SSL: o que é por que sua loja virtual precisa dele?

por Americanas Marketplace

29 de setembro de 2022

Entenda o que é SSL e porque ele é essencial para o crescimento da sua loja no e-commerce

Você já ouviu falar em SSL? Com o e-commerce crescendo cada vez mais, protocolos de segurança de dados, como o SSL, passaram a ganhar cada vez mais relevância. 

Segundo um estudo da All in, 87% dos consumidores brasileiros já fazem compras online. O e-commerce realmente caiu no gosto dos brasileiros, que agora garantem seus produtos com comodidade e praticidade, e dão preferência para esse formato de compras. 

Porém, a popularização desse modelo também abriu portas para alguns casos de fraude. Lojas virtuais falsas, dados roubados…A falta de segurança em alguns sites levantou um sinal de alerta para os consumidores, que passaram a ter cada vez mais cuidado com suas compras online e até já deixaram de comprar em sites desconhecidos. 

Então, se você tem uma loja online, para que você não corra o risco de perder vendas, é muito importante garantir que você está oferecendo um site de compras seguro aos seus clientes. E uma forma simples de fazer isso é com o certificado SSL! 

Muitas lojas online já utilizam o certificado SSL para garantir a segurança em suas páginas. Porém, muitos ainda não conhecem o SSL ou entendem como ele funciona. Se esse é o seu caso, continue lendo que nós vamos te mostrar todos os detalhes dessa certificação, até um passo a passo para você garantir a sua. 

Afinal, o que é SSL?

O SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança que realiza a criptografia de todas as informações do seu site, garantindo a segurança da sua página e de todos os dados relacionados a ela, como detalhes da sua loja e o cartão de crédito dos seus clientes, por exemplo. 

Esse é um protocolo de segurança padronizado no mundo inteiro e que pode ser incorporado de forma automática nos navegadores. Sabe quando você entra em um site e,  na barra de pesquisa de endereço no navegador, aparece um ícone de um cadeado? Isso significa que o site possui o certificado SSL e está protegido. 

Além do ícone de cadeado, uma outra forma de conferir a proteção do SSL é por meio da URL do site. Quando o site não possui o certificado, seu domínio possui apenas as letras HTTP, mas quando ele possui o protocolo aparece HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure, ou seja, “Protocolo Seguro de Transferência de Hipertexto” em português).

Se o seu computador encontrar algum problema relacionado à segurança ou essa certificação, abrirá uma janela avisando que encontrou uma falha. E se tudo ocorrer corretamente, você poderá acessar o site sem problemas e as suas informações serão criptografadas e estarão seguras. 

O certificado SSL garante a segurança das informações e a confidencialidade dos dados compartilhados, mantendo a privacidade de todas as informações dos clientes. Por isso, esse protocolo é essencial no e-commerce, assegurando que informações de acesso e dados bancários estejam protegidos. 

Segurança e confiabilidade no e-commerce

Com o crescimento acelerado do e-commerce e do costume de realizar compras online, a segurança e a confiança nas marcas se tornou um fator decisivo para os consumidores ao fechar uma compra em uma loja virtual. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte e Twilio, os consumidores gastam cerca de 25% mais dinheiro com marcas confiáveis. Não é à toa que, em 2021, 68% dos consumidores gastaram mais com marcas que eles confiam do que com aquelas que eles ainda não têm tanta confiança. 

Os clientes se sentem mais seguros em realizar suas compras e fornecer seus dados pessoais e bancários para os sites que eles consideram seguros!

Dados do relatório Tendências do E-commerce para 2022, realizado pela Bornlogic e Opinion Box, mostram que 84% dos consumidores já deixaram de fazer uma compra online por achar que a loja se tratava de fraude. Sendo esse o terceiro principal motivo para eles não comprarem na internet. 

Entendeu a importância de oferecer um ambiente online seguro para o seu público realizar as compras? 

SSL e TLS

O SSL não é novidade para o universo online. O certificado começou a ser utilizado há cerca de 25 anos e, desde então, diversas atualizações foram feitas e novas versões foram lançadas trazendo algumas melhorias para esse protocolo. 

