Pequenos e médios negócios têm conseguido se reinventar por meio do O2O. Veja o que eles estão fazendo de diferente!
O O2O, online to offline, é uma forma de integrar os negócios de uma loja física a uma estratégia de vendas no meio digital. Lojistas que vendem produtos não essenciais têm encontrado na estratégia de O2O uma forma de reduzirem impactos econômicos, sendo que alguns deles têm sido bem-sucedidos em manter seus negócios abertos de forma saudável, garantindo um fluxo de clientes e vendas nas lojas físicas.
Em linhas gerais, a integração do online com o offline, isto é, o O2O, permite uma venda híbrida entre os pontos físicos e canais digitais. Um exemplo são as lojas físicas que permitem a retirada de produtos vendidos em seus próprios e-commerces ou de parceiros. Com isso, elas conseguem garantir que o consumidor do meio digital continue passando pelo ponto de venda, tendo maior contato com a marca e outros produtos que ela venda, além de fazer novas compras no local.
No entanto, alguns pequenos e médios negócios do meio físico ainda não prepararam suas lojas para operar nessa modalidade de entrega e tiveram que enfrentar desafios como:
- O hábito de não divulgar os produtos em outros canais de vendas;
- Centralização do negócio apenas em lojas físicas;
- Fraca presença da marca no ambiente digital.
Como algumas PMEs se reposicionaram rapidamente para o O2O?
Durante o período de fechamento das lojas físicas, muitos lojistas, especialmente os de pequenos e médios negócios, foram impactados e precisaram se reinventar rapidamente. Eles fizeram algumas ações como:
Parar de olhar apenas para o mundo físico
Oferecer os itens também em plataformas digitais foi um divisor de águas para muitos negócios físicos, pois eles precisaram revisar suas atuações e como chegar mais próximo dos clientes.
Não depender apenas de um canal
Novos caminhos foram abertos para a venda de produtos no meio digital. Alguns negócios já decidiram explorar canais diferentes para alcançar mais gente, integrando a utilização de aplicativos de mensagens, redes sociais, venda em marketplaces com boa reputação e até mesmo investimento em sites próprios.
Diversificação nas formas de entrega
Outro ponto importante que voltou à atenção das lojas foi a oferta de diferentes formas de entrega aos consumidores, podendo ser feitas em pontos de retirada, com o consumidor indo até o local e podendo pegar o item com agilidade, ou até mesmo o envio mais rápido dos pedidos até a casa dos clientes. Assim, os negócios puderam se aproximar ainda mais de seus clientes cativos, e até de pessoas que antes não conheciam suas marcas.
A sustentação de muitos negócios só foi possível pelo O2O
Para sustentar esse período, o O2O foi fundamental para os negócios que ainda não estavam imersos no consumo digital a seguirem fortemente com essa estratégia para alavancagem de suas vendas.
A oferta das novas modalidades de retirada para os clientes – lockers em pontos estratégicos como estações de metrô, lojas de conveniência de postos de gasolina, lojas físicas, agências dos Correios, e muitos outros – tem sido muito importante para o atendimento de conveniência ao consumidor final.
Pensando nessa nova forma de consumo e em como estar mais presente no atendimento dos clientes, o B2W Marketplace, por exemplo, oferece o serviço Click&Collect para quem é nosso parceiro de vendas.
Com o intuito de agregar valor para lojistas que tenham um ponto físico, eles podem se tornar um ponto de retirada dos produtos vendidos em nossos sites, aumentando a visibilidade de suas marcas ao receber mais clientes em sua lojas físicas.
O Click&Collect é um serviço gratuito para todos os nossos parceiros. Basta preencher o formulário abaixo que o nosso time entrará em contato para esclarecer dúvidas e iniciar o processo de implantação.
E se você tem uma loja física, mas ainda não vende aqui, o que está esperando? É só se cadastrar para aproveitar o potencial de vendas das maiores marcas da internet e garantir mais movimento para sua loja física no O2O, caso você tenha uma!
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