Perguntas e Respostas: o novo recurso que pode aumentar suas vendas

por Americanas

16 de março de 2021

A função de Perguntas e Respostas chega na B2W Marketplace para facilitar a decisão de compra dos consumidores e impulsionar a venda dos lojistas parceiros. 

Ao comprar em um marketplace, os consumidores não têm contato direto com o produto como teriam em uma loja física. Por isso, nós sempre reforçamos aos nossos lojistas a importância de fornecer imagens reais e descrições detalhadas em todas as ofertas que eles fazem nos sites. Porém, sabemos que nem sempre é possível disponibilizar todas as informações necessárias. 

A funcionalidade de Perguntas e Respostas chegou para facilitar e impulsionar esse processo na nossa plataforma, agilizando a decisão de compra dos nossos consumidores, aumentando a conversão de vendas dos lojistas e estreitando o relacionamento entre eles. 

Estamos sempre indo mais longe 

A função de Perguntas e Respostas não é exatamente nova por aqui. Desde 2018, ela já estava disponível nos nossos aplicativos para algumas categorias de produtos que costumavam gerar mais dúvidas nos consumidores. 

O objetivo da B2W Marketplace é sempre ir mais longe! Por isso, decidimos expandir essa função para todos os dispositivos e para um número cada vez maior de lojistas!

Como funciona o processo  

  1. O cliente realiza uma pergunta na página do produto

É importante ressaltar que todas  as perguntas passam por uma validação antes de subir no site e, caso não seja aprovada, o cliente recebe uma notificação de aviso. 

  1. O lojista acessa as perguntas sobre os seus produtos e envia a sua mensagem ao cliente 

Os nossos parceiros podem acessar todas as perguntas dentro do Portal Parceiro, na própria página inicial do portal ou pelo caminho: Produtos > Perguntas dos Clientes. Lá, ele clica na pergunta que deseja responder e envia a sua mensagem ao cliente 

Para maior segurança dos nossos lojistas, as respostas também passam por um processo de validação e, se aprovadas, entram na página de produto

  1. O cliente é notificado de que a sua pergunta foi respondida! 

Essa notificação de pergunta respondida tem uma taxa de abertura 5 vezes maior que uma notificação normal de promoção e a conversão é de em média 8%. Ou seja, assim que o lojista responder e o cliente for notificado, o item pode ser vendido quase que imediatamente. 

Por isso, é importante responder rápido! 

Imagine a situação: o cliente está para fechar uma compra, mas ele tem uma última dúvida sobre o produto e decide mandar na caixa de Perguntas e Respostas. Se a solução da questão dele vir após 2 ou 3 dias, pode ser que ele já tenha esquecido do produto, perdido o interesse ou até comprado em outro lugar. 

Analisando algumas interações dos nossos parceiros com essa funcionalidade, notamos que: 

  • Quanto mais rápida é  a resposta, maiores as chances de conversão. Lojistas que respondem o quanto antes, chegam a ter taxas de conversão quase 95% maiores! 
  • É essencial incluir esse processo na sua rotina! Lojistas que respondem com frequência e agilidade, tiveram um crescimento de 25% em suas vendas totais. 

Utilize a ferramenta da melhor forma possível

Como vimos anteriormente, responder uma pergunta pode tirar a última dúvida que o cliente tinha sobre o produto e dar aquele empurrãozinho para ele finalizar a compra! Por isso, é importante responder as questões com bastante atenção. 

Separamos algumas dicas para você levar em consideração ao usar uma ferramenta de Perguntas e Respostas: 

  • Evite responder apenas “sim” ou “não”;
  • Escreva de forma clara, sem gírias ou abreviações;
  • Responda de maneira objetiva e respeitosa;
  • Foque apenas no produto e nas características principais dele;
  • Dê um tom mais personalizado às suas respostas (use sempre o nome da pessoa, responda a questão e dê um incentivo para que a compra seja finalizada).

Agora que você já sabe tudo sobre Perguntas e Respostas, aproveite esse contato com os seus clientes e venda muito mais nos nossos sites. Para saber outros detalhes sobre a funcionalidade na B2W Marketplace, acesse a nossa página

Aqui na B2W Marketplace, nós queremos sempre ir mais longe e junto com os nossos lojistas parceiros. Quer fazer parte desse time também? Cadastre a sua loja e venha vender nas maiores marcas do e-commerce brasileiro. 

Americanas

O marketplace da Americanas é a plataforma para você vender seus produtos em uma das maiores vitrines online do Brasil. Conte conosco para vender e desenvolver seu negócio!

veja ainda:

descrição de produtos - destaque

Descrição de produtos: requisitos e dicas para um cadastro vendedor

O texto da descrição de produtos deve trazer detalhes do item ofertado, mas em texto corrido com início, meio e […]

público geek - destaque

Público geek: o que é e o que vender para estas pessoas? 

O público geek é apaixonado por tecnologia, cultura pop e colecionáveis, sendo altamente exigente e leal às marcas que oferecem […]

publicidade no marketplace - destaque

Como a publicidade no marketplace pode impulsionar seus produtos de forma estratégica

Com a publicidade no marketplace, seu produtos são mais vistos e comprados nestes canais! Veja como utilizá-la a seu favor […]