O que é SXO e como aplicar o conceito?

por Americanas

20 de julho de 2023

Entenda o que é SXO e veja como essa estratégia pode aprimorar a experiência dos clientes da sua loja

Você já ouviu falar em SXO? A sigla significa “Search Experience Optimization” ou, em português, “Otimização da Experiência de Busca”. Como o próprio nome diz, as estratégias de SXO têm o objetivo de potencializar a sua presença online, de forma que o seu negócio ganhe destaque nas buscas e ofereça uma experiência alinhada às expectativas dos clientes. 

A internet facilitou os processos de compra e venda em muitos sentidos. Em poucos cliques, os consumidores conseguem buscar os produtos desejados, encontrar novos itens e comparar preços para encontrar as melhores ofertas. E as plataformas de busca, como o Google, têm um papel importantíssimo nessa jornada.

Segundo a pesquisa State of Search Brasil, o Google é a primeira etapa da jornada de compra de 70% dos consumidores brasileiros. E tem mais: apenas 18% desses usuários vão além da primeira página de resultados. Ou seja, é essencial que a página do seu negócio esteja bem posicionada nos resultados de busca, garantindo mais chances de conversão. 

Com algumas estratégias de marketing de conteúdo e SEO, você consegue fazer com que o seu negócio ganhe mais destaque na internet. Porém, para obter resultados ainda melhores no que diz respeito à conversão desses clientes, é interessante focar em ações que entreguem o conteúdo certo para o cliente certo. E é exatamente aí que o SXO entra!  

Continue lendo para entender melhor como as estratégias de SXO podem potencializar os resultados do seu negócio. 

O que é SXO?

A sigla SXO nada mais é do que a junção de SEO (Search Engine Optimization) e UX (User Experience), uma vez que, ela une as estratégias de otimização nos mecanismos de busca (do SEO) com ações capazes de aprimorar a experiência do usuário (do UX). 

Com essas duas estratégias alinhadas, é possível impulsionar e otimizar a experiência de busca dos usuários, trazendo ainda mais acessibilidade e praticidade para o processo, de forma que o seu negócio apareça para os clientes certo, no momento certo – o que torna a jornada de busca desse cliente ainda mais eficiente. 

Dessa forma, o SXO aprimora esse “match” no momento das buscas, fazendo com que o seu negócio seja encontrado por pessoas que estão buscando exatamente as soluções que você oferece, seja um produto ou serviço. 

O que é SEO e UX? 

Então, você já viu que SXO é a união de SEO e UX, mas você sabe exatamente o que são essas estratégias? Entenda agora como elas são trabalhadas individualmente e como elas podem se complementar nas ações de SXO: 

SEO (Search Engine Optimization) é o nome dado a um conjunto de técnicas de otimização dos mecanismos de busca. Assim, utilizando essas estratégias, qualquer site ou página consegue melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca dentro de plataformas como o Google, aumentando as chances de ser encontrado pelos usuários e conquistando uma maior taxa de conversão. 

O SXO é uma evolução do SEO, uma vez que essa estratégia busca otimizar a sua presença nos sites de busca ao mesmo tempo que foca na experiência do usuário, ou seja, utilizando técnicas de UX. 

O UX (User Experience) por sua vez é uma estratégia que coloca o usuário como foco, buscando as melhores táticas para que ele tenha uma ótima experiência ao interagir com o seu negócio. O UX pensa em toda a jornada do público, visando formas de facilitar e otimizar os processos, oferecendo uma experiência intuitiva e única, que atende as necessidades e expectativas dos usuários. 

Qual a importância do SXO para o seu negócio? 

As plataformas digitais estão em constante evolução, com atualizações em seu algoritmo que visam sempre aprimorar e facilitar a jornada do usuário. 

E ao mesmo tempo que essas plataformas abrem portas para novas tecnologias, o comportamento de compra do público na internet também muda: conforme ele se acostuma com as facilidades proporcionadas pelo universo online, ele também se torna mais exigente, buscando experiências cada vez melhores e mais alinhadas com suas expectativas. 

