Conheça o poder de compra do brasileiro, seus hábitos, comportamentos de consumo e veja como esses dados podem ser relevantes para o seu negócio.
Conhecer o poder de compra do brasileiro é um passo importante para entender a realidade nacional, efeitos inflacionários e de políticas econômicas. Para quem atua no varejo, é um dado fundamental de se acompanhar, pois pode apontar expectativas, sejam elas positivas ou negativas, para o setor.
O poder de compra é um indicador fundamental para avaliar a qualidade de vida de uma população e a saúde econômica de um país. O Brasil é um país considerado populoso e possui uma economia em constante evolução, por isso, entender o poder de compra dos brasileiros é um ponto crucial.
De forma resumida, isso é influenciado por diversos fatores, como a renda disponível, o nível de preços dos bens e serviços, a inflação e as políticas econômicas adotadas pelo governo. Quando o poder de compra aumenta, as pessoas têm a capacidade de comprar mais bens e serviços com a mesma quantia de dinheiro. Por outro lado, quando diminui, essa capacidade também cai.
Neste artigo, exploraremos o perfil do brasileiro e seus hábitos de consumo, além dos desafios e as oportunidades, analisando fatores que impactam nesse cenário e as perspectivas para o futuro.
Boa leitura!
O que é poder de compra?
Antes de conhecer qual o real poder de compra do brasileiro, é preciso entender qual o significado desse conceito e como ele é construído. Basicamente, é um fator econômico que se refere à capacidade que um indivíduo, família ou país tem de adquirir bens e serviços com uma determinada quantidade de dinheiro. É uma medida da quantidade de bens e serviços que podem ser adquiridos com uma determinada quantia de dinheiro.
É comum que isso oscile por estar ligado a outros fatores como renda, inflação, disponibilidade de crédito e nível de preços, por exemplo. Mas sempre está ligado ao valor do salário mínimo em vigência.
Compreender qual o poder de compra do brasileiro é uma medida importante para entender o comportamento do consumidor e as tendências do mercado. A compreensão desses determinantes permite que economistas, empresas e o próprio governo tomem decisões com base nesses dados e desenvolvam estratégias para promover um aumento sustentável do poder de compra da população.
Além disso, é fundamental garantir que o poder de compra seja equitativamente distribuído, a fim de promover uma sociedade economicamente saudável e inclusiva.
Quais os desafios do poder de compra do brasileiro?
Com uma população diversificada e um mercado em constante evolução, entender qual é o perfil do poder de compra do brasileiro, seus hábitos, preferências e comportamentos é necessário para manter um negócio mais sustentável do ponto de vista financeiro.
Segundo o Relatório Consumer Insights Q2’22, da Kantar, em 2022, o poder de compra do brasileiro cresceu 2,7%, tendo um aumento significativo em relação a outros países da América Latina.
Nos últimos anos, o Brasil tem tido um avanço significativo no consumo consciente por parte da população, buscando produtos e serviços que se alinhem com seus valores pessoais. Mas ao mesmo tempo, com o aumento da inflação nos últimos anos e o impacto da pandemia no mercado, o poder de compra brasileiro esteve em baixa.
Já esse ano, com a queda da inflação, o salário mínimo passou de R$1212,00 para R$1320,00, tendo um aumento de 8,91%, o que ampliou o poder de compra em relação aos anos anteriores. Ainda assim, o salário mínimo passa longe do valor do salário ideal.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o valor mínimo que um trabalhador no Brasil precisaria receber para sustentar uma família de quatro pessoas seria em torno de R$ 5.969,00.
Isso se dá pelo custo de vida que varia em determinadas regiões do Brasil, como em capitais, que acabam tendo valores mais altos em relação às necessidades básicas como acesso a moradia, alimentação, saúde e educação, por exemplo
Qual o perfil de consumo brasileiro?
Como dito anteriormente, o perfil de consumo do brasileiro reflete as mudanças sociais e econômicas pelas quais o país tem passado. Os consumidores estão mais conscientes, exigentes e conectados do que nunca. Dessa forma, as empresas e profissionais de marketing, por exemplo, precisam acompanhar essas tendências e adaptar suas estratégias para atender às necessidades e expectativas dos consumidores brasileiros.
Vamos entender quais são os principais hábitos e comportamentos do consumidor brasileiro?
Compras em E-commerce
O comércio eletrônico vem experimentando um crescimento exponencial no Brasil, impulsionado pela maior acessibilidade à internet e pela conveniência das compras online. Os consumidores brasileiros estão cada vez mais aderindo às compras pela internet, em busca de uma ampla variedade de produtos, preços competitivos e comodidade na entrega.
Isso também revela o poder de compra do brasileiro, já que o faturamento do e-commerce 2023 no Brasil, segundo uma estimativa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) será de R$185,7 bilhões, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), um ticket médio de R$470,00, o que demonstra uma evolução nesse mercado em comparação aos últimos anos.
Valorização da experiência de compra
Hoje, o consumidor busca uma experiência de compra valiosa, desde o atendimento, até a qualidade do produto ou serviço contratado, a logística, entrega e até mesmo o tipo de embalagem influenciam na hora de decidir fechar ou não uma compra.
Isso impacta na fidelização de clientes e ajuda o negócio a sair na frente no mercado, isso porque, com o aumento do poder de compra do brasileiro, a expectativa é que o consumo aumente e cada detalhe faz diferença durante esse processo.
Influência das redes sociais e influenciadores digitais
As redes sociais têm um impacto significativo no comportamento de compra dos brasileiros. Muitos consumidores buscam recomendações e avaliações de produtos nas redes sociais antes de tomar uma decisão de compra.
Além disso, os influenciadores digitais têm um papel cada vez mais relevante na influência do consumo, principalmente entre os mais jovens. As parcerias entre marcas e influenciadores têm se tornado uma estratégia eficaz para alcançar e engajar o público brasileiro.
Busca pelo menor preço e promoções
Embora os brasileiros estejam cada vez mais preocupados com a qualidade e sustentabilidade dos produtos, o preço ainda é um fator determinante em suas decisões de compra. Você com certeza já fez uma pesquisa de preço sobre algum item que gostaria de comprar ou buscou promoções atrativas para economizar.
Por isso, estratégias de precificação competitivas e programas de fidelidade são importantes para atrair e manter clientes.
Agora que você já sabe mais sobre o poder de compra do brasileiro, seus hábitos e comportamentos, utilize esses insights na hora de criar a estratégia de precificação pro seu negócio.
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