A versão mais recente, que chegou para substituir o SSL, é o TLS (Transport Layer Security ou “Segurança da Camada de Transporte” em português). Apesar da atualização, muitas pessoas ainda se referem ao protocolo como SSL. 

Como o SSL funciona? 

O objetivo principal do certificado SSL é garantir a segurança e proteção dos dados que transitam pela sua página, impossibilitando a leitura dessas informações pela criptografia. E esses dados podem ser do seu negócio – como detalhes financeiros da sua loja – ou dos seus clientes, como dados do cartão de crédito, endereços, entre outros dados sensíveis. 

Assim, quando você obtém o certificado SSL, ele funciona da seguinte maneira:

  1. Você (cliente) tenta acessar uma loja virtual que está protegido pelo certificado SSL;
  2. O seu navegador “pede” que essa loja virtual se identifique;
  3. O seu navegador recebe uma cópia do certificado SSL dessa loja virtual;
  4. O seu navegador verifica e valida esse certificado SSL e, se ele for de confiança, envia uma mensagem à loja virtual;
  5. A loja confirma e dá início a uma sessão criptografada pelo certificado SSL.

Embora pareça um processo longo e demorado, ele acontece em milissegundos, sendo imperceptível. 

Por que garantir o SSL?

O principal ponto do certificado SSL é garantir a segurança dos dados, principalmente quando consideramos os dados sensíveis dos clientes de um e-commerce. Esse é o ponto principal para obter a certificação e instalar o SSL, afinal, os consumidores não vão querer comprar em um site em que eles não confiam, não é mesmo?

E um site seguro para a venda, compra e troca de informações pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, como: 

1 – Maior confiança no seu site 

A segurança é um ponto chave para os consumidores online. E com o SSL você garante um ambiente seguro para que eles realizem suas compras, aumentando a confiabilidade e também a credibilidade da sua loja. 

Com tantas lojas virtuais ganhando espaço no e-commerce, ter esse protocolo pode ser justamente o que garantirá as suas vendas, uma vez que, ao identificar o cadeado na URL ou o HTTPS, os clientes já sabem que aquele site é de confiança. 

2 – Melhora o posicionamento do seu site nas buscas

Quando pensamos em SEO, a segurança de um site é um dos pontos observados na classificação e no ranqueamento nas buscas. Mas não pense que só porque o seu domínio possui o certificado que você irá para o topo das buscas, afinal, existem uma série de fatores a serem analisados para posicionar os sites. 

A segurança é um dos requisitos que o Google, por exemplo, prioriza. Assim, com o SSL, você já garante um certo destaque nesse quesito, o que pode impactar positivamente o seu ranqueamento.

3 – Solução fácil e rápida para garantir a segurança do seu site

O certificado SSL é uma solução de baixo investimento – ela pode ser instalada gratuitamente – e fácil de usar. Caso você tenha alguma dúvida ao longo do processo, você ainda pode contar com a ajuda do seu fornecedor de hospedagem para auxiliar no processo de instalação do protocolo de segurança. 

ssl - interna

Diferentes tipos de certificados SSL

Ao todo existem seis tipos de certificados SSL, cada um deles com diferentes tipos de validação. Trouxemos aqui uma breve explicação dos três principais modelos. Dessa forma, você pode entender qual atende melhor o seu negócio antes de obter a certificação e proteger seus dados. 

Certificado de Validação do Domínio (SSL DV)

A validação de domínio é o certificado SSL mais conhecido e também o mais básico de todos, pois ele oferece uma validação criptografada mínima. Por conta disso, ele é muito utilizado em sites que não realizam qualquer tipo de coleta de informação ou dados pessoais, sendo ideal para aqueles sites mais informativos, como blogs , por exemplo. 

O processo de retirada do Certificado de Validação do Domínio também é mais simples e rápido, uma vez que, o dono do site precisa apenas comprovar a propriedade do domínio que ele deseja proteger por meio de e-mail ou telefone. 

