Aprenda tudo sobre a análise SWOT e veja como a ferramenta pode impulsionar os projetos do seu negócio
Como saber se um novo projeto para o seu negócio é benéfico? Esse momento é cheio de incertezas e inseguranças e exige planejamento e preparação. Porém, com as ferramentas certas ao seu lado, como a análise SWOT, você consegue analisar bem o cenário antes de começar a empreender ou até tirar um novo projeto do papel.
A análise SWOT é uma excelente ferramenta de marketing para auxiliar na organização das suas ideias e na tomada de decisões, podendo ser aplicada em diferentes ocasiões e fases de um negócio. E nós vamos te ajudar a entender melhor essa metodologia e mostrar como ela pode ser aplicada na rotina de um e-commerce.
Afinal, o que é a análise SWOT?
A análise de SWOT, também conhecida como análise FOFA, consiste em um método de planejamento estratégico para a gestão de projetos, onde são analisados diversos cenários para a tomada de uma decisão. Assim, a ferramenta é capaz de te ajudar a correr menos riscos ao implementar um novo projeto.
A ferramenta foi criada por Albert Humphrey, na Universidade de Stanford, na década de 60. De lá para cá, a metodologia recebeu diversas adaptações e reformulações para aprimorar sua apuração e atingir resultados cada vez melhores.
A análise SWOT funciona por meio do estudo de quatro fatores: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Ou em português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Por isso, ela também é conhecida como análise FOFA.
Como falamos anteriormente, a análise SWOT faz uma análise de cenários, que também são conhecidos como ambiente interno e ambiente externo. Dentro de cada um deles, encontram-se os fatores de análise: enquanto as forças e fraquezas falam a respeito de fatores internos, as oportunidades e ameaças falam de fatores externos.
O sistema da SWOT é bem simples e detalhado, trazendo mais clareza para os projetos do seu negócio. Veja como ele funciona na prática:
Os fatores da análise de SWOT
A análise SWOT é formada por quatro elementos que aparecem dentro de dois cenários. São eles:
Ambiente interno
Dentro do ambiente interno, você tem controle sobre os fatores que impactam o seu negócio, que são as suas forças e fraquezas.
Forças
São as vantagens competitivas da sua empresa em relação aos seus concorrentes. Ou seja, os motivos que levam os clientes a optarem pelo seu negócio. Em uma loja online, os pontos fortes podem ser desde ter ótimos produtos e preços acessíveis, até um bom atendimento.
Fraquezas
São as “falhas” do seu negócio, ou seja, aqueles fatores que impactam negativamente o desempenho da sua empresa e que levam um cliente a optar pelo concorrente, por exemplo, como problemas de logística ou prazos de entrega muito longos.
Ambiente externo
Os fatores que acontecem no ambiente externo fogem do seu controle. Por isso, é importante estar sempre atento ao mercado e tudo que ocorre no segmento onde o seu negócio está atuando.
Oportunidades
São as forças externas da sua empresa, isto é, aquelas oportunidades que surgem e impactam positivamente o seu negócio, impulsionando os seus resultados, como a chegada de uma nova tecnologia.
Ameaças
As ameaças são aquelas forças externas que influenciam negativamente o seu negócio, como fatores que, caso acontecesse, poderiam prejudicar o seu negócio e os seus resultados, como problemas envolvendo os seus fornecedores.
As vantagens da análise de SWOT
A análise de SWOT é uma ferramenta simples e acessível. Isso porque ela estimula o planejamento estratégico por meio da troca de ideias e uma simples matriz, podendo ser feita por qualquer pessoa, a qualquer momento.
Essa facilidade faz com que a matriz SWOT possa ser utilizada em diferentes momentos e facilmente compreendida por todos, já que ela traz uma visão clara de todas as informações primordiais do projeto.
A partir do momento que você tem clareza para o desenvolvimento do seu projeto ou negócio, você também consegue ganhar vantagens em outros pontos, como:
Na criação de estratégias mais assertivas
Com todas as informações descritas na análise de SWOT, você melhora o seu planejamento estratégico e identifica os melhores caminhos de atuação para o seu negócio.
Na identificação de novas oportunidades e melhorias
Com todos os detalhes do seu negócio expostos de forma clara – fraquezas e forças, oportunidades e ameaças – você consegue identificar facilmente onde as coisas não estão funcionando ou o que está causando os problemas do seu projeto.
Assim, você identifica possíveis melhorias que podem ser feitas para solucionar os seus problemas ou até oportunidades para a criar novos processos ou produtos.
Passo a passo para montar uma análise SWOT
Quer criar uma análise de SWOT para o seu negócio? Confira todos os passos para aplicar essa metodologia na sua empresa:
1. Faça um brainstorm
Antes de começar a analisar todos os fatores relacionados ao seu projeto, é importante realizar um brainstorm com a sua equipe para discutir ideias e possíveis caminhos.
Esse é um momento de troca para que toda a equipe envolvida no projeto esteja por dentro de todas as informações.
2. Analise os fatores internos e externos
Lembra dos fatores internos e externos que mostramos anteriormente? Agora é a hora de analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu projeto.
Com isso, você passará a entender todas as vantagens e desvantagens do seu negócio ou da sua ideia, além de identificar os fatores externos que podem acabar causando algum impacto ao longo do tempo.
3. Monte a sua matriz SWOT
Agora que você já levantou todas as informações da sua análise SWOT, chegou a ohora de passar tudo para o papel e visualizar com clareza todos esses fatores.
A matriz SWOT fica desenhada da seguinte forma:
4. Avalie seu projeto e defina os próximos passos
Agora que você tem uma visão completa do seu projeto, chegou a hora de analisar todas as características dele, avaliar se ele realmente irá funcionar e será positivo para o seu negócio e, a partir disso, definir os próximos passos.
5. Coloque a sua análise SWOT em ação
A análise SWOT é uma metodologia de planejamento estratégico, ou seja, o último passo é utilizar todas as informações adquiridas para traçar as melhores estratégias de atuação. Por isso, é hora de arregaçar as mangas e começar a agir!
Preparado para criar a sua análise de SWOT e ter mais clareza no desenvolvimento dos seus projetos? Então, vamos lá!
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