A QA, Quality Assurance, é uma área focada em garantir a qualidade do que uma empresa oferece. Saiba mais
A área de QA (quality assurance) é focada na garantia de qualidade de produtos e serviços oferecidos por uma empresa, reduzindo custos operacionais e evitando desperdícios.
O intuito da área de QA é melhorar a produtividade de uma organização, atendendo os objetivos esperados pelos clientes, mas também identificando fatores que aumentam gastos sem gerar muito valor ao processo. Fatores que podem ser eliminados, mantendo a qualidade da entrega a um custo menor para a empresa.
Com essa visão orientada ao negócio e aos clientes, profissionais de QA podem contribuir muito na experiência do consumidor, ao mesmo tempo que ajudam as empresas a reduzirem custos e fidelizarem clientes.
A seguir, você confere mais detalhes sobre Quality Assurance, como implementá-la, o mercado e tendências para o setor.
Quais processos envolvem o trabalho de QA?
O trabalho de QA envolve 3 etapas principais que são a elaboração do manual, que conduzirá os parâmetros da estratégia, os processos de controle de qualidade e relatórios que deem visibilidade aos processos e às travas em sua execução. A seguir explicamos em detalhes cada uma destas etapas:
1 – Manual de administração
É o manual da gestão de projetos e que trará os dados mais importantes para se considerar e aplicar na QA de cada empresa. Cada organização deverá ser guiada por um manual próprio de administração, que seja elaborado conforme sua realidade, necessidades e objetivos.
2 – Controle de qualidade
Com um bom controle de qualidade é possível determinar critérios de qualidade alcançados em cada etapa do processo na produção de um produto ou entrega de um serviço. Esses fatores podem variar entre cumprimento na execução de orçamento, prazos, frequência de erros ou defeitos em alguma etapa do processo, entre outros aspectos.
3 – Relatórios de desempenho
São relatórios para analisar e reportar o desempenho alcançado nos diferentes processos ao longo do desenvolvimento do projeto. Assim é possível analisar cada atividade desempenhada, custos de cada uma, cumprimento de prazos com base em cronogramas elaborados anteriormente, desempenho técnico e diversos fatores que impliquem em mais custos por atrasos ou falhas no processo.
Benefícios da QA
Confira os principais benefícios em investir em Quality Assurance:
- Entregas de produtos e serviços com maior qualidade
- Redução nos custos operacionais;
- Diminuição de retrabalhos;
- Aumento na satisfação do cliente;
- Agilidade na identificação de problemas;
- Melhora nos prazos dos projetos;
- Trabalho transparente e otimizado para toda a equipe.
Mercado de QA
O mercado de QA pode trazer inúmeras oportunidades para profissionais e auxiliar muito o mercado. Por isso, separamos algumas informações sobre esse setor. Confira!
Perfil do profissional
Segundo dados do Glassdoor, o salário médio de um profissional da área de QA no Brasil varia em torno de R$ 3 mil a R$ 7 mil por mês, com base em 938 salários de profissionais da área divulgados na plataforma, no momento da análise.
Atividades
Algumas das principais atividades que profissionais de QA precisam realizar são:
Elaborar testes antes de novas funcionalidades serem desenvolvidas
É uma forma de antecipar problemas antes que eles apareçam com funções já finalizadas. O objetivo é evitar um fator surpresa posterior, quando tudo já foi feito. Esta é uma forma de evitar desperdício de esforço, recursos financeiros e bugs (erros). Nesse sentido, os testes iniciais ajudam a dar transparência para a equipe, evitando conflitos internos, melhorando a visibilidade sobre o negócio e a qualidade do produto final.
Executar roteiros de teste e revisar os resultados
Ao longo da execução do projeto, a área de QA ainda precisará fazer outros testes para acompanhar seu desenvolvimento até as fases de entrega. Como resultado, deverá identificar e reportar eventuais problemas ou travas no projeto, apontando um caminho para solucioná-los. Por fim, também será fundamental que o departamento faça uma análise dos resultados obtidos.
