Americanas: com o brasileiro desde a primeira Black Friday do país

por Americanas Marketplace

9 de setembro de 2024

Na vida do brasileiro desde a primeira Black Friday do Brasil, a Americanas se mantém atenta às necessidades do consumidor

* Por Mayra Gianoni

Você se lembra da primeira Black Friday que aconteceu aqui no Brasil? Essa data é um dos maiores eventos comerciais do mundo e chegou ao Brasil em 2010 e, desde então, transformou o varejo nacional. 

A Americanas foi uma das pioneiras, trazendo uma nova perspectiva para o mercado em relação à grandes datas como essa, se destacando ao longo dos anos pela presença durante a Black Friday, mas principalmente, pela capacidade de estar próxima dos lojistas que vendem no marketplace. 

Desde a primeira edição, a marca tem estado atenta às tendências e às necessidades dos consumidores brasileiros, buscando oferecer uma boa experiência.  

Como a Black Friday começou? 

A Black Friday tem origem nos Estados Unidos e começou como um dia de grandes descontos logo após o feriado de Ação de Graças, em meio a uma crise financeira. Com o sucesso da data lá fora, alguns lojistas brasileiros decidiram apostar e incorporar ao calendário comercial, o que acabou transformando o comportamento de consumo do país. 

O evento, que inicialmente era focado somente em descontos, hoje envolve uma estratégia complexa, com semanas de preparação, afinal, quem se antecipa consegue aproveitar melhor a data e aproveita a oportunidade de aumentar o faturamento, mas também de se aproximar dos consumidores, reforçar a presença no mercado. 

Além de impulsionar as vendas, a Black Friday tem se tornado um termômetro do mercado, revelando tendências de consumo. No varejo digital, especialmente, o impacto é ainda maior, afinal, o evento impulsiona o crescimento do e-commerce. 

A primeira Black Friday no Brasil 

A primeira edição aconteceu em 2010 e teve a adesão de poucas lojas do varejo online,  – cerca de 50 – afinal, a data não era tão conhecida por aqui. Mas, os resultados já foram surpreendentes: no primeiro mês de novembro, as vendas foram de aproximadamente R$3 milhões, segundo pesquisa realizada pela ClearSale

O evento mostrou um enorme potencial, o que fez com que se consolidasse como uma data importante no calendário do varejo nacional. A popularidade crescente da Black Friday no Brasil levou a uma expansão significativa nos anos seguintes. Em 2011, segundo a mesma pesquisa, o faturamento chegou a R$ 100 milhões, mostrando a rápida adaptação dos consumidores e das empresas ao novo perfil do mercado.  

Ou seja, ao longo do tempo, foi ganhando mais relevância e a cultura da Black Friday entrou no cotidiano dos brasileiros, se tornando um marco no mercado varejista, mas principalmente no e-commerce brasileiro, que enxergou na data uma possibilidade de aumentar as vendas e os resultados junto da visibilidade que a data oferece. 

Desde a primeira Black Friday, a Americanas esteve à frente, sendo uma das pioneiras no Brasil a trazer grandes promoções, que ajudaram a construir essa imagem que a data tem na vida dos brasileiros. 

Americanas desde a primeira Black Friday 

Ao longo dos anos, a Americanas tornou-se um dos maiores nomes quando o assunto é Black Friday. Somado ao fato de que a marca vem construindo uma longa história no varejo, alcançou um lugar afetivo na vida das pessoas, e de referência durante a data. 

Hoje, no Brasil, há poucos varejistas que possuem 95 anos no mercado e, para que isso aconteça, a Americanas vem demonstrando, ao longo dos anos, o que tem de melhor: a resiliência. Essa capacidade de se reinventar junto com o varejo, trazer inovação para dentro do e-commerce e testar novas coisas, não só fez a marca chegar até aqui, como também, trouxe o pioneirismo na Black Friday. 

primeira black friday americanas - interna

Isso porque, ao fazer parte dessa história desde o início, é uma das empresas que fez com que a data se tornasse parte do dia a dia do brasileiro, tanto dos lojistas quanto dos consumidores. Seja na loja física, ou comprando no marketplace que entrega produtos para todo o Brasil, se tornou um dos canais mais procurados durante a data.  

De 2010 para cá, a Black Friday no Brasil cresceu exponencialmente. E junto desse crescimento, a Americanas esteve presente em todas elas, colocando o seller como protagonista e oferecendo não apenas uma boa experiência para quem compra na plataforma, mas principalmente, para quem anuncia seus produtos e faz do marketplace a sua vitrine. 

E para essa Black, o que esperar? 

Esse ano, a Black Friday será no dia 29 de novembro. Estima-se que mais de 147 milhões de consumidores estarão conectados durante a data buscando ofertas e descontos nas mais diversas categorias. 

Segundo pesquisa realizada pela Dito e Opinion Box, seis a cada dez consumidores já demonstram interesse de compra antes da data. Ou seja, esse número pode aumentar com o avanço das estratégias de Black Friday, que passam a impactar milhares de consumidores com oportunidades de compra. 

Tamo Junto na Black Friday 2024! 

Se tem algo que a Americanas aprendeu desde a primeira Black Friday é que quem se antecipa, entra no ritmo com facilidade. Isso significa que, para aumentar as oportunidades, tanto vendedores quanto consumidores precisam estar preparados.  

O segredo para aproveitar ao máximo a Black Friday é a antecipação e uma parceria que te ajude a otimizar suas vendas durante essa data que é bastante concorrida. É importante que você possa contar com suporte contínuo para que possa alinhar suas estratégias, ferramentas de marketing, insights de mercado e soluções logísticas. 

Ao analisar o comportamento do mercado nos últimos anos, é possível perceber que os consumidores, cada vez mais cedo, estão monitorando lojas, preços e promoções para ter ideia de onde irão comprar.  

Ou seja, lojistas que se preparam cedo têm maior chance de captar esse público que deseja aproveitar as melhores ofertas. Dessa forma, quem consegue se destacar, seja por um atendimento ágil, preços atrativos ou uma experiência de compra diferenciada, tem mais chances de fidelizar clientes e aumentar o ticket médio.  

Quer saber mais sobre como se antecipar nessa Black Friday? Se cadastre aqui para começar a vender na Americanas e aproveitar o melhor da data. Acompanhe também o Instagram do marketplace e boas vendas! 

* Por Mayra Gianoni.

Com 10 anos de experiência em e-commerce, é Gerente de Desenvolvimento de Sellers SMB e Marketing B2B na Americanas

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