Por isso, técnicas como SEO, UX e, principalmente, o SXO se tornaram tão importantes. Para ganhar destaque online, é preciso colocar o seu cliente em foco, buscando formas de fazer com que ele encontre a sua loja facilmente e no momento certo da jornada deles. 

E isso se torna ainda mais essencial para os negócios quando consideramos o crescimento orgânico – isto é, sem investimento em mídia ou publicidade. Nesse quesito, as técnicas de SXO são grandes aliados dos negócios, fazendo com que eles tenham mais destaque nas plataformas de busca, alcançando potenciais clientes e facilitando a conversão deles. 

Diferentemente do SEO, onde você foca em entregar um conteúdo relevante para o usuário. No SXO, você oferece esses conteúdos, além de ofertar produtos ou serviços de qualidade e uma experiência de compra na sua loja que é fácil e amigável. Assim, o SXO soluciona uma dificuldade do SEO, que é a alta taxa de saída das páginas. 

As páginas que trabalham as técnicas de SEO, muitas vezes, chegam ao topo dos resultados de pesquisa, porém, são pouco atraentes para os usuários que realizaram a busca. O resultado: eles acessam a página e logo saem, pois ela não entregava o que eles esperavam ou não oferecia uma boa experiência. 

Com o SXO, você entende as necessidades do seu cliente – entregando exatamente o que ele busca com técnicas de SEO – e pode oferecer uma experiência de compra única – usando táticas de UX -, destacando que ele é o foco do seu negócio em todos os momentos. 

Como investir em SXO no seu negócio

O SXO combina diferentes estratégias de SEO e UX para colocar o seu negócio em destaque e atender as expectativas dos usuários, oferecendo uma experiência única ao longo de toda a jornada dele – desde a descoberta da sua loja até a compra. 

Para te ajudar a potencializar sua operação dessa forma, separamos algumas das melhores práticas que devem estar em foco para melhorar seu SXO. Confira:

Aprimore o seu atendimento 

O suporte online é essencial para garantir que os seus clientes tirem todas as dúvidas no processo de compra ou sobre os produtos e serviços oferecidos, impulsionando a decisão de compra deles. Por isso, investir em atendimento de qualidade será um grande diferencial para melhorar seu posicionamento nos sites de busca e a experiência de compra na sua loja. 

Segundo um levantamento da Opinion Box com a Dito, 69% dos consumidores consideram comprar de marcas que oferecem atendimento online personalizado. Dessa forma, eles podem tirar dúvidas sobre os produtos, pedir informações adicionais e resolver qualquer problema do pós-venda rapidamente. Entre os canais que mais se destacam entre os favoritos dos consumidores, estão WhatsApp (67%), chat online (48%) e e-mail (36%).

Montar e preparar um time de atendimento nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, existem soluções que podem impulsionar o seu atendimento, como os chatbots, que funcionam como um robô de atendimento e conversam com o cliente como se fosse uma pessoa real.

Por meio do chatbot, você consegue oferecer informações programadas previamente e automatizadas para oferecer uma experiência real e humanizada. E a melhor parte: tudo acontece em tempo real, 24 horas por dia. 

sxo - interna

Produza conteúdo de qualidade

Quando consideramos as estratégias de SEO e o avanço do seu posicionamento nos mecanismos de busca, a produção de conteúdo aparece como foco. Afinal, é por meio de um conteúdo informativo e de qualidade que você irá atrair e conquistar os seus consumidores. 

Conteúdos únicos podem diferenciar o seu negócio da concorrência e fazer com que você saia na frente. E os temas desses conteúdos podem ser bem diversos, acompanhando as diferentes etapas da jornada de compra do consumidor. 

Ou seja, você pode criar desde um texto focado na dor do cliente – destacando no problema e, no final, na solução que o seu negócio traz – até um texto que destaque os diferenciais e vantagens do seu produto – convencendo o consumidor a concluir a compra. 