Certificado de Validação da Organização (SSL OV)

A validação da organização já garante um pouco mais de segurança à página, sendo indicada para pequenas e médias empresas ou e-commerces. Para realizar a sua emissão, é necessário enviar uma série de informações essenciais do seu negócio e completar um processo de validação. 

Por conta dessas particularidades, o Certificado de Validação da Organização também requer um pouco mais de investimento. 

Certificado de Validação Estendida (SSL EV)

A validação estendida é a mais completa e que garante maior segurança para os sites, sendo recomendada para os grandes negócios que coletam muitos dados sensíveis e dependem de pagamentos online. Por isso, ela também é a mais cara. 

Para obter o Certificado de Validação Estendida, a empresa deve passar por um processo complexo de verificação da organização, garantindo informações sólidas sobre o negócio para autorizá-lo a obter todos os direitos sobre o domínio. 

Como obter o SSL para o seu negócio? 

Agora que você já entendeu a importância da segurança para o seu negócio e como o certificado SSL pode garantir isso, confira como funciona o processo de certificação. 

Primeiro é importante lembrar que existem alguns modelos de certificados, que podem ser gratuitos ou custar até R$100 dólares – o valor varia de acordo com o nível de segurança garantido pelo protocolo. 

Certificados gratuitos, por exemplo, são disponibilizados por plataformas prontas para a criação de sites ou até plataformas de hospedagem. Assim, se esse for o seu caso, o processo é bem simples, basta você ativar o SSL e, se necessário, faça a instalação do protocolo. 

Lembrando que o SSL gratuito, na maioria das vezes, apenas valida o domínio do seu site. Então, se você tem uma loja online ou qualquer outro tipo de site que contará com uma troca de dados maior, essa não é a melhor opção. 

Para obter o certificado SSL é preciso buscar uma autoridade de certificação (CA ou Certificate Authority), que são empresas externas autorizadas a realizar a emissão desses certificados. A CA também ajuda em todo o processo de certificação e instalação, assinando digitalmente o certificado. 

O tempo de conclusão desse processo pode variar bastante de acordo com o modelo de certificado obtido e o fornecedor ou autoridade certificadora escolhido. 

Venda com mais segurança nos marketplaces

Contar com um protocolo de segurança é extremamente necessário no e-commerce para garantir a segurança dos seus clientes, a credibilidade da sua loja e aumentar suas vendas. Porém, para muitas pessoas, esse assunto ainda pode parecer complicado. 

Assim, nos últimos anos, os marketplaces começaram a ganhar cada vez mais espaço no e-commerce trazendo exatamente esse benefício: facilidade e segurança para vender online!

Na Americanas Marketplace, por exemplo, lojistas de todos os segmentos e tamanhos podem anunciar seus produtos para o Brasil todo em uma plataforma 100% pronta para as vendas. Ao se cadastrar, os parceiros têm a oportunidade de vender dentro dos sites da Americanas, do Submarino e do Shoptime, e contar com toda a logística, tecnologia e segurança por trás dessas marcas. 

Dessa forma, eles conseguem vender de maneira segura, já que a plataforma possui investimentos em SSL e soluções antifraude, e alcançar ainda mais clientes com toda a visibilidade e alcance oferecida pelas marcas. 

Entendeu como a questão da segurança é importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio? E você pode resolver isso facilmente garantindo o seu certificado SSL e, assim, impulsionando as suas vendas. 

Leia também:

Chatbots: o que são e como usá-los no atendimento ao cliente?

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

ISS: o que é e como calcular este imposto?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

google ads - destaque

Google Ads: entenda como funciona e quais os benefícios

Explore o poder do Google Ads e alcance seu público-alvo de forma eficaz, aumentando a visibilidade e impulsionando as vendas […]

jogos olímpicos - destaque

Jogos Olímpicos: oportunidades para impulsionar suas vendas

Descubra como impulsionar suas vendas durante os Jogos Olímpicos e aproveitar as oportunidades! Você sabe como aproveitar os Jogos Olímpicos para impulsionar […]

inverno - destaque

O que vender no inverno? 

Descubra o que vender no inverno e conheça um canal que pode te ajudar a aumentar seu lucro! Você sabe o […]