Um Planejamento de Marketing contribui para o crescimento da empresa como um todo e funciona como um guia para alcançar objetivos. Veja como construir um plano eficiente.
Quando você olha e analisa um dashboard, tudo o que mais quer ver são gráficos na crescente e os indicadores positivos, com todas as setinhas para cima, certo?
Mas para isso, é necessário que todas as etapas do processo não tenham sido executadas ao acaso. A chance de um resultado excelente acontecer nesse cenário é praticamente zero.
Isso serve para todas as áreas, e no marketing não é diferente. Um bom planejamento de marketing consegue trazer previsibilidade para as empresas, evitando o desperdício de esforço e dinheiro. E convenhamos, ninguém quer usar o budget apertado de forma errada.
Para não restar dúvidas sobre a importância de um planejamento de marketing para a virada de ano ou mesmo para ações específicas, vamos falar um pouco mais sobre:
- O que é planejamento de marketing
- Como montar um
- Orçamento
- Tendências
Confira!
O que é um planejamento de marketing?
Também chamado de plano de marketing, trata-se de um documento que sintetiza as estratégias para determinado período de tempo, os objetivos a serem atingidos, os indicadores que serão analisados, o orçamento a ser utilizado durante o período especificado entre outros aspectos que sejam importantes para cada companhia.
O planejamento de marketing é uma ferramenta que faz parte de um plano tático.
E a ideia aqui é realmente reunir todos estes aspectos e determinar onde dedicar mais tempo e esforço para a execução de cada um. Não existem regras, este documento é completamente adaptável a qualquer situação.
Como montar um bom planejamento de marketing?
Não existe planejamento certo ou errado. O errado é não fazer um planejamento de marketing.
Ao contrário do que muitos pensam, dedicar tempo e esforço ao planejamento é o caminho mais fácil para otimizar as suas ações e entregar todas as tarefas em tempo hábil.
No processo do planejamento, é importante também envolver as áreas correlatas e os colaboradores. Assim, todos que vivem o dia a dia do negócio estarão na mesma página.
Como mencionado, não existe certo ou errado. Mas com estes 5 passos você poderá ter um rumo de como criar um planejamento de marketing funcional:
1 – Analise o ambiente de marketing
O primeiro passo é avaliar quais são os fatores externos e internos que podem influenciar a sua pequena empresa. Uma análise SWOT é uma boa ferramenta para dar esta visão.
2 – Entenda quem são os seus clientes
Tenha bem definidas as personas e os fluxos de comunicação com as mesmas. Faça entrevistas e pesquisas de satisfação, até mesmo para estabelecer um bom relacionamento com os seus consumidores.
3 – Analise os seus concorrentes
Olhar para fora e saber quais são as principais tendências do mercado que você atua é um ponto crucial para montar um bom plano de marketing.
Desta forma você pode ver o que tem dado certo e pensar em algo para fazer melhor ou até mesmo pensar em algo que ainda não estejam fazendo para, até quem sabe, viralizar suas ações.
4 – Defina suas estratégias e ações
A elaboração das estratégias e das ações nada mais é do que a definição dos meios de comunicação, os canais que você irá utilizar para se comunicar com as personas.
Nesta etapa, você deve estipular quais são estas estratégias de marketing que irão contribuir para alcançar os objetivos do seu Planejamento de Marketing.
5 – Estabeleça um cronograma
Nesta etapa será montado o calendário de execução do seu plano de marketing e os responsáveis por cada etapa do mesmo.
É preciso ter em mente que os prazos precisam ser condizentes para não sobrecarregar nenhuma ponta e todo o planejamento não vá por água abaixo.
As metas SMART são uma ótima ferramenta para a definição dos objetivos do plano e para a elaboração do cronograma. Segundo esse método, para ser eficaz, uma meta deve apresentar cinco características fundamentais. Esses critérios estão descritos na sigla SMART, que significa:
- S – specific (específica);
- M – measurable (mensurável);
- A – attainable (atingível);
- R – relevant (relevante);
- T – time based (temporal).
Atendendo a estes requisitos, você terá as informações necessárias para direcionar a estratégia do seu planejamento rumo aos resultados esperados.
E, com isso, todos os colaboradores podem compreender os objetivos do negócio e os principais passos para alcançá-los.
Orçamento de Marketing
Para facilitar o processo de criação de um planejamento de marketing, pode ser necessário a utilização de ferramentas para a execução. E isso deve ser embutido no seu orçamento.
Portanto, entre os custos de marketing que você deve considerar, estão:
- aquisição de ferramentas;
- treinamentos de funcionários (caso seja necessário);
- campanhas de publicidade em marketplace e outros canais de mídia;
Por conta destes investimentos, o marketing costuma ser uma das áreas mais onerosas para as empresas, por isso, os investimentos precisam ser bem pensados e planejados. E, dada esta importância, eles também devem fazer parte do Plano de Marketing.
Tendências de marketing para o próximo ano
Existem algumas práticas e mudanças no comportamento do consumidor que têm crescido muito de uns tempos para cá e surgem como tendências para o próximo ano.
Aqui separamos algumas para você ficar de olho e ver as que melhor se adaptam à realidade da sua empresa e ao seu planejamento de marketing:
Pesquisa por voz
Segundo um levantamento da Strategy Analytics, as vendas de alto-falantes inteligentes em todo o mundo chegaram a 28 milhões de unidades, no primeiro trimestre de 2020.
Um resultado 8% maior que no ano anterior. Projeções estimam que até o final de 2021 o aumento seja de 21% e que até 2024 as vendas cheguem a um total de 640 milhões de unidades.
A pesquisa por voz simplifica a busca de informações online, por reduzir o tempo e as ações. Mas para aproveitar esta tendência, é necessário se adequar às tecnologias e aos algoritmos de motores de pesquisa.
Estratégia omnichannel
Muitos estabelecimentos passaram a atender somente no digital. Outros ampliaram os canais, abrindo mais estratégias de venda. E atualmente é importante não se fixar somente em um meio, a omnicanalidade pode ser sua aliada para atingir um público maior e, consequentemente, mais vendas.
Preencher a jornada do consumidor com pontos de contato e estar presente em todas as etapas só vai reforçar sua marca e fazer você vender mais.
Foi o que aconteceu com a Mondelez, parceira do marketplace e anunciante no americanas advertising. Eles apostaram em estratégias omnichannel e, com um planejamento estruturado e antecipado somado a parceria com nosso hub de publicidade, atingiram 157% de crescimento de receita só durante a Páscoa.
Relacionamento via bots
Os bots (robôs) estão cada vez mais inteligentes, e com um grande repertório de respostas e interação, a fim de evitar a sensação de um contato robotizado.
Essas ferramentas estão sendo aprimoradas para oferecer um serviço mais humanizado e personalizado para os clientes, sendo que essa já é uma tendência que tem movimentado o mercado.
Agora você já tem muitas informações para criar um Planejamento de Marketing funcional e eficiente. Não esqueça que esse documento é super importante para o seu negócio.
Siga as dicas deste artigo sempre adaptando a estrutura e as etapas do processo para a sua realidade.
Agora, aproveite para ler o artigo sobre estratégia de comunicação, para entender mais sobre o mercado e organizar melhor seu planejamento.
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