Invista na experiência de acessar o seu site

A navegabilidade de um site se refere a como o cliente navega no ambiente online da sua loja. Ele consegue localizar e acessar todas as informações essenciais facilmente? 

Ter um ambiente dinâmico e intuitivo é fundamental para melhorar a experiência do usuário, sendo um ponto-chave também para melhorar seu SXO. Além disso, é importante que você invista na navegabilidade e na usabilidade do seu site pensando na experiência mobile, ou seja, com foco nos clientes que acessam por meio de aparelhos móveis. 

Buscando ainda mais praticidade na hora de garantir os produtos, os consumidores têm usado cada vez mais os dispositivos móveis na hora das compras. Segundo a pesquisa E-commerce trends 2023, da Opinion Box com a Octadesk, 73% dos consumidores compram online por meio de celulares e smartphones, enquanto apenas 27% usam computador. 

E como o SXO impacta diretamente o seu desempenho nas plataformas de busca, é importante ressaltar que ao fazer pesquisas online, 93% também dos consumidores utilizam dispositivos móveis. (State of Search Brasil)

Além da navegação, o tempo de carregamento do seu site deve ser levado em consideração para melhorar seu posicionamento, já que isso irá impactar diretamente a experiência do usuário, e, caso a página demore para carregar, o cliente pode até desistir de acessá-la. Quanto mais rápido o seu site carregar, maiores são suas chances de converter os seus clientes.

Como medir a SXO?

Começou a aplicar algumas estratégias de SXO no seu negócio e quer analisar se elas estão sendo efetivas? Conheça algumas métricas que devem ser verificadas nesse processo e que vão te ajudar a entender se a otimização da experiência de busca do seu negócio está funcionando. 

Taxa de cliques

Verificando a sua taxa de cliques você consegue analisar exatamente quantas pessoas acessaram a página da sua loja a partir de uma plataforma de busca, entendendo a atratividade do seu negócio. 

Taxa de conversão

Calcular a taxa de conversão da sua loja te ajudará a entender se a jornada do usuário no seu site está sendo fácil e se ele está tendo uma boa experiência de compra. Uma taxa de conversão baixa pode indicar algum gargalo nesse trajeto entre o consumidor acessar o seu site e fechar a compra. 

Tempo médio de sessão

O tempo médio de sessão irá mostrar o tempo de permanência dos seus clientes dentro do seu site. Com conteúdos interessantes e uma experiência de navegação satisfatória, você terá clientes que visitam o seu site por longos períodos. 

Agora, se você notar que o tempo médio de visita do seu site está baixo, isso pode indicar alguma incoerência na jornada que está fazendo com que eles abandonem o seu site.  

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição ou bounce rate indica o número de consumidores que visitaram o seu site e saíram sem ao menos realizar uma ação. Uma alta taxa de rejeição em uma página pode indicar algumas falhas no conteúdo disponibilizado, uma vez que a página não está entregando o que era esperado pelo usuário e, por isso, ele acaba saindo.

Essa métrica pode ser analisada em diferentes momentos da jornada do cliente no seu site, indicando exatamente qual etapa está causando essa rejeição dos clientes. Por exemplo: você pode ter uma etapa de pagamento muito complicada ou as informações de frete só aparecem nas etapas finais, aumentando o valor total do pedido e fazendo com que os clientes abandonem o carrinho de compras. 

Todas essas etapas contribuem para a experiência de compra do seu cliente e, por isso, devem ser apresentadas de uma forma simples e fácil para os consumidores, favorecendo a decisão de compra. 

Entendeu como o SXO pode impulsionar a atuação do seu negócio e os seus resultados de venda? Aprimorando suas técnicas de SEO e a experiência do usuário, você conquistará um posicionamento cada vez melhor nas plataformas de busca e potencializará o alcance do seu negócio. Comece a colocar em ação todas as dicas de SXO e boas vendas! 

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