Com as campanhas de smart display, as empresas podem exibir banners para o público ideal e aumentar chances de conversão
O smart display é uma modalidade de anúncios baseada em modelos preditivos. Seu objetivo é conectar marcas a pessoas que tenham um potencial interesse por elas e seus produtos e serviços.
Utilizando tecnologias de automação e inteligência, é possível inserir banners em sites e aplicativos em que os potenciais clientes estejam navegando. O algoritmo é focado em encontrar o público ideal (segmentação), no melhor canal (espaço) e na hora ideal (momento) para a interação com aquele anúncio.
Ele tem um alto poder se assertividade, pois não apenas trabalha a inserção de anúncios nestes espaços, como funcionavam os espaços publicitários nas revistas e jornais, mas alinha essa estratégia ao interesse da marca e do público-alvo, através do uso de tecnologia. Com isso, as pessoas são impactadas, em geral, por marcas e produtos de seu interesse, o que melhora a experiência delas. Além disso, a marca consegue atingir um público com maior potencial de conversão.
O smart display é uma estratégia criada pelo Google Ads e que pode ser utilizada pelas empresas a qualquer momento, inclusive – e especialmente – em datas estratégicas de vendas, como Black Friday, Dia das Mães e Natal.
Como funciona o smart display?
O smart display é um formato de campanha automatizada, via plataforma do Google Ads. Por meio de uma configuração prévia, com a criação da campanha, segmentação de público e oferta de lances automatizados, as campanhas são ativadas.
Com toda a definição da finalidade e intenção da campanha, os anúncios têm um maior potencial de impactar o público ideal e no momento mais oportuno.
Com a base de perfis de público existentes e hábitos de navegação, o algoritmo consegue cruzar essas informações com as da marca anunciante e entender quem tem maior potencial de conversão. Com isso, o programa consegue impactar os usuários em diferentes plataformas e apps que estejam navegando e sejam parceiros de anúncios do Google. Ele pode direcionar cada campanha para os espaços onde tenham maior aderência e engajem mais o público a ler, clicar e converter no anúncio.
Essa segmentação e projeção do anúncio acontece de forma quase imediata, em microssegundos, em sites, blogs e portais de notícias que tenham espaços dedicados para estes banners. Assim, quando o cliente carrega uma das páginas destes endereços eletrônicos, o algoritmo faz esse trabalho e apresenta o anúncio na tela.
Como o banner é exibido em espaços dedicados a ele no layout do site, eles aparecem de forma bastante natural, sem interromper a jornada de navegação do usuário. Com isso, o público tende a ter uma experiência positiva com o processo e, caso se interesse, terá maior propensão a engajar com aquele anúncio e marca.
Os custos destes anúncios são definidos por lances, dentro da plataforma, e são bastante flexíveis com as possibilidades e orçamento de cada empresa. Quando o cliente define o lance para a campanha, a inteligência artificial começa a cruzar as informações com as de sua base para projetar o melhor resultado para aquele cliente. Ela pode direcionar os melhores espaços, conforme o objetivo e orçamento que cada empresa determinou para aquela ação.
Principais vantagens
As principais vantagens de utilizar o smart display em suas ações de marketing são:
Facilidade no uso
As campanhas de smart display são muito intuitivas e simples de se configurar. A tecnologia foi aplicada para facilitar a segmentação, distribuição dos recursos e formatos para alcançar novos públicos ou clientes atuais. A segmentação é otimizada para impactar as pessoas certas e os lances são inteligentes para otimizar a conversão ou o valor do lance.
Potencial de alcance
O serviço conta com uma rede de mais de 35 milhões de canais disponíveis para os espaços publicitários, incluindo sites, apps e propriedades do Google, como YouTube e Gmail. Com isso, os anunciantes podem ir realmente longe com suas ações, impactando públicos diversificados, conforme seus interesses, para além da rede de pesquisa do Google.
Configuração para metas
As metas podem ser definidas conforme seu interesse e foco da empresa. É possível personalizá-las para que gerem mais vendas, tragam novos leads ou mais tráfego para seu site. Também é possível definir metas com foco em branding, para aumentar o reconhecimento da sua marca ou empresa e a consideração por seu produto ou serviço.
Velocidade para criar
A campanha pode ser criada e iniciar sua veiculação rapidamente. Bastam alguns minutos para que você configure a campanha, definindo elementos básicos como títulos, imagens e logotipos do anúncio. Além disso, você pode definir seu orçamento, CPA (custo por ação) e metas. Depois, o algoritmo encontra o maior número de clientes possível com base nas suas definições e limites de orçamento.
Inteligência e dados
Em alguns dias as campanhas serão otimizadas e será possível analisar a performance e andamento de cada uma. A melhor combinação de recursos será a mais explorada e, com isso, você saberá quais títulos, descrições, imagens e logotipos estão performando melhor. Se quiser, você poderá utilizar esse recurso para entender cada vez mais seus clientes potenciais e como se comunicar melhor com eles.
Experiência do cliente
Os anúncios de smart display são impactantes e respeitam a navegação do seu cliente. Com isso, ao carregar um site que ele já costuma ou deseja acessar, ele será impactado pela sua campanha de forma bastante natural. A jornada não é interrompida e a propaganda, em geral, é baseada em contexto e afinidade do cliente com aquele universo do anunciante. Isso tende a melhorar a experiência do público que pode interagir mais e converter no anúncio.
Como utilizar?
Você pode criar diferentes campanhas comerciais para sua empresa e serviços utilizando o smart display. Uma dica é iniciar traçando seus objetivos e começar a campanha a partir deles. Você pode:
- Aumentar o conhecimento do público sobre sua marca, gerando maior popularidade ou desejo de explorá-la;
- Reforçar o posicionamento da sua marca, caso ela já seja conhecida;
- Aumentar a divulgação e consciência do cliente sobre seu produto ou serviço;
- Conquistar mais tráfego para seu site, ou uma página em especial que você queira promover;
- Gerar novos leads em uma landing page, com a oferta de um curso, material ou desconto, por exemplo;
- Ampliar a divulgação do seu produto ou serviço para conquistar mais conversões de vendas.
Enfim, você pode trabalhar diversas etapas do funil de vendas e do processo de compra, conforme seu interesse. Além disso, você pode criar campanhas perenes, que serão divulgadas por longos períodos, ou para alguma ação comercial pontual, como o aniversário da sua marca ou uma data comercial onde queira atrair mais clientes.
O importante é você não tentar abraçar tudo de uma vez com uma única campanha. Quanto mais claro for seu objetivo, mais assertivo será o resultado da ação. É claro que você poderá conquistar outros resultados indiretamente, mas saberá qual o número certo a se analisar com foco nas suas metas e que ajustes poderá fazer para chegar cada vez mais longe.
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