Analisar concorrentes, gerenciar logística e investir em marketing: saiba como fazer um planejamento estratégico de vendas para seu negócio
O planejamento estratégico de vendas é fundamental para definir suas metas e o passo a passo para alcançá-las. Para isso, é necessário conhecer bem seu mercado e identificar todos os aspectos envolvidos na operação e agir para a melhoria de cada um deles.
Antes de começar, entenda bem seu público-alvo, tome informações sobre o segmento de mercado, seus principais concorrentes e como você se diferencia de cada um deles. Dessa forma, será mais fácil analisar sua operação e tomar medidas mais estratégicas quanto ao que precisa ser mantido ou modificado para aumentar suas vendas e receita. Abaixo estão 7 dicas para montar seu planejamento estratégico de vendas e ampliar seu faturamento no varejo:
1 – Análise de concorrência
Monitore seu mercado e concorrentes para entender se você é competitivo. É difícil iniciar um planejamento estratégico de vendas sem conhecer antes quem mais está competindo pelo mercado e quais os pontos fortes e fraquezas de seu negócio comparados a outros lojistas. Você pode se orientar por dados por meio de soluções de inteligência de mercado. Com isso, é possível trabalhar melhor seu sortimento de produtos e saber quando alterar o preço para melhorar receita e margem.
2 – Gestão de estoque
Sempre tenha estoque para os produtos que você vende. Se o cliente tiver um desejo imediato de comprar o item, a falta de estoque será uma barreira e o cliente poderá comprar o produto ou um item parecido em outra loja. Além disso, tenha muito cuidado com a gestão de estoque como um todo, armazenando bem os itens vendidos e controlando quantidades de itens disponíveis vs. número de pedidos por meio de um ERP (software de gestão integrada).
3 – Bons fornecedores
Conte com bons fornecedores para seu negócio, optando por nomes que consigam suprir sua demanda mantendo todos os prazos em dia e qualidade na entrega. Mesmo com uma gestão de sua parte, será essencial manter boas parcerias para fornecer e repor seus produtos.
4 – Logística de entrega
Se você vende em e-commerce, faça um bom planejamento logístico para garantir que não haja nenhum problema com o envio e entrega dos pedidos feitos pelos clientes. Conte com boas parcerias de transporte, que cumpram os prazos acordados e protejam a mercadoria até a entrega para o cliente.
5 – Preço e margem
Trabalhe bem sua estratégia de preço, respeitando margens mínimas que você precisa lucrar para compensar o negócio. Não deixe também de fazer boas promoções, especialmente para itens estratégicos para o negócio. Descontos podem atrair mais clientes e ajudar a fechar novas vendas.
6 – Estratégia de marketing
Invista em marketing para divulgar seus produtos. A publicidade digital pode ser uma aliada para direcionar campanhas para o público-alvo de seu negócio. Além disso, tenha o cuidado de controlar custos, comparar a efetividade dos canais anunciados e direcionar seu investimento para onde for mais estratégico.
7 – Marketplace
O marketplace é uma forma de ampliar a divulgação e vendas de seus produtos. Uma grande vantagem, além de anunciar em sites com alto tráfego, é que alguns canais podem oferecer muito suporte para outras frentes de sua operação, como a logística, inteligência de preço e marketing. Por isso, se ele ainda não faz, deve fazer parte de seu planejamento estratégico de vendas.
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