Entenda o que é a Pirâmide de Maslow e veja como o conceito pode ser aplicado no seu negócio
Quando o assunto é vender um produto, é essencial que você conheça bem o seu público-alvo. Afinal, o sucesso do seu negócio depende dele, não é mesmo? E a Pirâmide de Maslow pode te ajudar exatamente nisso!
Não importa o tipo de produto que você vende ou se você possui uma loja física ou e-commerce, conhecer e entender o seu consumidor é primordial para desenvolver estratégias mais assertivas para a sua loja.
Hoje, existem algumas ferramentas e processos que te ajudam a explorar as motivações dos clientes. Você pode estudar um pouco mais sobre psicologia do consumidor para entender profundamente o comportamento dessas pessoas, ou pode usar ferramentas como a Pirâmide de Maslow.
O que é a Pirâmide de Maslow?
O conceito, criado pelo psicólogo norte-americano Abraham H. Maslow, foi desenvolvido a partir de diversos estudos sobre o comportamento humano e determina as necessidades que as pessoas têm a fim de se sentirem realizadas em suas vidas.
As necessidades representadas na Pirâmide de Maslow vão desde as mais básicas até as mais complexas e acontecem hierarquicamente. Ao todo, a ideia de Maslow expõe cinco níveis de necessidades, que vão progredindo da base ao topo.
As necessidades da Pirâmide de Maslow
Cada nível da pirâmide representa um conjunto de necessidades que vão se sobrepondo hierarquicamente. Sendo assim, a base da pirâmide considera as necessidades que são primordiais para o homem.
Segundo Maslow, uma pessoa só sentiria as necessidades de níveis hierárquicos mais altos quando as necessidades básicas já estiverem “satisfeitas”. Assim, quando ele conquista as condições de um nível, ele passa para o próximo, escalando-os até chegar ao topo.
Conheça todos os níveis da Pirâmide de Maslow:
Fisiologia (Base)
As necessidades fisiológicas são aquelas necessidades básicas do ser humano, como respirar, se alimentar, beber água, dormir, entre outras.
Segurança (Segunda Camada)
As necessidades de segurança se encontram no segundo nível da Pirâmide de Maslow, onde estão aquelas necessidades de estabilidade, ou seja, que passem segurança para as pessoas, como segurança física, de saúde e da família.
Social (Terceira Camada)
As necessidades sociais são aquelas que falam sobre se sentir parte de um grupo social, isto é, fala sobre os vínculos sociais com amigos, família ou parceiros(as) e até mesmo o fato de receber amor e carinho.
Estima (Quarta Camada)
As necessidades de estima formam a quarta etapa da Pirâmide de Maslow, que agrupa as necessidades do ser humano de se sentir valorizado e respeitado, sendo reconhecido nos mais diversos momentos da sua vida, seja pessoal ou profissional.
Realização Pessoal (Topo)
As necessidades de autorrealização são aquelas que falam sobre desenvolvimento pessoal. Quando o ser humano chega no topo da pirâmide, ele consegue aproveitar todo o seu potencial, tendo criatividade, talento e independência para fazer aquilo que deseja.
Outras necessidades da Pirâmide de Maslow
Além das necessidades descritas na pirâmide, Maslow também identificou mais algumas em estudos posteriores, que são necessidades mais cognitivas, ou seja, falam sobre conhecimento e compreensão.
Elas focam no aprendizado, isto é, na necessidade de aprender e compreender o mundo ao seu redor. Há também a necessidade de satisfação estética, que nada mais é do que a busca pela beleza que é colocada como um padrão pela sociedade.
Qual a importância da Pirâmide de Maslow em um negócio?
Você já sabe que a Pirâmide de Maslow busca compreender as necessidades dos seres humanos. Sendo assim, o conceito também pode te ajudar a entender as motivações e desejos que levam um consumidor a tomar uma decisão de compra.
Você sabe o que motiva o seu cliente a comprar determinado produto? Quando ele realiza uma compra, ele faz isso para suprir alguma necessidade que ele possui. E como falamos no início do texto, o sucesso de qualquer negócio depende diretamente do público.
Para conquistar cada vez mais clientes e aumentar suas vendas, nada melhor que abordar o seu público da maneira certa, mostrando que o seu produto é exatamente o que eles precisam para suprir essas necessidades. E a Pirâmide de Maslow te auxilia nesse quesito!
Como aplicar a Pirâmide de Maslow no seu negócio
Quando pensamos nas necessidades da Pirâmide de Maslow, podemos associá-las às diferentes motivações que levam um consumidor a adquirir um produto. Por exemplo, um cliente pode comprar um casaco por uma necessidade de segurança, para se proteger do frio, por uma necessidade de autoestima, porque se sente bonito vestindo o casaco, ou até por uma necessidade social, porque ele acredita que passará a ser aceito em determinado ambiente se estiver usando o casaco.
A partir do momento que você passa a conhecer melhor o seu consumidor e seus anseios e desejos na hora de comprar, você também passa a entender melhor os produtos que eles buscam e consegue apostar em um sortimento mais assertivo para a sua loja.
Além disso, é importante ressaltar que conhecer o seu público vai além de saber os produtos que eles preferem. É conhecer toda a sua jornada de compra, e isso inclui os canais que eles preferem utilizar no momento da compra.
Sendo assim, a Pirâmide de Maslow também pode ser uma forte aliada das suas estratégias de marketing, criando campanhas nos canais certos e com a abordagem certa para impactar o seu consumidor.
Ou seja, aplicando os conceitos da Pirâmide de Maslow na sua loja online você passa a conhecer melhor o seu consumidor e as necessidades dele – e assim consegue abordá-lo de forma mais assertiva –, a apostar nos produtos ideais e ainda criar campanhas mais precisas. É tudo o que você precisa para impulsionar as suas vendas, não é mesmo?
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