Descubra o que é sazonalidade e quais oportunidades você aproveitar no verão e no inverno!
Você sabe o que é sazonalidade, e quais oportunidades de vendas ela trás para o verão e o inverno? Entender esse conceito é essencial para faturar mais e aproveitar as datas do ano para garantir o crescimento do seu empreendimento.
Porém, nem todos os empreendedores sabem o que é a sazonalidade, e muito menos como aproveitá-la. Isso é comum, e por isso, aqueles que conhecem melhor esse conceito acabam conseguindo se destacar e aumentar seu número de vendas.
Por esse motivo, abaixo vamos falar um pouco mais sobre ele, e você vai entender como aumentar suas vendas no verão e no inverno. Venha conferir!
O que é sazonalidade?
Antes de mais nada, precisamos entender o que é sazonalidade, e porque ela é importante para as lojas físicas e digitais. Basicamente, estamos nos referindo a determinados períodos do ano em que, historicamente, ocorre um aumento no número de vendas.
O Natal é um excelente exemplo de período sazonal, onde boa parte das lojas contam com um aumento expressivo de vendas. Seja para presentear pessoas, ou ainda iniciar o próximo ano com o “pé direito’, esse período conta com mais vendas.
Além disso, outros períodos do ano também podem ser entendidos como sazonais, como o inverno, o verão e o Dia das Mães, por exemplo. São várias as datas que podem se encaixar aqui, indo desde estações a feriados regionais.
O que é considerado um produto sazonal?
Agora que já entendemos o que é sazonalidade, podemos falar sobre o que são os produtos sazonais. Basicamente, estamos nos referindo a mercadorias que contam com um aumento de vendas durante um período específico do ano.
Voltando para o exemplo da Páscoa, podemos dizer que os ovos de chocolate só são vendidos durante esse período do ano. Logo, são classificados como produtos sazonais, pois contam com um aumento grande durante apenas uma época o ano todo.
Em todo caso, todo produto que conta com um aumento de vendas durante um certo período do ano é considerado sazonal. Conhecê-los é essencial para aumentar suas chances de vender mais em determinadas épocas do ano.
Quais produtos vendem mais durante o verão?
Agora que já entendemos o que é sazonalidade, além de conhecer produtos sazonais, vamos falar sobre o verão em si. Essa estação do ano conta com algumas mercadorias que tendem a apresentar resultados de vendas melhores do que outras.
É claro que a região onde você vive, além dos costumes locais, acaba influenciando diretamente nas vendas. Porém, é interessante conhecer alternativas de produtos para vender no verão de maneira geral, pois os interesses tendem a ser parecidos.
Pensando nisso, listamos abaixo algumas das categorias de produtos que podem te ajudar a aumentar suas vendas no verão. Venha conferir!
Moda praia
O verão é marcado pelas altas temperaturas, e por esse motivo, muitas pessoas aproveitam para visitar as praias. Não é por falta de motivo que muitos trabalhadores tentam pegar férias justamente nessa época, pois é perfeita para curtir a praia.
Porém, para os empreendedores, o verão significa mais do que isso, já que representa uma oportunidade de venda. Isso porque, roupas de praia, como biquínis e sungas tendem a ter um aumento de vendas durante essa época do ano.
Além disso, protetores solares e artigos para piscinas também tendem a vender mais durante o verão. Essa é uma oportunidade que não surge durante todo o ano e, por isso, é essencial investir esforços nos produtos sazonais corretos.
Artigos esportivos
Além das visitas frequentes às praias, o verão também é marcado pelo aumento nas atividades esportivas. Movidos pela virada de ano e maior exposição e preocupação com o corpo, muitas pessoas prometem mudar de vida e começam a se exercitar com mais frequência durante o período.
Isso faz com que os artigos esportivos acabem sendo mais visados durante o período do verão, para garantir uma prática mais segura. Tênis, luvas, joelheiras, entre outros acessórios básicos para diversas práticas acabam aumentando as vendas.
