A Red Friday é uma ótima oportunidade para lojistas e clientes. Saiba mais sobre a Black Friday da Americanas
Você conhece a Red Friday? Essa é a “versão Americanas” da famosa Black Friday. Adaptar o nome de um evento tão importante, deixando-o com a carinha (e a cor) da marca, foi uma forma de trazer a data ainda mais para perto da empresa, dos lojistas parceiros e dos seus clientes.
Foi em 2011 que a Americanas levou pela primeira vez o conceito de Red Friday para o público. A estratégia tinha como objetivo consolidar ainda mais a marca no mercado digital.
O sucesso não poderia ser maior: a novidade despertou a curiosidade do público, o novo nome trouxe uma exclusividade para a ação e aumentou ainda mais a visibilidade da Americanas na internet.
A Red Friday acontece totalmente no ambiente digital e é divulgada através do site da Americanas e seus perfis nas redes sociais. Bem como em ações on-line com parceiros e influenciadores através de lives e propagandas em sites como YouTube.
Nos últimos anos, porém, a estratégia da Red Friday chegou até a TV. Personalidades como Fernanda Gentil, Fábio Porchat e Ingrid Guimarães já foram divulgar os grandes descontos da data no horário nobre de alguns dos maiores canais de televisão no Brasil.
Como o seu negócio pode aproveitar a Red Friday
Em 2020, a Black Friday foi responsável por um faturamento de R$ 4 bilhões no varejo. Muitos lojistas já se acostumaram a vender em um fim de semana o que, normalmente, vendem em um ou dois mês. A verdade é uma só: para quem vende on-line, não dá pra ficar de fora!
Por isso, trouxemos algumas dicas para mostrar como você pode aproveitar a Red Friday, a maior Black Friday do Brasil, para alavancar suas vendas e levar o seu negócio para um novo patamar!
Faça um bom planejamento
Um bom planejamento precisa ser prático, rápido e fácil de executar. E para participar da Red Friday, ter um é essencial!
Para começar, faça uma pesquisa de mercado para ter uma uma visão completa de itens em alta, o que tem demanda por parte do consumidor.
A partir disso você saberá em quais itens investir, como promocioná-los e a estratégia que você deverá usar para cada um: gerar lucro, tráfego, aumentar conversão ou ticket médio dos clientes etc.
Fique de olho no seu estoque!
Red Friday é sinônimo de vendas. De muitas vendas! Por isso, a gestão de estoque deste período é significativamente diferente das demais épocas do ano.
É importante que você tenha para entregar aquilo que vendeu, sem atrasar entregas, frustrar o cliente e, consequentemente, oferecer uma experiência de compra abaixo do esperado.
Por isso, abasteça o estoque antes de começar as vendas. E se você está começando, uma boa dica é: dê preferência ao estoque horizontal. Com ele, você, por exemplo, em vez de ter dez variações de um mesmo produto, tem dez unidades dele.
Entenda como você pode vender produtos complementares e trabalhar essa oferta para os clientes. Quanto mais ele achar tudo que precisa com você, melhor!
Capriche no cadastro e descrições dos itens
Os clientes precisam encontrar toda informação relevante do item na página do produto. Então, dedique-se ao cadastro de produtos e faça uma descrição que cite as principais características do item.
Além das técnicas (como material, tamanho, peso), fale como o cliente pode usá-lo, o que fazer para conservar mais, qual o diferencial do produto e porquê ele seria a melhor escolha do cliente. Apresente, também, boas fotos, bem iluminadas, de todos os ângulos possíveis, usando um fundo branco.
Trabalhe bem sua precificação
É preciso criar uma estratégia inteligente de precificação. Para isso, você não deve utilizar um único markup para todos os seus produtos.
O markup de um marketplace não deve ser o mesmo da loja física, por exemplo. Cada canal destes tem um custo diferente para o seu negócio. Vendendo o mesmo produto, você pode ter margens de lucros diferentes, dependendo de onde você venda.
Entenda qual o objetivo da sua loja com esse produto e outra dica importante é não diluir o seu custo fixo no preço de venda.
E você deve fazer, sim, uma pesquisa de mercado. Mas saiba que a melhor pesquisa de concorrência que se faz é aquela que só é feita depois que você olhou para dentro do seu negócio e já a própria estratégia montada. O objetivo é comparar e não copiar.
Faça parte das campanhas da Americanas
Graças à expertise das equipes da Americanas e da B2W Marketplace, todo ano os parceiros têm uma série de campanhas para aderir durante a Red Friday. São descontos em preços, frete, meios de pagamento e cashback. Tudo pensado para atrair mais clientes para o seu negócio e te ajudar a converter ainda mais!
Ao aderir às campanhas, você torna seus produtos mais competitivos, destacando-os dentro da Americanas e ganhando a atenção dos clientes. E além de aderir às campanhas propostas pela plataforma, você pode criar as suas próprias. Se você decide as regras, o período de vigência, para quais itens elas valem…
Vendi, e agora?
O pós-venda é uma das partes mais importantes da experiência de compra. Por isso, dedique-se a ele! O que você pode fazer para garantir um pós-venda exemplar?
- Cumpra os prazos! Envie o item dentro do prazo estipulado e evite atrasos e insatisfação.
- Tenha cuidado ao enviar o item, para que ele esteja em bom estado e limpo.
- Mantenha o status do pedido sempre atualizado e faça isso o mais rápido possível.
- Caso aconteça algum imprevisto, avise o cliente imediatamente. É melhor que ele receba a informação por você do que precisar ir buscá-la.
- Ao receber a notificação de que o produto foi entregue, informe o cliente e pergunte o quão satisfeito ele ficou com todo o processo (compra e entrega).
É bem provável que o comprador satisfeito e que recebeu um bom pós-venda volte a comprar com você e ainda indique sua loja.
A Red Friday deste ano será no dia 25/11. Ainda falta um pouquinho, é verdade… Mas é o período ideal para que você traga o seu negócio para a Americanas, entenda todos os processos de vender on-line e chegue à maior data do varejo preparado, com experiência e expertise. Não deixe para a última hora e cadastre a sua loja!
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