfrutar o momento.
Além disso, você pode apostar também nas opções de pratos com uma boa variação de saladas, wraps, quiches, tortas e sanduíches naturais, que podem oferecer mais agilidade e, dependendo das opções, leveza e bem-estar no verão. Nas sobremesas, ter opções geladas é o melhor caminho: mousse, tortas, pavês, bolos gelados e salada de frutas são algumas opções.
11) Pacotes de viagens e passeios
Outro mercado que você pode investir é o de pacotes de viagens com voo + hospedagem, ou mesmo de ônibus + hospedagem. Como muitas pessoas tiram férias no final ou início do ano, podem acabar se planejando para esse tipo de lazer e saírem em busca por pacotes como estes. Além disso, há muitos que aproveitam a virada e início do ano pra já planejar as férias do ano que vem.
Dependendo do mercado em sua região, também pode valer a pena até mesmo ter opções de passeios rápidos, em cidades próximas que sejam um pouco mais turísticas. Excursões bate e volta, ou de poucos dias, e com baixo custo, podem agradar aqueles que também desejam sair de casa, mas gastando pouco.
12) Mobília ao ar livre
Com um maior convívio fora de casa, as pessoas voltam a explorar as áreas externas de suas próprias casas ou viajar para suas residências de veraneio. Com isso, a demanda por móveis e decoração para o ar livre, para renovar estes ambientes, pode aumentar durante o verão.
Para atender esse público, aposte na venda de poltronas, futtons, balanços e redes para a área externa, sempre com foco em itens fabricados com materiais resistentes ao tempo, seja chuva ou calor. Além disso, cadeiras e mesas também são sempre requisitadas, e você pode apostar tanto nos modelos tradicionais, como nos dobráveis, conforme o caso e interesse do consumidor local.
13) Eletroportáteis
Alguns eletroportáteis também podem ter maior demanda na temporada de calor, como é o caso das cervejeiras e chopeiras pra uso doméstico. Estes são exemplos de itens para a casa que você pode destacar mais nesse período, dando maior visibilidade e divulgação para eles, com o intuito de abocanhar esse público.
Fora isso, itens como purificador de água e liquidificadores, inclusive os portáteis, podem facilitar a hidratação e a produção de sucos e vitaminas nesse período, e também podem estar em seu portfólio de vendas. Indo além destes eletroportáteis, você também pode considerar a venda de outros objetos para a casa com afinidade ao verão, como, por exemplo, copos térmicos.
Gostou destas dicas sobre o que vender no verão? Agora é só escolher seu nicho de mercado e começar a aproveitar a alta temporada!
Leia também:
Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?
Como fazer sacolas personalizadas para sua loja?