Entenda as melhores práticas para aumentar sua vantagem competitiva vendendo nos marketplaces com estas dicas do Alê Nogueira
Aumentar a vantagem competitiva é uma meta para qualquer varejista que sabe que terá que conquistar o cliente final e mostrar quais os reais diferenciais de seu negócio que fazem com que ele se torne a melhor opção para o consumidor comprar.
Isso pode até ser fácil de ser entendido, mas na hora da execução muita gente não sabe por onde começar. Vender nos marketplaces, por exemplo, pode ser o primeiro passo para quem deseja vender online conquistar a tão sonhada vantagem competitiva, já que os custos do canal são relativamente baixos e é fácil de se aprender a operar por ali.
Mesmo assim, ainda pra quem vende nos marketplaces, é preciso fazer a lição de casa e encontrar meio de se destacar no meio online.
Para ajudar nisso, no começo de junho, o B2W Marketplace promoveu, a Semana do MEI, uma série de lives focadas em auxiliar o microempreendedor com esta e outras dúvidas. Fechando a semana com chave de ouro, a Mayra Gianoni, gestora da Universidade B2W Marketplace, recebeu Alexandre Nogueira, mais conhecido como Alê Nogueira, da Universidade Marketplaces, para passar uma série de dicas e estratégias para quem deseja vender mais em marketplaces.
A seguir você confere alguns destaques do bate-papo!
Por que começar a vender online pelo marketplace?
Alexandre destaca que o marketplace é a menor curva de aprendizagem pra quem deseja vender muito online. Ele que está no B2W Marketplace desde os 6 meses de operação do canal, explica que o lojista precisa romper a visão de que existe uma escolha entre canais: loja física, e-commerce, marketplace o telemarketing, por exemplo.
Todos os canais são importantes dentro de uma estratégia e o marketplace é relevante para iniciar a estratégia online porque ele auxilia o lojista. O marketing e a logística são alguns exemplos dessa contribuição que o marketplace já pode oferecer ao lojista.
O que é importante para destacar sua ofertas com os marketplaces?
Cadastro do produto
O título, foto e descrição do produto são muito importantes para quem deseja se destacar.
O título é uma forma de posicionar o produto e, se bem trabalhado, ele pode fazer com que o item se destaque na hora na busca, aumentando sua vantagem competitiva.
Já a foto precisa ajudar a mostrar porque o produto vale a pena e como ele se destacar dos demais. Uma dica do Alê Nogueira é procurar ângulos diferentes na hora da foto e ter em mente que, especialmente para produtos premium, não dá para fazer o mesmo que todos estão fazendo.
Sobre a descrição, ele indica focar antes no benefício do produto na hora de escrever o texto e deixar a detalhes técnicos para depois. A não ser, claro, que o público daquele item seja mais profissional e busque esse tipo de informação.
Quais itens cadastrar?
Alê indica cadastrar todos os produtos simples no ar, mantendo um sortimento alto e aumentando as chances de venda.
Ele sugere começar pelos itens que já existem no site, cadastrados por outros lojistas, pois será necessário apenas um “match” entre seu produto e o deles, facilitando o processo e ganhando velocidade.
Depois, ele sugere cadastrar aos poucos outros itens, conforme o lojista conseguir acompanhar seu sortimento.
Kits
Outra sugestão é a criação de kits, que ajuda a diminuir o custo de frete, aumentando a relevância para o cliente e o ticket-médio para o lojista.
Alê sugere criar kits originais, com composições que façam sentido, ou seja, os itens tenham coerência entre si. Dessa forma o lojista consegue ter ofertas exclusivas, ainda qe venda itens que individualmente sejam vendidos por outros varejistas.
Buy box
Conquistar o buy box é outra maneira dos lojistas se destacarem vendendo nos marketplaces. Para isso, é preciso ter atenção aos fatores que influenciam na escolha do buy box, como preço, frete, prazo, valor da parcela, reputação da loja, entre outros.
Ter estoque também pode fazer a diferença na competitividade, mas vale o lojista entender como pode se tornar mais competitivo. Uma dica é procurar uma boa nota de seller index, o índice que avalia o lojista no B2W Marketplace e, em relação ao frete, vale focar na região em que sua loja consegue ser mais competitiva.
B2WADS
Os lojistas também conseguem ser muito mais estratégicos usando anúncios patrocinados para seus principais produtos.
Uma dica é impulsionar a oferta quando sua loja consegue ter bom frete na região, já que isso aumenta não só os cliques, mas suas chances e gerar conversão.
Alê indica que os varejistas separem pelo menos 3% do faturamento para investir em ads e potencializar seus resultados.
Veja o vídeo completo com mais dúvidas sobre o tema:
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