Desenvolver normas de inspeção
Para um bom trabalho na análise de qualidade, conte sempre com critérios bem definidos e parametrizados para evitar ruído entre as equipes. Por isso, criar normas claras de inspeção poderá te ajudar a dar maior transparência nas análises e confiança durante as avaliações.
Além destas, os profissionais de QA ainda devem executar funções como:
- Criar padrões de qualidade diferentes para cada produto que irá analisar;
- Revisar especificações de sistemas;
- Reportar problemas técnicos;
- Acompanhar todas as etapas de desenvolvimento, com o propósito de documentar o nível de qualidade em cada uma delas;
- Conhecer muito bem cada etapa de correção na qualidade e melhorias no produto.
Formação
As áreas de um QA estão relacionadas, por exemplo, aos cursos de Tecnologia da Informação, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, entre outras, além das áreas de Engenharia de Produção, Administração, e cursos específicos, incluindo os de nível técnico, em Gestão da Qualidade. Enfim, tudo pode depender da área em que o profissional irá atuar e a complexidade do produto ou serviço que irá avaliar.
Tendências para o setor
O setor de QA é um processo de melhoria contínua por princípio. Todos os processos são orientados à identificação de problemas, com testes, validações de melhorias e verificações de resultados. Por isso, há algumas tendências a se atentar e que podem contribuir para profissionais da área conquistarem resultados ainda melhores:
Inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML)
As tecnologias permitem que os sistemas aprendam com base em dados e experiências. Sendo assim, a inteligência artificial e o aprendizado de máquina exigem menos esforços com a programação tradicional.
Internet das Coisas (IoT)
Pode trazer melhorias importantes no desenvolvimento de softwares e na adaptação de sistemas com os aparelhos eletrônicos.
Teste de segurança (security testing):
Fundamental para validar os esforços de segurança de processos e da aplicação, e se há vulnerabilidades a serem corrigidas. Por isso, os testes devem ser feitos regularmente.
Testes em nuvem (cloud testing):
O cloud testing facilita os testes de aplicações web, móveis ou em nuvem. Algumas vantagens deles são a oferta de maior escalabilidade, flexibilidade e acessibilidade. Fora isso, costumam representar uma boa fonte de economia para as empresas. Por isso, elas devem sempre considerá-los dentro do processo de de QA.
Testes ágeis (agile testing):
São testes que incorporam aspectos técnicos do desenvolvimento de software em sprints e interações ágeis. Dessa maneira, permitem maior colaboração entre desenvolvedores, testadores e clientes, além de oferecer maior facilidade e velocidade para implementar mudanças e coletar feedbacks.
Automação de testes (automated testing):
Implementar mecanismos de automação na execução de testes é outra tendência de QA. É possível fazer e aplicar testes com o uso de automação de forma mais veloz. Fora isso, eles podem ser mais confiáveis, eficientes e baratos que os testes manuais. Por isso, vale ficar de olho nesta tendência.
Como implementar QA na sua empresa?
Se você está pensando em implementar a QA em sua empresa para otimizar a gestão de qualidade, aqui estão alguns pontos para se gerenciar:
1 – Fornecedores
Mesmo com um bom produto e processos, é fundamental avaliar seus fornecedores de tempos em tempos. Sendo assim, analise os padrões de qualidade acordados e se todos estão atingidos, e se tudo está dentro do contratado, atendendo as expectativas suas e dos clientes.
2 – Equipe
Contar com um profissional de Quality Assurance internamente será fundamental para avaliar padrões de qualidade e conformidade com as expectativas da empresa. Assim sendo, este profissional (ou equipe) irão conhecer muito bem seu negócio e aplicar seus conhecimentos para atingir os resultados esperados pelo seu negócio.
3 – Treinamentos
Para atingir os resultados de forma efetiva, é fundamental oferecer treinamentos de QA para toda a equipe. Dessa forma, todos poderão conhecer as expectativas do negócio, normas da QA, e garantir que tudo ocorra conforme o esperado.
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