Contudo, é sempre interessante pesquisar quais esportes estão em alta e quais produtos estão chamando atenção do público. Apostar naquilo que está dando certo é quase uma garantia de que as suas vendas irão aumentar durante o período.
Eletrodomésticos
Determinados eletrodomésticos tendem a vender mais do que outros durante o período do verão. Isso porque, a estação é marcada pelas altas temperaturas, e por isso, uma boa parcela da população busca formas de se refrescar dentro de casa.
Por esse motivo, as vendas de ar-condicionado, ventiladores, purificadores de água, freezers, entre outros, tendem a aumentar. Inclusive, como sabemos, esses produtos tendem a ter um valor um pouco mais elevado, logo, acabam representando maior lucro.
De toda forma, os eletrodomésticos são boas alternativas de produtos para se ter disponível em sua loja durante o verão. Com preços competitivos, em regiões mais quentes, a tendência é que você não encontre dificuldades em realizar suas vendas.
Quais produtos vendem mais durante o inverno?
Agora que já falamos sobre o verão, precisamos também abordar categorias de produtos do inverno. Como são estações bem diferentes uma da outra, é importante entender que a tendência é que as mercadorias sejam bem diferentes.
O inverno, ao contrário do verão, é marcado pelas quedas de temperatura em todo o Brasil, o que faz com que pessoas busquem a compra de casacos, por exemplo. Porém, para vender mais no seu e-commerce, é preciso conhecer mais do que isso.
Veja abaixo alguns produtos que você pode disponibilizar em sua loja. Confira!
Acessórios de frio
Quando o inverno chega, muitas pessoas não estão preparadas para as ondas de frio que invadem o nosso país. Por isso, os acessórios de frio, como roupas, luvas, meias especiais, entre outros produtos, acabam sendo um bom investimento para os vendedores.
Mesmo que se viva em regiões tradicionalmente mais quentes, ainda assim, com quedas de temperatura, as pessoas procuram por casacos. Os produtos de inverno são essenciais para chamar a atenção do seu público durante esse período específico do ano.
Em todo caso, casacos e toucas são alguns desses acessórios que acabam se destacando mais durante esse período. Contudo, cachecóis e moletons, em geral, também podem ajudar o seu empreendimento a aumentar o número de vendas.
Mercadorias voltadas para pets
Um nicho do mercado que chama cada vez mais atenção atualmente é o de venda de produtos para pets. Hoje, eles são vistos como “filhos’ por seus donos, e isso acaba se refletindo também no comportamento de compra de seus tutores.
É comum que, durante o inverno, roupas para os animais sejam compradas, além de outros produtos para trazer mais conforto. Como muitos donos não querem que os bichinhos sofram com o frio, a tendência é de aumento de vendas durante essa época do ano.
Entre 2020 e 2023, estima-se que o mercado de produtos de pets tenha registrado um aumento de mais de 200%. Isso demonstra o quanto esse nicho é poderoso e pode trazer cada vez mais lucros para empreendedores que estão atentos.
Produtos para a pele
Durante o inverno, a pele de muitas pessoas acaba sofrendo desidratação, já que muita gente acaba diminuindo o consumo de água. Dessa forma, é necessário que os cuidados se redobrem com o uso de hidratantes, excelentes para aumentar as vendas.
O ressecamento de lábios e de outras regiões do corpo é comum durante esse período do ano em diversas regiões do país. Por esse motivo, contar com hidratantes no seu catálogo de produtos é interessante para tentar alavancar as vendas.
Em todo caso, a venda de cosméticos, em geral, também é algo positivo durante toda a estação. Porém, como estamos falando especificamente do inverno, dar um pouco mais de atenção para os hidratantes de pele pode acabar sendo mais interessante.
Sazonalidade: quais são as dicas para aproveitar oportunidades de vendas?
Como vimos, existem produtos sazonais específicos para cada uma das estações do ano. Além disso, não se esqueça de tentar aproveitar os feriados e outras datas comemorativas que podem ter ligação com o seu ramo de atuação.
Porém, também é interessante que você conheça dicas gerais para aproveitar os períodos de sazonalidade. Dessa forma, o seu empreendimento aumenta as chances de venda, independentemente do período do ano em que investir seus esforços.
Abaixo, listamos algumas das principais dicas para você aproveitar as oportunidades nas vendas de verão e inverno e aumentar seu faturamento. Venha conferir!
Saiba quais são os seus períodos sazonais
Sabemos que estamos falando de sazonalidade de maneira mais ampla aqui, abrangendo verão e inverno. Porém, existem outros períodos do ano que podem ser enquadrados dessa forma, e você pode aproveitar deles para aumentar seu número de vendas.
Quem trabalha com venda de doces, por exemplo, além dos períodos tradicionais de sazonalidade, também tem a Páscoa para aumentar as vendas. Esse exemplo serve para você perceber o quanto alguns períodos específicos podem te ajudar a vender.
Dependendo do seu nicho de mercado, é possível que o seu empreendimento tenha datas que possam ser aproveitadas dessa forma. Para entender quando são esses períodos, você pode analisar o seu histórico de vendas de outros anos.
Ao perceber um certo aumento que se repete em determinadas datas, seu empreendimento pode criar promoções voltadas para aquele período. Dessa forma, a tendência é que o seu número de vendas cresça naqueles períodos.
Planeje suas ações de vendas com antecedência
Para conseguir aproveitar as oportunidades nas vendas de verão e inverno, é preciso planejar com antecedência. Se você deixar para pensar em tudo durante um período muito próximo, é capaz de não conseguir nem mesmo os produtos que deseja vender.
Por isso, é preciso, por exemplo, montar um estoque mínimo, levando em consideração possíveis contratempos de logística. Além disso, identificar produtos com bom potencial de venda também é um ponto essencial para conseguir bons resultados de vendas.
Outro ponto essencial é criar descontos atraentes e divulgá-los com antecedência, para chamar a atenção do público. Além desse ponto, facilitar o pagamento, aceitando diferentes formas de crédito também é um aspecto interessante para se destacar.
Em todo caso, criar kits já prontos para servirem como presentes também ajuda a aumentar suas vendas. Contudo, isso deve ser feito e analisado de forma antecipada, para que você planeje bem os itens e fretes de cada um.
Entenda para quem você está realizando as vendas
Entender quem é o seu público-alvo é essencial para qualquer um que queira aumentar o seu número de vendas. Compreender com quem está falando, quais redes sociais usa, faixa-etária, entre outros dados importantes, é sempre importante.
Isso porque, sabendo com que está tentando se comunicar, fica mais fácil criar uma mensagem que seja mais assertiva. Tentar usar muitas gírias atuais com um público mais velho, por exemplo, não é algo que vai surtir um efeito positivo.
Vele lembrar que existem ferramentas digitais que mapeiam informações importantes sobre quem compra de você. Analisando dados passados, é possível entender quem é o seu público-alvo e fazer ajustes na sua comunicação.
De toda forma, é essencial ajustar sua linguagem para garantir uma comunicação mais assertiva com o seu público-alvo. Com isso, as suas campanhas sazonais tendem a ser mais eficazes, aumentando o seu número de vendas.
Estratégias de fidelização são essenciais
Estratégias de fidelização são aquelas que visam tornar o público mais fiel à sua loja, garantindo vendas também para o futuro. Em períodos de sazonalidade, você deve investir nessas estratégias, pois podem te ajudar durante todo o ano.
Isso porque, sempre que precisarem de algo, os clientes irão lembrar da sua loja no momento de fazer uma compra. Dessa forma, mesmo que não esteja em um período de sazonalidade, essa pode ser uma boa oportunidade de garantir vendas.
Ter um atendimento de qualidade, oferecer descontos progressivos, enviar mensagens por email, entre outras práticas, são sempre boas estratégias. Além disso, oferecer pagamentos flexíveis também é algo positivo para o seu empreendimento.
De toda maneira, dê ao cliente algum motivo para ele voltar a te procurar sempre que precisar de algum produto do seu nicho. Quanto mais positiva for a sua experiência de compra, melhor será para as suas vendas futuras.
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